População na Irlanda: quantas pessoas vivem no país?

População na Irlanda: quantas pessoas vivem no país?

Ana Carolina Brunelli

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quando se olha para a população da Irlanda nos dias atuais, os números impressionam. O país ultrapassou os 5 milhões de habitantes em 2021, fato que surpreende quem conhece o passado da Ilha e a triste história da imigração de tantos irlandeses para os EUA e diversos lugares do mundo por conta da fome e outras dificuldades.

No entanto, passado mais de um século desses episódios, é bom ver que a Irlanda conseguiu se reerguer, não para de crescer e atrai cada vez mais estrangeiros que têm o sonho de estudar e morar por um bom tempo no país.

Além disso, os próprios irlandeses que já não moravam mais na Ilha também estão começando a voltar para casa. Tudo isso impacta diretamente o crescimento exponencial da população da Irlanda e a torna um destino cada vez mais atrativo.

Neste artigo, vamos falar sobre a população da Irlanda e seus desdobramentos por região e nacionalidade.

População da Irlanda bate recorde em 170 anos

São cerca de 5 milhões de pessoas vivendo na República da Irlanda. População é recorde desde 1851.  Imagem: Pixabay

Uma pesquisa do CSO (Central Statistics Office) divulgou, no ano passado, que a população na Irlanda ultrapassou a casa dos 5 milhões de habitantes pela primeira vez desde 1851 (época em que ocorreu a Grande Fome), ante a 4,97 milhões um ano antes. Entre abril de 2020 e 2021, mais de 65 mil pessoas imigraram para a Irlanda.

Agora, em 2022, os resultados preliminares do Censo mostram que o país chegou a 5.123.536 pessoas, 7,6% a mais que em 2016, quando a pesquisa foi feita pela última vez.

E se você está se perguntando por que a população da Irlanda é um grande atrativo, a resposta é simples: quem deseja fazer um intercâmbio no exterior, geralmente, está em busca de novas experiências, e isso inclui criar vínculos com pessoas de diferentes nacionalidades e mergulhar na cultura local. Sem contar que a Ilha é um lugar que impressiona com suas atrações naturais, hospitalidade, agito noturno e arquitetura.

A população da Irlanda também é incrivelmente simpática, acolhedora e alegre, ou seja, capaz de fazer qualquer viajante se sentir em casa. Além disso, há diversos condados lindíssimos e cheios de charme que valem a pena serem explorados.

Agora você vai ter acesso a alguns dados demográficos da população da Irlanda e descobrir novas razões que fazem o país ser tão procurado por intercambistas e turistas do mundo inteiro.

Características da população da Irlanda

A Irlanda é uma ilha que faz parte da União Europeia e do Reino Unido, com o tamanho de 70.274 km². Dentro da Europa, a Irlanda é considerada um país pequeno e, de certa forma, até afastada do continente. Porém, engana-se quem pensa que, por ser menor que países como Alemanha, Londres e Itália, por exemplo, deixa de se destacar em alguns aspectos.

Muito pelo contrário! A Irlanda é destaque na economia, educação, turismo e tecnologia e, por isso, ocupa ótimas posições em rankings de melhores países para se viver no mundo, podendo, ainda, ser considerada uma das economias mais inovadoras da Europa.

Quantos imigrantes vivem na Irlanda?

Em 2021, cerca de 645.500 cidadãos não irlandeses residiam na Irlanda. Além disso, aproximadamente 35.000 estrangeiros chegaram para viver na Irlanda no ano passado e 31.000 cidadãos não irlandeses emigraram para o exterior.

Ou seja, a migração líquida positiva entre os não irlandeses foi de 3.900. E vale ressaltar que esses números só crescem a cada ano.

De acordo com o site Central Statistics Office Ireland, a Irlanda passará por um novo censo em 2022, que deve acontecer no mês de abril. Portanto, muito em breve, os números serão atualizados.

População de Dublin, capital da Irlanda 

Dublin é a cidade mais populosa da Irlanda, com cerca de 30% do total da população do país. Foto: Pixabay

E quando o assunto é crescimento e inovação, Dublin, a capital e maior cidade da Irlanda, fica à frente de grandes centros urbanos europeus e oferece uma qualidade de vida altíssima à população. Aliás, quando se pensa na população da Irlanda, é importante considerar que 1,43 milhão de pessoas vivem em Dublin, o que significa 28,5% da população total do país.

A região onde Dublin está situada é ocupada há mais de mil anos, o que a coloca entre as capitais mais antigas do Velho Continente. A cidade é cheia de famosos pubs e bares espalhados por todos os lados, especialmente ao redor do Temple Bar, e conta com inúmeras atrações culturais. Sem falar nos maravilhosos parques da cidade. Aliás, existem diversos lugares onde é possível visitar praias, castelos e montanhas ao redor de Dublin.

Agora, saindo um pouco da capital, vamos a outros condados para saber como é a população da Irlanda em lugares como: Galway, Cork e Wicklow.

População da Irlanda – Galway

Mais de 230 mil habitantes que fazem parte da população da Irlanda estão concentrados em Galway, a quarta cidade mais populosa da República da Irlanda e capital do condado que leva o seu próprio nome, o condado de Galway.

Galway é uma cidade cheia de charme e com clima de interior. Porém, não decepciona quem busca agito e música boa. É considerada uma cidade universitária, por conta das renomadas universidades que existem lá e se torna, cada vez mais, uma ótima opção para estrangeiros que desejam viver na Irlanda e ter a experiência de um intercâmbio no exterior.

