O que fazer em Wexford (Irlanda): castelos, jardins e monumentos medievais

O que fazer em Wexford (Irlanda): castelos, jardins e monumentos medievais

Elizabeth Gonçalves

1 semana atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Visitar a Irlanda não é apenas conhecer cartões-postais, mas também cidadezinhas que revelam vários mistérios e segredos históricos. Por exemplo, existe muito o que fazer em Wexford. Com cerca de 20 mil habitantes, essa é a principal cidade do condado de mesmo nome, localizada no sudoeste da Irlanda, a cerca de 130 quilômetros de Dublin.

Assim como outras pequenas cidades do interior da Ilha Esmeralda, Wexford é notória por suas belezas naturais e figura entre os principais destinos de férias no país entre os irlandeses.

Mas o maior destaque de Wexford está no clima. Devido à sua localização geográfica, a cidade é uma das mais ensolaradas do país, e lá chove bem menos do que em outras cidades irlandesas.

Hoje, vamos falar mais sobre o que fazer em Wexford. Bora fazer as malas para o passeio?

O que fazer em Wexford

Wexford, cidade da Irlanda, tem várias atrações turísticas para visitar. Foto: Envato

A cidade de Wexford é relativamente pequena. Portanto, é possível fazer um mergulho por sua história num walking tour de, aproximadamente, duas horas. 

Aliás, existem muitos walking tours diferentes em Wexford, desde aqueles voltados aos jardins da cidade, prédios históricos, castelos, história medieval e muito mais.

Agora, vamos ao guia mais específico sobre o que fazer em Wexford.

Wexford Opera House

Reprodução: Wexford Opera

O Wexford Opera House é palco de diversos tipos de apresentações. Reprodução: Wexford Opera

Wexford Opera House: inaugurado em 2008, o espaço é palco de diversos tipos de apresentações. Se você é fã desse estilo musical, fique atento, pois, todos os anos, durante o mês de outubro, o foco cai sobre o Festival de Ópera que acontece na cidade.

Vale colocar na sua lista sobre o que fazer em Wexford!

Entenda o passo-a-passo para tirar sua cidadania europeia com profissionais especializados no assunto.

Irish National Heritage Park

Reprodução: Irish Nationa Heritage Park

O que fazer em Wexford: local tem 9 mil anos da história irlandesa. Reprodução: Irish National Heritage Park

Irish National Heritage Park: este museu a céu aberto apresenta ao público 9 mil anos da história irlandesa, incluindo reproduções de casas, fazendas, locais de culto, entre outros.

O espaço conta, também, com atividades de arquearia, playground para crianças e um restaurante. Os ingressos custam 9,50 e estudantes pagam 8 euros.

Johnstown Castle & Gardens

Vista do castelo Johnstown Castle, em Wexford. Crédito: Daniel M. Cisilino | Dreamstime.com

Vista do castelo Johnstown Castle: local deve estar na lista sobre o que fazer em Wexford, na Irlanda. Crédito: Daniel M. Cisilino | Dreamstime.com

Johnstown Castle & Gardens: esse castelo do século 19 precisa estar na sua lista sobre o que fazer em Wexford.

Ele conta com belos jardins, que, inclusive, estão entre os mais bonitos e preservados da Irlanda, além de quedas d’água e vista para um pequeno lago. Ele também é sede do Museu Irlandês da Agricultura.

Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!

Ferns Village Heritage Trail

A Ferns Village (ou vila das samambaias) fica a apenas 15 minutos de Enniscorthy e é um lugar significativo cheio de história irlandesa. Já foi a antiga capital do reino de Leinster e, mais tarde, a antiga capital da Irlanda.

A Ferns Village Heritage Trail tem pouco menos de 2,5 km de comprimento. Por isso, leva cerca de 40 minutos para visitar o Castelo de Ferns, a Abadia de St. Mary e o Fr. Murphy Monument.

Que tal visitar uma mansão assombrada em Wexford?

Mansão mal assombrada Loftus Hall deve entrar na sua lista sobre o que fazer em Wexford, na Irlanda. Divulgação

Uma das coisas mais legais sobre o que fazer em Wexford é a mansão mal assombrada Loftus Hall.

O local fica em uma paisagem sombria. Uma lenda antiga afirma que a casa é amaldiçoada. Durante uma tempestade no mar, um estranho se aproximou da casa depois que seu navio foi levado. Ele procurou abrigo e passou alguns dias com a família Tottenham, que morava no Loftus Hall na época.

Precisa alugar carro no destino da sua viagem? É simples, fácil e você pode pesquisar os melhores preços aqui!

Como chegar

Aproveite os dias ensolarados e visite Wexford, na Irlanda. Crédito: Igor Mojzes | Dreamstime.com

Aproveite os dias ensolarados e visite Wexford, na Irlanda. Crédito: Igor Mojzes | Dreamstime

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que fazer em Wexford, vamos entender mais sobre como chegar lá.

  • De carro: Wexford e Dublin estão interligadas pela rodovia M11. A duração da viagem não chega a duas horas.
  • De trem: Há trens saindo diariamente da estação Connolly, no centro de Dublin, em direção a Wexford, em vários horários. A viagem dura em torno de duas horas e meia, e as passagens custam 22 euros, ida e volta, para estudantes.
  • De ônibus: o roteiro também leva cerca de 2 horas e meia saindo da rodoviária Busáras. As passagens custam 26,60 euros, ida e volta.

Que tal ter acesso a alguns dos mais populares cursos online que podem ajudar na sua carreira no exterior? Clique aqui e descubra

Onde ficar

Por estar relativamente próxima a Dublin, Wexford atrai muitos turistas durante os finais de semana. Devido a isso, as opções de acomodação podem ficar meio restritas.

Assim, se você pretende passar um fim de semana por lá, planeje-se com antecedência e faça a sua reserva o quanto antes.

O ponto positivo é que há muitas opções, para todos os bolsos, desde os famosos hostels até os populares Bed and Breakfest (B&B), guesthouses, hotéis e campings.

Onde comer

Reprodução: The Yard

A maioria dos pubs da cidade servem os famosos fish and chips. Reprodução: The Yard

Quando pensar sobre o que fazer em Wexford, não vá esquecer da gastronomia. A cidade  também não desaponta no quesito comida, já que ela se distingue do resto do país devido ao intenso cultivo de frutos do mar.

A maioria dos pubs da cidade servem os famosos fish and chips. Portanto, dá para forrar o estômago enquanto se degusta uma boa cerveja.

O Yard é outro restaurante querido da cidade. Especializado em cozinha contemporânea, o espaço preza por servir pratos feitos com alimentos da estação e frescos. O interessante é que algumas das ervas e legumes utilizados na cozinha são cultivados no jardim do próprio restaurante.

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Veja também

Irlanda: mapa das cidades, condados e regiões


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email