Como obter o certificado de vacinação no Brasil para viajar para a Irlanda

Como obter o certificado de vacinação no Brasil para viajar para a Irlanda

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com as restrições de viagens reduzidas e a possibilidade de viajar para a Irlanda e outros países europeus como turistas, muitos brasileiros estão se perguntando como conseguir obter um certificado de vacinação para apresentar na chegada ao país.

O Ministério da Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) possuem o serviço online para obter esse certificado, que pode ser emitido em inglês (ou espanhol) e autenticado por um QR code. O edublin confirmou com o Consulado da Irlanda no Brasil que esse certificado é aceito na chegada à Irlanda.

Lembrando que apenas pessoas totalmente vacinadas (imunizadas) podem emitir o certificado. Também é preciso ressaltar que a Irlanda e outros países da UE (União Europeia) e EEE (Espaço Econômico Europeu) apenas aceitam pessoas imunizadas com vacinas já aprovadas no continente. A gente explicou mais sobre viajar para a Irlanda e UE nesse momento.

Agora, vamos explicar o que é e como obter esse certificado de vacinação no Brasil.

O que é o certificado de vacinação no Brasil?

Portal do SUS oferece opção de emissão do certificado de vacinação no Brasil. Imagem: Reprodução

Segundo o Ministério da Saúde, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 (CNVC) é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. Ele é disponibilizado por meio do Conecte SUS Cidadão, onde é possível visualizar, salvar e imprimir o certificado.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação será inserido em sistemas específicos, dependendo do Estado e município brasileiro, e integrado ao Conecte SUS.

“A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço Vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão”, explica o ministério.

Como obter o certificado de vacinação no Brasil para viajar

Certificado pode ser emitido no site ou aplicativo Conecte SUS. Imagem: Reprodução

A seguir, vamos explicar o passo a passo sobre como obter o certificado de vacinação no Brasil a partir de informações do Ministério da Saúde. Acesse o site para mais informações:

  1. Cadastre-se no Conecte SUS: no site do Conecte SUS você precisa fazer um cadastro, validar os dados e criar uma senha de acesso.
  2. Realizar o registro ao tomar a vacina: ao tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante – duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde, será realizado o registro, pelo profissional responsável, em sistema de informação ou em papel. No último caso, há um processo de digitação, organizado pela Vigilância Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou não ser realizado pelo vacinador.
  3. Acompanhar o registro: você pode acompanhar o registro da vacina no sistema de informação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde. Certificar se os registros foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde. Através do aplicativo ou da versão web do Conecte SUS Cidadão.
  4. Emitir Certificado: no Conecte SUS Cidadão, busque o ícone Vacina >> aperte o ícone Vacina >> ver Doses Administradas, abrir o Detalhamento das Doses Administradas e clicar no botão Emissão do Certificado. Só é possível emitir o certificado em inglês ou espanhol quem está imunizado, ou seja, tomou duas doses de vacinas como Pfizer e AstraZeneca ou uma dose da vacina Janssen. Para quem tomou a primeira dose, só é possível emitir o certificado em português.

Qualquer dúvida, é possível pedir ajuda por meio do Fale com o Conecte SUS no aplicativo.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar