Brasileiros que moram na Irlanda contam como foi participar da segunda temporada da série Wandinha

Brasileiros que moram na Irlanda contam como foi participar da segunda temporada da série Wandinha

Rubinho Vitti

8 horas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um dos fenômenos de audiência da Netflix, a série Wandinha chegou à segunda temporada que teve boa parte de suas cenas gravadas na Irlanda.

Foram várias locações no país como Trinity College, Slane Castle e algumas partes do condado de Wicklow.

Mas além da participação irlandesa, muitos brasileiros que hoje vivem no país também participaram da série, sendo figurantes, dublês ou atuando em outras áreas da produção.

O edublin conversou com alguns deles, que contaram suas experiências vivendo alguns dias no universo gótico de Wandinha.

Brasileiros na série Wandinha

Arthur Catao Correa ( @Cataocorrea ) teve mais de uma participação dentro da série. Ele foi “body double” (dublê) do personagem Gomez, pai de Wandinha, quando ele era jovem e um dos lobisomens da matilha da Enid, e também já foi um dos alunos.

“Eu sou figurante desde 2019, quando me mudei para a Irlanda. Esse trabalho me deu a oportunidade de ver como os filmes e séries eram por trás das câmeras e acabou se tornando um hobby em que eu também podia fazer um dinheiro extra, conhecer pessoas, praticar inglês”, ressaltou.

Ele destacou que Wandinha foi uma ótima experiência de grande produção. “Fiquei feliz de encontrar outros brasileiros trabalhando comigo, por causa da nossa diversidade os brasileiros conseguem se encaixar em muitos papéis diferentes, por isso tínhamos lobisomens, vampiros, professores e outros papéis sendo atuados por brasileiros”, disse.

William Johnny ( willjohnny_ng ) atua dublê na Irlanda há aproximadamente dois anos e, embora já tivesse trabalhado em duas produções cinematográficas no país, não imaginava que teria a oportunidade de integrar um projeto da dimensão de Wandinha.

“Minha participação se estendeu por cerca de duas semanas, período no qual pude vivenciar de perto a grandiosidade da produção. Foi uma experiência única conhecer os diversos cenários de gravação, interagir diretamente com os atores e compreender, em detalhes, as demandas específicas de cada cena. Destaco, inclusive, a oportunidade de dialogar com a atriz Jenna Ortega, o que tornou a experiência ainda mais enriquecedora.”

Primeiras experiências

Bárbara Weschenfelder ( @Baweschenfelder ) participou como figurante e disse ter sido sua primeira experiência em um set de filmagem. “Foi incrível ver como tudo funciona e como os atores são legais e atenciosos. Aquelas coisas que fico até emocionada em saber que pude vivenciar, sabe? Longas noites de gravação valeram muito a pena! Obrigada Irlanda por me proporcionar tudo isso.”

Felipe Silvério disse que Wandinha foi seu primeiro trabalho como figurante e que no começo não sabia do que se tratava o projeto antes de iniciar as gravações no set de filmagem, onde pode ter contato com Jenna Ortega, Jamie McShane, Luyanda Unati Lewis-Nyawo e outros.

“O que mais me impressionou foi perceber a complexidade de uma produção desse porte. A quantidade de pessoas envolvidas, os efeitos visuais e práticos acontecendo simultaneamente… tudo era totalmente fascinante. Estar no set me ensinou muito sobre o funcionamento de uma grande produção.”

Dublês de corpo

Apesar de Rafaela Omena ( @rafaomena_ ) não ter aparecido em nenhuma cena da série, sua participação foi mais que especial. Ela foi “stand-in” da protagonista, Jenna Ortega, que interpreta Wandinha na série. Mas, o que é isso?

Stand-in (em inglês, literalmente “substituto” ou “ator substituto”) é o termo cinematográfico para definir a pessoa usada nos sets de filmagem que, antes dos atores entrarem em cena, assumem os seus lugares para a realização de testes de fotografia, iluminação, etc.

“Eu ficava literalmente de pé na cena para a equipe arrumar as luzes, câmeras e todo o cenário, e quando tudo estava como deveria, a Jenna entrava na marcação que eu estava por ela e atuava o que precisava ser feito”, disse.

Bruno Mayor foi dublê do personagem Feioso, substituindo o ator Isaac Ordoñez. “Foi com certeza uma experiência muito interessante ser tratado tão bem ser mimado o tempo todo que eu estive lá. Eu pude conhecer Tim Burton, Catherine Zeta Jones e a Jenna Ortega. Todos artistas de níveis altíssimos, e pessoas ainda mais incríveis”, disse.

Entre as cenas que gravou como Feioso estão no episódio da corrida no Acampamento de Jericho. “Quando a câmera está mostrando as reações da Agnes DeMille (Evie Templeton), o corpo do Feioso, que está atrás dela, é o meu. E logo depois também mostram as reações do Tropeço (Joonas Suotamo), os pés que estão nas costas dele também são os meus. Esse dia foi muito divertido pois eu pude conversar com vários outros figurantes que fazem os alunos da escola Nunca Mais”, afirmou.

Brasileiro nascido na Irlanda: Gael Santos interpreta irmão bebê de Wandinha na série da Netflix

Nascido na Irlanda, filho de brasileiros e morador de County Louth, Gael Santos sempre se destacou pela sua simpatia e fofura.

Não demorou muito para que seus pais, encantados com o carisma do filho, decidissem inscrevê-lo na agência Celtic Castings e logo tiveram uma surpresa.

Com apenas 2 anos e meio, Gael teve a sorte de ser escalado para viver o Baby Pugsley (Feioso bebê) na aguardada segunda temporada da série Wednesday (Wandinha), produção da Netflix que rapidamente se tornou um fenômeno global.

“Gael tinha apenas 2 anos e meio nas gravações, mas amou cada segundo — especialmente o outfit incrível do Baby Pugsley. Todos no set ficaram encantados com sua beleza e com a doçura de sua participação”, disse Carla, mãe de Gael.

Gael Santos ( @im_gaelsantos ) nasceu na Irlanda e é filho de pais brasileiros.

E como se a experiência de gravar para uma série tão renomada não fosse especial o suficiente, Gael e sua família conheceram Tim Burton, criador e diretor da série.

“Tivemos o prazer de conhecer o lendário Tim Burton, que foi extremamente simpático e acolhedor”, disse Carla.

Hoje, com 3 anos, Gael já acumula no currículo uma experiência de trabalho incrível e vai com certeza continuar encantando o público – e, quem sabe, trazendo novas surpresas em sua carreira de ator mirim.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email