10 erros dos brasileiros na hora de arrumar as malas

Elaine Wzorek

6 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

O que levar na mala? Remédios? Comida? Roupas? Eletrônicos? Essas são algumas dúvidas de quem sabe que mudar para um país estranho por um período indeterminado não é fácil.

Quem já fez intercâmbio, tem ciência de que muita coisa trazida do Brasil acaba não sendo usada e, por conseguinte, só serviu para ocupar espaço na mala e juntar pó no guarda-roupa.

O E-Dublin fez uma pesquisa e descobriu os erros mais comuns dos brasileiros na hora de preparar as malas. Dê uma olhada na lista e veja se você também cometeu alguma gafe quando veio, se trouxe alguma coisa da qual se arrependeu ou deixou de trazer algo que fez falta e, claro, escreva nos comentários para compartilhar com os outros E-Dubliners.

1. Encher a mala de roupas de inverno

A Irlanda é um país frio, mas grande parte das roupas de inverno que temos no Brasil não são preparadas para resistir ao frio irlandês. Você vai encontrar aqui casacos e blusas a preços bem acessíveis, resistentes à agua e ao vento. Traga apenas o necessário para a chegada e para os primeiros dias.

2. Não trazer eletrônicos

Se você tem um laptop e um bom celular, traga-os, especialmente porque você precisará de computador e celular para procurar emprego.

Quando comparados aos preços no Brasil, os eletrônicos são, sim, mais baratos aqui na Irlanda. Só que no início você não poderá gastar muito, pelo menos não enquanto não arrumar um emprego. Gastar com isso logo de cara poderá significar um prejuízo no planejamento.

3. Comprar acessórios para o frio no Brasil

Se você já tem alguns cachecóis ou luvas, pode trazer. Só não precisa comprar esse tipo de coisa antes de vir pra Irlanda. A regra é parecida com a das roupas de frio. Aqui tem todos os estilos, tamanhos e modelos por um preço bem acessível.

4. Trazer comida na mala

Tem gente que chega na Irlanda com a mala cheia. Suco de pacote, feijão preto, guaraná, pó de café…

A pergunta que fazemos é: Se você viaja para fazer um intercâmbio é justamente para se jogar na cultura do outro país, não é? E por que isso não significaria dizer na língua, na música e também na comida?! Para que comer feijão brasileiro assim que chegar aqui?

Viva o desafio de experimentar o novo, inclusive novos sabores. Depois de alguns meses, se a saudade apertar, você encontrará lojinhas e restaurantes brasileiros à vontade por aqui!

5. Trazer salto alto

Essa é para as meninas! Novamente, isso é muito pessoal e depende do estilo de cada um. Se você não vive sem, traga um. Mas fica o aviso: você vai andar muito em Dublin! Tanto de dia quanto à noite. Calçados mais confortáveis são ideais. Para sair à noite, a sugestão é uma bota bacana, sem salto mesmo.

6. Trazer roupa de cama

Lençóis, fronhas e travesseiros ocupam um bom espaço na mala. Quando você chegar aqui, não importa se ficará em acomodação estudantil, casa de família ou albergue, encontrará, na maioria das vezes, roupas de cama para os primeiros dias.

Assim, quando encontrar a sua residência definitiva, poderá comprar o que precisa na Penneys ou IKEA, que são lojas mais baratas e possuem qualidade a ponto de a roupa de cama durar o intercâmbio todo.

7. Comprar qualquer coisa antes da viagem

Trazer coisas que você já tem, como computador, celular e algumas roupas de frio sempre vale a pena. Agora, fazer compras especificamente para viajar pode ser furada. Se você vai gastar dinheiro no Brasil, damos a dica de que é melhor trazer essa grana separada para comprar aqui, principalmente roupas, acessórios, eletrônicos, cosméticos e maquiagem. Em 80% dos casos sai mais barato comprar na Irlanda do que no Brasil. É só dar uma pesquisada antes.

8. Não trazer roupa íntima

Essa vale para os meninos e para as meninas. Muita gente reclama do estilo de cuecas e calcinhas por aqui. Para as mulheres, principalmente, é difícil se adaptar ao estilo irlandês, por isso, traga do Brasil.

9. Não trazer calça jeans

Aqui o recado é principalmente para as meninas. Tragam calça jeans. Tudo bem que muitas marcas de grife por aqui possuem preços bem razoáveis, mas meninas, o shape das europeias não tem nada de parecido com o nosso e encontrar calças jeans com um corte bacana é quase uma raridade. Então, está aí uma peça que você deve e muito trazer na mala.

10. Trazer a vida na mala

Tem gente que traz muita bagagem e depois não sabe o que fazer com as coisas novas que comprou por aqui. Lembre-se de que você viaja em busca de um desafio, de coisas novas e diferentes, por isso, comece o desapego já na hora de arrumar as malas. Não precisa se desesperar imaginando que na Irlanda não vai ter o que você precisa. Aqui tem tudo que é necessário, além das lojinhas brasileiras, que quebram o galho na hora da saudade.

Nossa dica final é: Traga na mala apenas o seu espírito aventureiro e o necessário para o recomeço!

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Elaine Wzorek, Co-fundadora do portal Reinventa Jornalista, brasileira, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, ex-repórter do edublinTV. Deixou o Brasil para aperfeiçoar o inglês e realizar mais um sonho: conhecer a Europa. O intercâmbio, em Dublin, deveria durar 6 meses, mas se estendeu por dois anos e mudou sua forma de ver a vida e a profissão.

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email