População da Irlanda – Cork

Cork é a segunda maior cidade da República da Irlanda, localizada às margens do rio Lee, e a terceira mais populosa da Ilha, com quase 130 mil habitantes. Cork também está em segundo lugar na busca de estrangeiros por estudo e trabalho na Irlanda, ficando atrás apenas de Dublin.

Cork, além de ser uma linda cidade irlandesa, chama a atenção de importantes multinacionais como Apple, Facebook, Dell, entre outras, que escolheram o condado para montar suas fábricas.

Isso atrai ainda mais aqueles que estão em busca de conciliar ensino com uma boa oportunidade de trabalho, visto que a cidade abriga renomadas universidades, entre elas a University College Cork. Além disso, há diversas atrações culturais, artísticas e de lazer para aproveitar por lá.

População da Irlanda – Wicklow

Conhecido como o “Jardim da Irlanda”, o condado de Wicklow é o 17º maior dos 32 condados da Irlanda em área e o 16º maior em população. Atualmente, conta com cerca de 11 mil habitantes e é um destino bem fácil de ser acessado, estando a cerca de 50 km de Dublin.

O condado de Wicklow é formado por cidadezinhas bem charmosas, que mais parecem cenários tirados de contos de fada. Entre elas, Wicklow Town, Ashford — a casa do Mount Usher Gardens, parada obrigatória para quem curte belos jardins — e Kilcoole, onde foi gravada a série de TV “Glenroe”.

Porém, o destaque da região é, sem dúvida, Glendalough, onde está situado um dos mais importantes sítios monásticos da Irlanda, datado do século VI e fundado por São Kevin.

População da Irlanda em dados do CSO

O crescimento da população irlandesa foi de mais de 30 mil pessoas, em 2021. Foto: Pixabay

  • Em 2021, a população aumentou em 34 mil pessoas (+ 0,7%). No ano anterior, em 2020, o crescimento foi de 55,9 mil (+ 1,1%).
  • 65.200 pessoas imigraram para a Irlanda entre abril de 2020 e abril de 2021 e estima-se que 30.200 (46,3%) deles são cidadãos irlandeses voltando para casa, o maior número desde 2007.
  • Em abril de 2021, 645.500 cidadãos não irlandeses (12,9%) residiam na Irlanda, o que significa uma pessoa em cada oito moradores do país.
  • A população de Dublin, em abril de 2021, foi estimada em 1,43 milhão de pessoas, 28,5% da população total da República.
  • A região de Dublin experimentou um crescimento fraco no ano, aumentando sua população em apenas 8.300 pessoas (+ 0,6%).
  • Em abril de 2021, 742.300 pessoas morando na Irlanda tinham 65 anos ou mais, um aumento de 112.500 (+ 17,9%), desde abril de 2016.
  • Foram 55.500 nascimentos e 32.700 óbitos, um aumento natural (nascimentos menos óbitos) na população de 22.800 pessoas. Esse é o nível mais baixo de aumento natural registrado desde as estimativas do ano 2000.
  • Na conta entre os 65.200 imigrantes e 54.000 emigrantes, nota-se uma migração líquida positiva (mais pessoas chegaram do que saíram) de 11.200 pessoas. No mesmo período, em 2020, foram 28.900 pessoas chegando ao país.
  • Dos 54.000 emigrantes da Irlanda, 22.800 (42,2%) foram cidadãos irlandeses. Na soma entre o número de irlandeses que chegaram e os que saíram, nota-se um fluxo positivo de 7.300 irlandeses a mais na República.
  • 35.000 cidadãos não irlandeses chegaram para viver na Irlanda e 31.200 cidadãos não irlandeses emigraram para o exterior. Portanto, a migração líquida positiva entre os não irlandeses foi de 3.900 em 2021. No mesmo período anterior (2020), o número foi de 28.300 (-86,2%).
  • O número de cidadãos não irlandeses que vivem na Irlanda aumentou ligeiramente para 645.500 pessoas em abril de 2021, de 644.400 pessoas em abril de 2020, representando 12,9% da população total.

População na Irlanda – FAQ

Qual é a população na Irlanda?

Segundo estimativa do CSO (Central Statistic Office), 5,01 milhões de pessoas viviam na República da Irlanda em 2021.

Quantas pessoas imigraram na Irlanda em 2021?

65.200 pessoas imigraram para a Irlanda entre abril de 2020 e abril de 2021.

Quantos imigrantes vivem na Irlanda em 2021?

645.500 cidadãos não irlandeses (12,9%) residiam na Irlanda em 2021, o que significa uma pessoa em cada oito moradores do país.

Qual a população em Dublin?

1,43 milhão de pessoas viviam em Dublin, capital da Irlanda, o que significa 28,5% da população total do país.

Quantos imigrantes foram para a Irlanda em 2021?

35.000 cidadãos não irlandeses chegaram para viver na Irlanda e 31.200 cidadãos não irlandeses emigraram para o exterior. Portanto, a migração líquida positiva entre os não irlandeses foi de 3.900 em 2021. No mesmo período anterior (2020), o número foi de 28.300 (-86,2%).

Quantos imigrantes estão vivendo na Irlanda em 2021?

O número de cidadãos não irlandeses que viviam na Irlanda aumentou ligeiramente para 645.500 pessoas em abril de 2021, de 644.400 pessoas em abril de 2020, representando 12,9% da população total.

Veja também

O guia completo do clima na Irlanda

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar