Fim do limite de passageiros no Aeroporto de Dublin abre caminho para voos diretos Brasil–Irlanda

Fim do limite de passageiros no Aeroporto de Dublin abre caminho para voos diretos Brasil–Irlanda

edublin Press

6 horas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O daa (Dublin Airport Authority) afirmou que o ministro da Habitação, Governo Local e Patrimônio, Darragh O’Brien, obteve aprovação do gabinete para legislar pela remoção do teto anual de passageiros no Aeroporto de Dublin, atualmente fixado em 32 milhões.

O limite é uma condição do licenciamento de 2007 para a construção do Terminal 2 e tinha como objetivo conter a pressão no tráfego viário de acesso ao aeroporto.

Desde então, no entanto, a malha rodoviária foi expandida e cerca de um terço dos passageiros chega ao local de ônibus, reduzindo a preocupação inicial.

A remoção do limite permitirá ao aeroporto expandir operações, abrir novas rotas e responder a demandas reprimidas de viagens diretas, como entre o Brasil e a Irlanda.

Seguro Viagem Menor Preço

Segundo a daa, em 2024, por exemplo, 140 mil passageiros viajaram entre Irlanda e Brasil de forma indireta por não existir rota direta entre os dois países.

Autoridades do setor afirmam que há mercado suficiente para voos diretos nesses destinos, mas que o teto de passageiros freia a expansão.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Dublin Airport (@dublinairport)

Impactos econômicos e geração de empregos

O Aeroporto de Dublin, considerado o principal hub aéreo da Irlanda, representa:

  • €9,6 bilhões em Valor Adicionado Bruto (GVA) – equivalente a 2,3% do PIB nacional.
  • 19,900 empregos diretos no aeroporto e em negócios relacionados.
  • 116,100 empregos no total, incluindo efeitos indiretos e catalíticos.

De acordo com a associação ACI Europe, cada aumento de 1 milhão de passageiros gera em média 750 novos empregos na aviação.

Próximos passos

A proposta de legislação segue agora para tramitação formal, em sintonia com o Plano Nacional de Aviação, o Plano de Desenvolvimento de Fingal e o Plano de Área Local do Aeroporto de Dublin.

O objetivo é alinhar a capacidade do aeroporto ao crescimento demográfico e às necessidades de longo prazo, chegando a 40 milhões de passageiros por ano no curto prazo e planejando uma estrutura capaz de atender a 50 milhões ou mais no futuro.

Aeroporto de Dublin quer voos para o Brasil ‘mais do que nunca’, diz jornal irlandês

O jornal irlandês Irish Mirror afirmou que o operador do Dublin Airport afirmou que está “mais determinado do que nunca” a ter um voo direto com o Brasil, mais precisamente para São Paulo, após pesquisa online realizada recentemente.

Quase 60.000 participantes da enquete promovida pelo operador DAA (Dublin Airport Authority) escolheram São Paulo como o destino internacional mais desejado para uma conexão direta a partir da capital irlandesa.

A pesquisa, realizada nas redes sociais do aeroporto, apresentou uma lista dos três destinos mais populares. São Paulo ficou em primeiro lugar, com 71% dos votos, seguido por Delhi, na Índia (23%), e Cidade do Cabo, na África do Sul (6%).

O diretor de Relações com a Mídia da DAA, Graeme McQueen, destacou ao Irish Mirror que a demanda por uma rota direta entre a Irlanda e o Brasil é significativa, especialmente pelo crescimento da comunidade brasileira no país.

Segundo o jornal, em 2024, cerca de 140.000 passageiros viajaram entre Dublin e o Brasil utilizando voos com escalas – um aumento de 20% em relação a 2019.

Apesar do interesse do público e das negociações constantes com companhias aéreas, a DAA alertou que a introdução de novas rotas depende da revisão do limite de 32 milhões de passageiros imposto ao aeroporto desde 2007 pelo Conselho do Condado de Fingal.

Voo direto entre Brasil e Irlanda pode sair do papel? Dublin Airport analisa possibilidade

Aeroporto de Dublin está em conversa com a Embaixada do Brasil na Irlanda para implementação de voos diretos entre Irlanda e Brasil. Foto: Unsplash

Parece novela! Há anos, a notícia de que o plano para voo direto entre Irlanda e Brasil vai sair do papel pipoca por aqui. Em 2025 não está sendo diferente.

Segundo a imprensa irlandesa, o Aeroporto de Dublin estaria empenhado em estabelecer voos diretos para o Brasil, aguardando a conclusão de um acordo bilateral entre os governos irlandês e brasileiro.

O jornal Sunday Independent afirmou que Kenny Jacobs, CEO da DAA (Dublin Airport Authority), reuniu-se recentemente com Flávio Helmold Macieira, embaixador do Brasil na Irlanda, para discutir a viabilidade de uma rota direta de São Paulo para Dublin.

A DAA afirmou que, embora esteja comprometida com a criação dessa ligação aérea, a decisão final dependerá de um acordo governamental e de considerações comerciais das companhias aéreas.

“A DAA está comprometida em estabelecer uma ligação aérea direta com o Brasil, aguardando esforços governamentais bem-sucedidos para um acordo bilateral”, disse um porta-voz da DAA ao Sunday Independent.

Atualmente, não há voos diretos entre Dublin e cidades brasileiras. Passageiros interessados em viajar entre essas localidades precisam optar por voos com escalas, oferecidos por diversas companhias aéreas como TAP Air Portugal e a Air France.

Dificuldades do Dublin Airport sobre limite anual de passageiros

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Edublin (@e_dublin)

No entanto, o aeroporto enfrenta desafios relacionados ao limite anual de passageiros. Desde 2007, o Aeroporto de Dublin opera sob uma restrição de 32 milhões de passageiros por ano, imposta pelo Conselho do Condado de Fingal.

Em 2024, o número total de passageiros ultrapassou esse limite, atingindo 33 milhões. A DAA já submeteu planos para aumentar esse limite para 36 milhões, buscando acomodar a crescente demanda e possibilitar a introdução de novas rotas, como a proposta ligação direta com o Brasil.

A implementação de voo direto entre Brasil e Irlanda representaria um marco significativo nas relações aéreas entre os dois países, facilitando o intercâmbio cultural e econômico.

Contudo, a concretização dessa rota depende de acordos governamentais e da capacidade do aeroporto de expandir seu limite de passageiros para atender à demanda projetada.

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Veja também

Tipos de vistos para Portugal: Turismo, trabalho, estudos


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email