O que fazer em Kerry: conheça a rota mais famosa da Irlanda

O que fazer em Kerry: conheça a rota mais famosa da Irlanda

Ana Carolina Brunelli

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Se existe algo que não é difícil nessa vida é se apaixonar pela Irlanda. Você até pode achar essa afirmação ousada demais em um primeiro momento, mas, ao final deste artigo, você certamente vai entender — e muito provavelmente concordar — com essa afirmação, principalmente depois de descobrir o que fazer em Kerry, um dos condados mais incríveis da República da Irlanda, pertinho de cidades cheias de charme e paisagens naturais impressionantes.

Agora prepare-se, pois o caminho pelo Ring of Kerry, sem dúvida, conquistará o seu coração. Aliás, para quem não sabe, Ring of Kerry é um circuito de 170 quilômetros pelo Sul da Irlanda, também considerada uma das rotas mais maravilhosas do país e que pode ser feita de carro, de bicicleta ou, até mesmo, a pé. Mas é claro que essa escolha vai depender do nível de aventura que você está disposto a enfrentar.

E antes de ler tudo o que fazer em Kerry, tenha em mente uma coisa: é importante ir sem pressa, pois esse é o tipo de lugar que merece ser apreciado com muita calma.

Agora, vamos lá…

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

O que fazer em Kerry?

Ross Castle é atração em Killarney: coloque na sua lista sobre o que fazer em Kerry. Foto: Pixabay

Para conseguir aproveitar a viagem, curtir o condado, conhecer as cidadezinhas e fazer paradas estratégicas no caminho, o recomendado é separar, pelo menos, cinco dias na estrada.

Killarney

Parada obrigatória para quem vai se jogar na estrada e fazer essa rota incrível é Killarney, a primeira e maior cidade do Ring of Kerry, considerada a porta de entrada do circuito.

Killarney tem vários pubs, restaurantes e uma vida noturna bem animada, ou seja, vale reservar um hotelzinho para passar a noite. Além disso, é lá que está localizado o famosíssimo Killarney National Park, onde é possível conhecer a cachoeira Torc e o Castelo Ross.

Ainda em Killarney, vale a pena incluir no roteiro o Gap of Dunloe e fazer trilhas que passam por diversos lagos, podendo até esbarrar a qualquer momento com as tradicionais ovelhas irlandesas, sabe? Aliás, elas estão na maioria dos passeios de sua lista sobre que fazer em Kerry.

Kenmare

Kenmare tem algumas das paisagens mais lindas de Kerry. Foto: K. Mitch Hodge on Unsplash

Continuando pela rota de Ring of Kerry, não dá para não visitar Kenmare, uma cidade cheia de casinhas coloridas que fica bem perto de Killarney e que também não deixa a desejar quando o assunto são os pubs. Além disso, a charmosa cidadezinha irlandesa conta com galerias de arte e muitos restaurantes para provar os pratos típicos do país.

Outro lugar onde vale a pena fazer uma parada é Cahersiveen, a cidade onde fica a Montanha Beentee e que tem vista para o Porto de Valentia.

Aliás, lá é possível até fazer um passeio de barco para apreciar a paisagem de outro ângulo. As outras atrações principais da cidade são a Igreja Memorial Daniel O’Connell, o Old Barracks, o Castelo Ballycarbery, os fortes de pedra Cahergal.

Waterville

Gosta de ovelhinhas? Kerry está cheia delas. Foto: Andreas Wagner on Unsplash

Agora é a vez de Waterville, mais uma cidade que faz parte da rota do Ring of Kerry e que merece fazer parte do roteiro. Tranquila e na beira do Oceano Atlântico, é bastante conhecida por ser o lugar onde o famoso Charles Chaplin passava suas férias.

No entanto, Waterville tem muito a oferecer, principalmente para quem adora se aventurar na natureza, visto que é um lugar cheio de opções de trilhas. Na cidade, ainda existe um pequeno museu com fotos de Chaplin e uma estátua dele em frente à praia.

E uma coisa é certa: quando você tem a chance de olhar para o mar de Waterville, fica fácil entender por que Charles Chaplin adorava tanto o lugar, que, de fato, tem uma atmosfera especial. Ou seja, há mais um grande motivo para você fazer sua lista sobre que fazer em Kerry.

Portmagee

Depois de passar por Waterville, uma opção é sair da N70 e seguir para Portmagee, onde existe um passeio de barco para as Ilhas Skellig, sendo que a maior delas, conhecida como Skellig Michael, é um patrimônio mundial da UNESCO.

Carrauntoohil

E quando a pergunta é o que fazer em Kerry, é impossível deixar de fora Carrauntoohil, considerada a montanha mais alta da Irlanda. Para se ter uma ideia, a montanha tem quase 1.038 metros de altura, ou seja, é uma subida bastante desafiadora.

Mas para quem adora esse tipo de desafio, a dica é subir a montanha somente acompanhado de um guia, visto que esse é considerado um passeio um pouco perigoso.

Ring of Kerry, a rota mais famosa da Irlanda

Paisagens deslumbrantes podem ser vistas ao redor de Kerry. Foto: K. Mitch Hodge on Unsplash

Agora que já sabe o que fazer em Kerry, antes de embarcar para uma das rotas mais lindas da Irlanda, tenha em mente como o percurso será feito e qual será a ordem das paradas. E vale ressaltar que atualmente existem muitas excursões para o Ring of Kerry.

No entanto, nada como alugar um carro e desbravar o condado no seu tempo, né? Dessa forma, você certamente consegue curtir mais as paisagens e tudo o que o lugar tem a oferecer. Além disso, a estrada é muito bem sinalizada e é fácil encontrar as atrações principais.

Outro ponto importante é planejar bem o roteiro e reservar com antecedência os hotéis em algumas das cidadezinhas citadas acima.

Assim, é possível descansar, curtir a vida noturna irlandesa e recarregar as energias para aproveitar, ao máximo, durante o dia.

Como chegar ao Ring of Kerry?

Para dar início à fantástica rota do Ring of Kerry, é preciso, primeiramente, chegar à pitoresca cidade de Killarney, que fica a aproximadamente 300 km de Dublin, a capital da Irlanda. Mas o lado bom é que existem tanto ônibus quanto trens que partem de Dublin em direção a Killarney todos os dias.

No entanto, se a ideia é ir para lá de outro lugar da Europa, saiba que existem alguns aeroportos que ficam próximos à cidade, como o aeroporto de Kerry, Cork e de Shannon.

Agora, fala a verdade, depois de ver tudo o que é possível fazer em Kerry, você já está apaixonado pela Irlanda e não vê a hora de poder visitar cada um desses cantinhos de perto, né?

O Ring of Kerry é um destino imperdível tanto para quem está morando, quanto para quem está apenas passeando pela Ilha Esmeralda e é uma experiência única para quem busca explorar enormes montanhas, belíssimas praias, antigas ruínas e muitas cidades encantadoras.

Skellig Michael: a ilha Star Wars

Skellig Michael lar das ruínas de um mosteiro cristão. Patrimônio Mundial da UNESCO, na Irlanda.© MNStudio | Dreamstime.com

Skellig Michael, lar das ruínas de um mosteiro cristão. Patrimônio Mundial da UNESCO, na Irlanda.© MNStudio | Dreamstime.com

Quem está na Irlanda tem a sorte de estar mais perto de alguns cenários onde foram gravadas cenas dos últimos filmes de Star Wars. A mais famosa locação é a Skellig Michael Island, local onde acontece o encontro entre Ren e Skywalker, que deve se desenrolar nesse novo filme.

O local abriga um mosteiro construído no ano 588, considerado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. É possível visitar o local, que é muito procurado.

Mas prepare-se para a concorrência. No site skelligislands.com, é possível agendar passeios ao redor da ilha ou descer e passear pelo local, mas as vagas são limitadas.

Leia também: Puffins: já ouviu falar dos papagaios-do-mar da Irlanda?

Dicas de viagem para Kerry

E anote uma dica valiosa: além de todos os lugares que você viu que merecem fazer parte desse roteiro, saiba que ainda dá para incluir na viagem outros três condados incríveis da Irlanda e que estão bem próximos ao condado de Kerry: Dingle, Cork e Cobh.

Agora, antes de finalizar este artigo, fica o alerta: quem pisa em território irlandês corre sérios riscos de se apaixonar pelo país e de querer ficar de vez por lá. O lado bom é que, quando se trata da Ilha Esmeralda, os riscos sempre costumam valer a pena!

Próximo passo para sua viagem à Irlanda

Ficou com vontade de conhecer a Irlanda após saber o que fazer em Kerry? Bom, nem dá para julgar você, não é mesmo? A Irlanda é linda e com muitas atrações lindíssimas. Por isso mesmo, fazer intercâmbio na Ilha é o sonho de muitos brasileiros. E o E-Dublin pode ajudar você a embarcar.

Conheça o Orçamento Fácil E-Dublin: preencha o cadastro e receba as melhores ofertas das agências parceiras.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar