Notícias

Fim do limite de passageiros no Aeroporto de Dublin abre caminho para voos diretos Brasil–Irlanda

O daa (Dublin Airport Authority) afirmou que o ministro da Habitação, Governo Local e Patrimônio, Darragh O’Brien, obteve aprovação do gabinete para legislar pela remoção do teto anual de passageiros no Aeroporto de Dublin, atualmente fixado em 32 milhões.

O limite é uma condição do licenciamento de 2007 para a construção do Terminal 2 e tinha como objetivo conter a pressão no tráfego viário de acesso ao aeroporto.

Desde então, no entanto, a malha rodoviária foi expandida e cerca de um terço dos passageiros chega ao local de ônibus, reduzindo a preocupação inicial.

A remoção do limite permitirá ao aeroporto expandir operações, abrir novas rotas e responder a demandas reprimidas de viagens diretas, como entre o Brasil e a Irlanda.

Continua após a publicidade

Segundo a daa, em 2024, por exemplo, 140 mil passageiros viajaram entre Irlanda e Brasil de forma indireta por não existir rota direta entre os dois países.

Autoridades do setor afirmam que há mercado suficiente para voos diretos nesses destinos, mas que o teto de passageiros freia a expansão.

Impactos econômicos e geração de empregos

O Aeroporto de Dublin, considerado o principal hub aéreo da Irlanda, representa:

  • €9,6 bilhões em Valor Adicionado Bruto (GVA) – equivalente a 2,3% do PIB nacional.
  • 19,900 empregos diretos no aeroporto e em negócios relacionados.
  • 116,100 empregos no total, incluindo efeitos indiretos e catalíticos.

De acordo com a associação ACI Europe, cada aumento de 1 milhão de passageiros gera em média 750 novos empregos na aviação.

Próximos passos

A proposta de legislação segue agora para tramitação formal, em sintonia com o Plano Nacional de Aviação, o Plano de Desenvolvimento de Fingal e o Plano de Área Local do Aeroporto de Dublin.

O objetivo é alinhar a capacidade do aeroporto ao crescimento demográfico e às necessidades de longo prazo, chegando a 40 milhões de passageiros por ano no curto prazo e planejando uma estrutura capaz de atender a 50 milhões ou mais no futuro.

Aeroporto de Dublin quer voos para o Brasil ‘mais do que nunca’, diz jornal irlandês

O jornal irlandês Irish Mirror afirmou que o operador do Dublin Airport afirmou que está “mais determinado do que nunca” a ter um voo direto com o Brasil, mais precisamente para São Paulo, após pesquisa online realizada recentemente.

Quase 60.000 participantes da enquete promovida pelo operador DAA (Dublin Airport Authority) escolheram São Paulo como o destino internacional mais desejado para uma conexão direta a partir da capital irlandesa.

A pesquisa, realizada nas redes sociais do aeroporto, apresentou uma lista dos três destinos mais populares. São Paulo ficou em primeiro lugar, com 71% dos votos, seguido por Delhi, na Índia (23%), e Cidade do Cabo, na África do Sul (6%).

O diretor de Relações com a Mídia da DAA, Graeme McQueen, destacou ao Irish Mirror que a demanda por uma rota direta entre a Irlanda e o Brasil é significativa, especialmente pelo crescimento da comunidade brasileira no país.

Segundo o jornal, em 2024, cerca de 140.000 passageiros viajaram entre Dublin e o Brasil utilizando voos com escalas – um aumento de 20% em relação a 2019.

Apesar do interesse do público e das negociações constantes com companhias aéreas, a DAA alertou que a introdução de novas rotas depende da revisão do limite de 32 milhões de passageiros imposto ao aeroporto desde 2007 pelo Conselho do Condado de Fingal.

Voo direto entre Brasil e Irlanda pode sair do papel? Dublin Airport analisa possibilidade

Aeroporto de Dublin está em conversa com a Embaixada do Brasil na Irlanda para implementação de voos diretos entre Irlanda e Brasil. Foto: Unsplash

Parece novela! Há anos, a notícia de que o plano para voo direto entre Irlanda e Brasil vai sair do papel pipoca por aqui. Em 2025 não está sendo diferente.

Segundo a imprensa irlandesa, o Aeroporto de Dublin estaria empenhado em estabelecer voos diretos para o Brasil, aguardando a conclusão de um acordo bilateral entre os governos irlandês e brasileiro.

O jornal Sunday Independent afirmou que Kenny Jacobs, CEO da DAA (Dublin Airport Authority), reuniu-se recentemente com Flávio Helmold Macieira, embaixador do Brasil na Irlanda, para discutir a viabilidade de uma rota direta de São Paulo para Dublin.

A DAA afirmou que, embora esteja comprometida com a criação dessa ligação aérea, a decisão final dependerá de um acordo governamental e de considerações comerciais das companhias aéreas.

“A DAA está comprometida em estabelecer uma ligação aérea direta com o Brasil, aguardando esforços governamentais bem-sucedidos para um acordo bilateral”, disse um porta-voz da DAA ao Sunday Independent.

Atualmente, não há voos diretos entre Dublin e cidades brasileiras. Passageiros interessados em viajar entre essas localidades precisam optar por voos com escalas, oferecidos por diversas companhias aéreas como TAP Air Portugal e a Air France.

Dificuldades do Dublin Airport sobre limite anual de passageiros

No entanto, o aeroporto enfrenta desafios relacionados ao limite anual de passageiros. Desde 2007, o Aeroporto de Dublin opera sob uma restrição de 32 milhões de passageiros por ano, imposta pelo Conselho do Condado de Fingal.

Em 2024, o número total de passageiros ultrapassou esse limite, atingindo 33 milhões. A DAA já submeteu planos para aumentar esse limite para 36 milhões, buscando acomodar a crescente demanda e possibilitar a introdução de novas rotas, como a proposta ligação direta com o Brasil.

A implementação de voo direto entre Brasil e Irlanda representaria um marco significativo nas relações aéreas entre os dois países, facilitando o intercâmbio cultural e econômico.

Contudo, a concretização dessa rota depende de acordos governamentais e da capacidade do aeroporto de expandir seu limite de passageiros para atender à demanda projetada.

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
edublin Press

Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para jornalismo@edublin.com.br

Posts Relacionados

Sol na Irlanda: quanto tempo de luz solar tem o país

Quem vive na Irlanda logo percebe um fenômeno marcante: a diferença extrema entre os dias…

30 de setembro de 2025

Qual é o fuso horário entre Brasil e Irlanda?

Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Irlanda, considerando horário de Brasília e de Dublin,…

29 de setembro de 2025

O que fazer em Dingle, no interior da Irlanda

Todo mundo já ouviu falar sobre o clima da Irlanda, mas poucos imaginam encontrar um…

29 de setembro de 2025

10 lugares para conhecer durante o outono na Irlanda

O outono na Irlanda é uma das épocas mais mágicas para explorar a ilha esmeralda.…

29 de setembro de 2025

Eleição presidencial na Irlanda: Irlandeses têm até 7 de outubro para se registrar

No dia 24 de outubro, a Irlanda escolherá o décimo presidente da República, sucessor de…

29 de setembro de 2025

Eleições na Irlanda e no Brasil: há diferenças?

Assim como o Brasil, a Irlanda tem um presidente, mas o sistema político do país…

28 de setembro de 2025