Morar na Noruega: vistos, custo de vida e melhores cidades

Morar na Noruega: vistos, custo de vida e melhores cidades

Ana Carolina Brunelli

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Seu sonho é se mudar para o exterior, mas você está vivendo um dilema em relação a escolha do país? Bom, uma opção a se considerar é morar na Noruega, o país escandinavo conhecido pelos belíssimos e imponentes fiordes e por oferecer uma excelente qualidade de vida.

Ficou interessado em saber mais sobre morar na Noruega? No artigo de hoje você poderá ver várias informações e curiosidades sobre a vida no país, incluindo detalhes sobre a parte burocrática de vistos, custo de vida, trabalho, etc. Continue a leitura!

Como é morar na Noruega?

É possível morar na Noruega, seguindo regras de visto de estudo, trabalho, entre outros. Foto: Kym Ellis on Unsplash

Primeiramente, vale dizer que a Noruega não pertence à União Europeia, viu? Ela apenas faz parte do Tratado de Schengen e, por essa razão, os brasileiros que desejam visitar o país por até 90 dias não precisam de visto. Porém, aos que pretendem morar na Noruega após o período dos três meses é necessário solicitar visto e autorizações de residência.

Outro ponto a ser levado em consideração sobre morar na Noruega é, sem dúvidas, o clima congelante na maior parte do ano.

Afinal, o frio dos países escandinavos é algo que pode assustar os brasileiros. Mas calma, pois tudo é questão de adaptação.

Quem decide morar na Noruega também precisa saber que o idioma oficial é o norueguês, que possui duas formas: o bokmål e o nynorsk, sendo a primeira forma a mais falada pelos nativos.

Mas não se preocupe se não tiver domínio da língua, pois quem fala inglês consegue se virar muito bem no país. Aliás, diferente de alguns outros países, os noruegueses gostam de praticar o inglês e o idioma de fato está presente em suas vidas. Porém, se optar por morar na Noruega já dominando o norueguês, certamente conseguirá se socializar mais rapidamente e será mais fácil conseguir um bom trabalho.

Informações para quem deseja morar na Noruega

Clima na Noruega é frio e temperatura pode chegar a vinte graus negativos. Foto:  Drahomír Posteby-Mach on Unsplash

Veja agora outras informações importante e que quem deseja morar na Noruega precisa saber:

Moeda e população

A moeda oficial da Noruega é a coroa norueguesa, conhecida também como Kroner (NOK). Para saber quanto vale uma coroa norueguesa em relação ao euro atualmente, por exemplo, utilize um conversor de moeda. Já a população da Noruega é de 5.537.764 pessoas em 2022, segundo o site Country Meters.

Clima

Como já mencionado, o inverno norueguês é realmente rigoroso. Para se ter uma ideia, morar na Noruega significa conviver com temperaturas de -20 graus ou até menos. Porém, vale lembrar que o clima fica um pouco mais agradável no verão e primavera e os termômetros oscilam entre 1 e 20 graus.

Visto para morar na Noruega

Se você não possui uma nacionalidade europeia, será necessário adquirir um visto para morar na Noruega e isso deve ser feito através do site da Embaixada da Noruega no Brasil.

Entre as opções de vistos mais solicitados, estão:

  • Visto familiar
  • Visto de Au Pair
  • Visto de estudante
  • Visto de refugiado
  • Visto de trabalho

Depois de descobrir qual dos vistos se encaixa mais com a sua situação, aí será o momento de dar entrada no processo e agendar a famosa entrevista, que é feita em inglês. Por isso, se antecipe e reúna toda a documentação necessária para agendar um horário para a entrevista com a VFS Global Brazil, parceiro oficial da Embaixada Real da Noruega.

Para te ajudar, veja só quais são os documentos exigidos:

  • Passaporte válido;
  • Fotos no padrão do passaporte;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Comprovante de bolsa de estudos, matrícula em universidade ou carta de trabalho;
  • Diploma (graduação, mestrado ou doutorado);
  • Seguro de saúde válido.

Além desses, poderá ser solicitado outros documentos para a aplicação do visto. Verifique no site da embaixada.
Importante saber também que todos os documentos devem estar em inglês ou norueguês e que será necessário pagar uma taxa (de aproximadamente 340 euros) para realizar os trâmites do visto.

Iniciado o processo de solicitação de visto, você será direcionado ao site do Departamento de Imigração (UDI), onde todos os pedidos de autorização de residência são processados.

Para morar na Noruega é preciso de alguma comprovação?

Noruega possui regra de comprovação de renda para quem quer morar no país. Foto:  Error 420 📷 on Unsplash

Sim! Para morar na Noruega você precisará comprovar que tem renda suficiente para se manter no país nos primeiros seis meses. E um fato curioso é que os imigrantes adultos devem completar pelo menos 300 horas de formação na língua norueguesa no Programa de Introdução.

É isso mesmo! Para oferecer melhores oportunidades aos recém-chegados no país, a Noruega possui um Programa de Introdução que compartilha conhecimentos básicos sobre o idioma local e sobre a sociedade norueguesa, com o objetivo de aumentar as possibilidades de integrar a vida social do país, além de contribuir positivamente com a independência financeira dos imigrantes, visto que essa é a principal meta do programa.

Qual é o custo de vida na Noruega?

Salário médio na Noruega é de 3.148 euros mensais. Foto: Alexander Sinn on Unsplash

Saber sobre o custo de vida certamente é uma das principais curiosidades de quem pretende morar na Noruega. Afinal, essa é a melhor forma de conseguir se planejar financeiramente para viver no país, não é mesmo?

Bom, é preciso ter em mente que morar na Noruega não é barato. Os preços são altos, as taxas de impostos são altas, porém, é um lugar com um dos maiores índices de Desenvolvimento Humano e com uma altíssima qualidade de vida.

Ou seja, as coisas são caras, mas faz sentido perto de tudo o que o país oferece. Aliás, vale ressaltar que Oslo, a capital, é uma das cidades mais caras para se morar na Noruega.

Em contrapartida, os salários também são altos. De acordo com Precios Mundi, o salário médio mensal da Noruega é em média 30300,00 kr, cerca de 3148,82€. E uma curiosidade é que, diferente de outros países, o salário mínimo na Noruega não é definido pelo governo, mas sim por empregadores e sindicatos. Ou seja, existe a possibilidade de negociar o seu salário quando for morar na Noruega e conseguir um emprego, hein?

Dicas de sites de emprego

Se você está indo morar na Noruega e deseja chegar ao país antenado nas oportunidades de trabalho, uma boa dica é ficar de olho em dois sites: o Finn e o Nav. Ambos poderão facilitar a sua busca por uma vaga de emprego no país.

Melhores cidades para morar na Noruega

Oslo é a capital da Noruega e uma das cidades mais escolhidas pelos estrangeiros para morar. Foto: Raimond Klavins on Unsplash

Chegou a hora de ver algumas opções de cidades para morar na Noruega:

Oslo

Oslo é a capital da Noruega e, apesar de ser a maior cidade do país, tem uma população de apenas 635 mil pessoas. Além disso, é um lugar rodeado de florestas, parques e lagos, ou seja, o destino ideal para quem amam viver em uma cidade relativamente grande e cheia de opções de lazer, mas sem perder o contato com a natureza.

Bergen

A segunda maior cidade da Noruega é Bergen, que está próxima de maravilhosos fiordes. Aliás, um dos seus cartões-postais é a região do porto, Bryggen, que é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, e é onde as principais atrações de Bergen estão concentradas.

Trondheim

Trondheim foi a primeira capital do país, fundada em 997 e é a terceira maior cidade da Noruega. É o tipo de lugar que oferece opções de lazer para todos os gostos e que, mesmo com o agito, não perde o ar acolhedor.

Stavanger

Stavagen é um destino incrível da Noruega e que atrai inúmeros turistas por duas razões: o Lysefjorden e a famosa Preikestolen (Pedra do Púlpito), um dos cartões-postais da Noruega. No entanto, fora esses dois cenários, a cidade tem muito a oferecer e sempre surpreende os visitantes.

Vantagens e desvantagens de morar na Noruega

Entre as principais vantagens de morar na Noruega destacam-se: o contato com a natureza, a qualidade de vida, segurança, acesso à ensino de excelente qualidade e, claro, o fato de ser um país que valoriza o equilíbrio entre vida social e trabalho.

Já em relação às desvantagens, para algumas pessoas o clima pode ser um fator negativo e a falta de sol na maior parte do ano também. Além disso, o custo de vida pode assustar quem está chegando ao país e aprender o idioma oficial pode ser desafiador.

Depois de conferir todas essas informações, o seu desejo de morar na Noruega aumentou ainda mais? Se a resposta for sim, comece a organizar os detalhes para viver uma experiência única em um dos países mais lindos da Escandinávia.

Veja também

Ensino superior na Irlanda: Por onde começar?

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar