Como saber se meu cartão de crédito tem seguro-viagem?

Como saber se meu cartão de crédito tem seguro-viagem?

Ana Carolina Brunelli

2 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Saber se o cartão de crédito tem seguro-viagem é uma dúvida frequente entre os viajantes. Mas a verdade é uma só: nem todos oferecem o benefício de um seguro-viagem. Por isso, neste artigo vamos falar sobre como saber se o cartão de crédito tem seguro-viagem, como funciona o seguro-viagem Mastercard, como fazer seguro-viagem Mastercard Platinum e como acionar seguro-viagem Visa, entre outros assuntos.

Mas calma! Não é simplesmente verificar se o benefício existe e, de cara, já solicitar a emissão do seguro-viagem, hein? É preciso considerar muitos fatores, como o que está incluso na cobertura, o valor mínimo da cobertura, entre outras questões. E é válido, ainda, destacar que a maioria das operadoras de cartão de crédito oferecem um seguro-viagem gratuito para os seus clientes premium.

Leia também: Seguro-viagem: o que é, como funciona, planos e preços

Como saber se o cartão de crédito tem seguro-viagem?

Seguro viagem mastercard

Seguro-viagem no cartão de crédito é algo comum em plataformas como Visa e Mastercard. Foto: rupixen.com on Unsplash

Mas para escolher entre o seguro-viagem oferecido pelo cartão, o seguro particular de uma seguradora ou pelos famosos comparadores online, é realmente necessário se atentar a vários detalhes, principalmente porque as operadoras de cartão só cobrem gastos com assistência médica para os que têm faixa Platinum ou superior.

Já para os conhecidos como Classic (Standard) ou Gold, a apólice disponível só cobre em casos de acidentes e morte, mas não dá suporte a despesas médicas.

Outro ponto importante: o seguro-viagem do cartão de crédito costuma ser válido por, no máximo, 30 dias de viagem, ou seja, não é possível ser utilizado em viagens de longa duração.

Além disso, para utilizar o seguro-viagem do cartão de crédito, é fundamental que as passagens sejam pagas com o mesmo cartão que oferece a cobertura, somente assim o seguro será válido e poderá ser acionado em caso de imprevistos durante o passeio.

Agora, antes de você ir direto consultar sua bandeira, saiba que apenas as bandeiras premium oferecem o seguro-viagem.

Olha só quais são elas:

  • Visa: Platinum e Infinite;
  • Mastercard: Platinum e Black;
  • American Express: Green, Gold e Platinum;
  • Elo: Mais, Grafite, Nanquim.

E mesmo os planos de seguro-viagem oferecidos pelas bandeiras de cartão de crédito sendo garantidos pela AIG Seguros, cada bandeira disponibiliza benefícios diferentes.

Mas vale a pena usar o seguro-viagem do cartão de crédito?

Depende! Geralmente, o seguro-viagem oferecido pelo cartão de crédito envolve algumas limitações e não cobre tantos itens como o seguro-viagem privado.

Mas a grande diferença mesmo é a cobertura, pois normalmente o cartão de crédito oferece um seguro com valor muito baixo em relação às despesas médicas. Então, é preciso avaliar para onde você vai viajar, quantos dias vai ficar e que tipo de viagem vai fazer, para, então, saber se vale a pena escolher o oferecido pelo cartão.

É importantíssimo também ver o valor da cobertura, sendo que muitos seguros de cartão de crédito não atendem as exigências mínimas de 30 mil euros, como é obrigatório para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen.

É fácil emitir a apólice do seguro-viagem do cartão de crédito?

seguro viagem mastercard platinium

Plataformas como Visa e Mastercard podem oferecer seguro-viagem no cartão de crédito. Foto: Van Tay Media on Unsplash

Sim! É bem fácil e prático realizar a emissão da apólice do seguro-viagem adquirido pelo cartão de crédito. Aliás, é bem parecido com os adquiridos pelas seguradoras.

O primeiro passo é atender os pré-requisitos: comprar a passagem ou taxas (quando for emitida com milhas) usando o cartão de crédito. Mas, antes de realizar a compra, tenha certeza de que o seu cartão oferece mesmo esse benefício do seguro-viagem, hein?!

Se o benefício realmente existir e você realizar a compra das passagens, depois é só acessar o site de benefícios do seu cartão de crédito, fazer login e solicitar o seguro. Normalmente, é solicitado o preenchimento de alguns dados, mas, feito isso, você consegue emitir a apólice e recebê-la direto no e-mail.

Veja, abaixo, como funciona o seguro-viagem em algumas das principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil.

Como funciona o seguro-viagem Mastercard?

O benefício do seguro-viagem Mastercard é oferecido pela bandeira do cartão e pela seguradora AIG Seguros e funciona como um seguro-viagem internacional, que cobre despesas médicas, traslados de corpo, viagens emergenciais de familiares, etc.

Porém, em casos de imprevistos, a pessoa precisa entrar em contato com a seguradora para receber o atendimento no local e, às vezes, precisa ainda arcar com as despesas no lugar para depois solicitar o reembolso na seguradora.

Esse tipo de seguro-viagem é gratuito e exclusivo para os clientes dos cartões Mastercard e não pode ser contratado no site da bandeira ou em sites de comparadores, pois está liberado somente para os clientes que têm o cartão de crédito.

Podem emitir esse seguro-viagem Mastercard: somente os clientes das bandeiras Black e Platinum que pagam as anuidades mais altas como seguro-viagem Mastercard Platinum. A cobertura do seguro é válida para os titulares do cartão, o cônjuge ou companheiro (a) e filhos dependentes com menos de 24 anos, que estejam viajando juntos ou separados e que estejam incluídos no bilhete de seguro.

Quais países são cobertos pelo seguro-viagem Mastercard?

O seguro-viagem da Mastercard ou seguro-viagem Mastercard Platinum estão entre as opções dos cartões Mastercard. Foto: Avery Evans on Unsplash

O seguro-viagem Mastercard é válido na maioria dos países da América do Sul, América Central, América do Norte, África, Ásia, Europa e Oceania. Mas existem algumas exceções: o seguro não é válido para países como o Irã, Síria, Cuba, Coreia do Norte, Sudão e Região da Crimeia.

Clientes Mastercard Platinum que usarem o cartão para comprar passagens aéreas para uma viagem à Europa têm direito a um valor máximo de 30 mil euros em cobertura de seguro emergencial de saúde quando viajarem para os países membros do Tratado de Schengen.

Como acionar seguro-viagem Visa?

Vale ressaltar que todos os clientes dos cartões de crédito Visa têm direito ao serviço de assistência de viagem, mas nem todos os cartões dão direito a uma apólice de seguro de viagem.

O seguro de viagem Visa só é oferecido para quem tem os cartões de crédito Platinum e Infinite, com anuidades mais caras que os cartões Classic e Gold.

No Brasil, os cartões Visa podem ser adquiridos por meio do Bradesco Cartões ou do BB Cartões, que têm parceria estabelecida com a Visa. Além disso, outros bancos também trabalham com a marca. Então, o ideal é você verificar diretamente com o seu banco. Mas, a partir do momento em que você tem os cartões de crédito Platinum e Infinite, você pode emitir a apólice de um seguro-viagem gratuitamente.

Para realizar a emissão, é preciso acessar ao Visa Benefits e também cadastrar uma conta no Visa Checkout para dar andamento no processo. Feito isso, você deverá preencher vários campos com seus dados e enviar os documentos solicitados para a central.

Posteriormente, receberá o seguro-viagem em até 48h no seu e-mail.

Assim como nos cartões Mastercard, com os cartões Visa também é preciso realizar a compra da viagem no cartão de crédito para ter direito ao benefício. Nesse caso, geralmente eles buscam a comprovação da compra das passagens aéreas, reserva de hotel, entre outros serviços. Vale dizer que a Visa não é a provedora dos seguros e que eles também são oferecidos pela AIG Seguros.

Compare seguro-viagem

O que o seguro-viagem cobre: melhor forma de saber é comparando as apólices das seguradoras. Foto: Jermaine Ee on Unsplash

Para saber exatamente o valor, os tipos de planos e as coberturas oferecidas, nada melhor que consultar um comparador online.

Uma dica é entrar no site Seguros Promo, considerado um ótimo comparador online, e pesquisar o valor de um seguro-viagem para a Europa dentro da plataforma. É bem simples: basta fazer uma simulação colocando o período da sua viagem, destino e clicar em “pesquisar”.

Feito isso, o comparador apresenta diferentes tipos de seguro das mais diversas seguradoras. E o melhor é que de um jeito superfácil, em que você consegue visualizar e comparar os valores e os benefícios de cada uma das seguradoras. Ou seja, na plataforma, você pode avaliar cuidadosamente os planos e coberturas.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email