Conheça as 5 pontes mais famosas de Dublin

Conheça as 5 pontes mais famosas de Dublin

edublin Press

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você já parou para pensar em quantas pontes existem em Dublin? Pois é — só sobre o rio Liffey, que divide a cidade entre o lado norte e o lado sul, são 23 pontes ao todo.

Elas fazem parte da paisagem e, muitas vezes, também do nosso caminho diário, conectando histórias, pessoas e séculos de transformações urbanas.

Pontes mais famosas de Dublin

Que tal conhecer um pouco mais sobre algumas delas? A seguir, reunimos cinco das pontes mais famosas de Dublin, com curiosidades e fatos históricos que talvez você ainda não saiba.

Para estudar ou trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes! Precisa de uma tradução? Faça ela online por aqui!

Tradução Juramentada Online

1. O’Connell Bridge

O’Connell é uma das pontes mais famosas de Dublin por ser um dos principais acessos ao centro da cidade. Foto: Unsplash

A ponte foi inaugurada em 1880 e seu nome é uma homenagem a Daniel O’Connell, conhecido aqui no país como o emancipador, cuja história e importância já contamos nessa matéria no edublin.

Ao contrário da opinião popular, que prega a ponte ser um quadrado, tendo as mesmas medidas de todos os lados, a O’Connell Bridge tem 5 metros a mais de largura em relação ao comprimento.

Em julho de 2011, o morador de rua, John Byrne, atirou-se da O’Connel Bridge para resgatar seu coelho, pois o animal havia sido atirado no rio por um pedestre. Após o ato heroico, ele ganhou um prêmio de uma associação que trabalha pelos direitos dos animais, chamada Animal Rights Action Network. Já o pedestre que cometeu a crueldade com o coelho foi condenado a quatro meses de prisão.

Leia também: 13 pubs que você precisa visitar em Dublin | 2020

2. Ha’Penny Bridge

Ha’Penny Bridge deve estar na sua lista para conhecer em Dublin. Foto: Rubinho Vitti

A Ha’Penny Bridge foi a primeira ponte construída sobre o Liffey voltada exclusivamente para pedestres. Ela está em funcionamento desde 1816 e deve seu nome ao meio centavo (em inglês: ‘half penny’) que cada morador da cidade tinha que pagar para atravessar a ponte.

Essa regra valeu por 100 anos, período no qual o preço do pedágio para cruzar a ponte chegou a subir. Entretanto, o nome em homenagem ao valor inicial ficou.

Atualmente, estima-se que cerca de 30 mil pedestres atravessam a Ha’Penny todos os dias. Por aqui, a ponte é bem conhecida pelos cadeados que são colocados em sua estrutura por casais apaixonados.

3. Samuel Beckett Bridge

Samuel Beckett é uma das pontes de Dublin mágicas, em formato de harpa, símbolo da Irlanda. Foto: Rubinho Vitti

Essa é uma das pontes mais jovens de Dublin, inaugurada em 2009 e projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

O nome da ponte é uma homenagem ao escritor de teatro Samuel Beckett e seu formato é o de uma harpa, símbolo da Irlanda.

O que quase ninguém sabe é que a ponte é capaz de girar num ângulo de até 90 graus para permitir a passagem de barcos. Entretanto, isso raramente acontece.

4. Mellows Bridge

Mellows Bridge é a ponte mais antiga de Dublin. Foto: Rubinho Vitti

Ao contrário da Samuel Beckett, a Mellows é a ponte mais antiga de Dublin, sendo construída em 1768. Sua estrutura anterior, chamada de Arran Bridge, desabou em 1763 após uma grande enchente na cidade.

A ponte tem esse nome em homenagem a Liam-Mellows, um republicano irlandês executado durante a Guerra Civil de 1932. Anteriormente, a ponte teve dois outros nomes: Queen’s Bridge e Queen Maeve Bridge, ambos em homenagem à esposa do rei George III.

5. James Joyce Bridge

James Joyce Bridge, por outro lado, é uma das pontes mais modernas da capital da Irlanda. Foto: Rubinho Vitti

Também desenvolvida pelo arquiteto Santiago Calatrava, a James Joyce está aberta a pedestres e carros desde junho de 2003 e seu décimo aniversário foi celebrado durante o Bloomsday, em 2013.

Além de homenagear o escritor homônimo, o fato curioso é que um dos contos de Joyce, chamado A Morte, se passa no número 15 da Ushers Island, casa que está localizada em frente à ponte, no lado sul da cidade.

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email