Digital Covid Certificate: Irlanda lança portal para requisições sobre o certificado

Digital Covid Certificate: Irlanda lança portal para requisições sobre o certificado

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Irlanda lançou um portal especial sobre o EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE — União Europeia). A ideia é que a população possa fazer solicitações específicas sobre o assunto em um sistema “self-service” online.

O portal permitirá que o portador de um DCC faça requisições como mudanças em seu DCC, além de solicitar o envio por e-mail e checar o status de encaminhamento do documento em caso de ainda não ter recebido.

Também será possível, por meio do portal, requerer o EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid) se estiver recuperado da doença nos últimos 180 dias.

Acesse o portal aqui.

Vamos explicar melhor como o EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE) funciona. Continue lendo.

O que é o EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE)?

O EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE) — em versão digital e impressa — reúne informações de residentes da União Europeia que são relevantes para a saúde pública durante a pandemia.

A ideia é que com apenas um QR code seja possível entender se a pessoa está vacinada, se recuperou da doença nos últimos 180 dias ou tem um teste PCR negativo válido.

O bloco europeu começou a colocar a ideia em prática no dia 1 de julho. A Irlanda começou a usar o certificado em 19 de julho.

Como funciona o EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE)?

O EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE) reúne informações como nome, data de nascimento, data de emissão, informações sobre a vacinação, teste ou recuperação da covid-19 e código identificador que possa ser escaneado.

O EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE) tem um QR code para que as informações sejam armazenadas e é totalmente grátis, seguro e protegido. Ele será válido em toda União Europeia.

Quais são os tipos de EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE)?

São emitidos quatro tipos diferentes do EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE), de acordo com o status do requerente:

Certificado digital baseado em vacinação

Você pode obter este certificado se tiver sido vacinado contra covid-19. Se o HSE tiver um endereço de e-mail válido, que você cadastrou durante o processo de vacinação na Irlanda, você receberá seu EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE) por e-mail.

Caso contrário, você receberá seu certificado pelo correio. Tudo dependerá dos dados enviados ao Departamento de Saúde durante sua inscrição para tomar a vacina.

O certificado com o QR code estará em formato PDF quando enviado para você. Você pode baixá-lo em seu smarthphone, a partir do código ele poderá ser scaneado e verificado. No caso do correio, o certificado será enviado com um QR code impresso em papel, que também poderá ser escaneado.

A Irlanda já começou a distribuição do Digital Covid Certificate por correio e e-mail desde 12 de julho para aqueles que estão vacinados contra a doença.

Segundo o governo irlandês, o processo está programado para levar alguns dias. Quem não recebeu o DCC com base na vacinação em semanas, pode ligar para a linha de ajuda de emergência do HSE.

Certificado digital baseado em recuperação

Quem está na Irlanda e se recuperou da covid-19 em até 180 dias pode solicitar o Digital Covid Certificate com base na recuperação.

Isso pode ser feito por pessoas que tiveram um teste covid-19 positivo recente. O documento poderá ser solicitado a partir de 11 dias após o teste positivo.

Para isso, você precisará preencher um formulário online ou ligar 1800 807 008 e informar dados pessoais como nome, e-mail, PPSN e o mesmo número de celular o qual lhe foi enviado a confirmação de positividade para a covid-19 na Irlanda.

As informações precisam estar corretas para que o sistema possa confirmar com o que foi informado no momento do teste. Com tudo confirmado, o Digital Covid Certificate será enviado via e-mail para o requerente.

Certificado baseado em teste RT-PCR negativo

Você pode obter um teste RT-PCR em institutos particulares e receberá um certificado digital diretamente do serviço privado.

Certificado baseado em teste de antígeno negativo

Você pode obter um teste de antígeno em um instituto particular na Irlanda e um DCC será fornecido pela empresa. Um DCC baseado em um teste de antígeno não será aceito para entrada na Irlanda, mas é aceitável em vários outros países.

O governo publicou uma lista dos laboratórios que podem emitir um DCC baseado em testes PCR/NAAT na Irlanda.

Vou poder viajar com o Certificado Digital?

A ideia é justamente permitir que viagens não essenciais sejam feitas entre estados-membros da União Europeia a partir da informações de passageiros sobre sua situação a respeito da Covid-19. Mas ele também poderá ser usado para eventos ou estabelecimentos que exigem a entrada apenas de pessoas já vacinadas, por exemplo.

“Ao viajar, todos os cidadãos da UE ou nacionais de países terceiros que residam legalmente na UE, titulares de um Certificado Digital, devem ser isentos das restrições à livre circulação da mesma forma que os cidadãos do estado-membro visitado”, ressalta o site da UE.

No entanto, cabe aos estados-membros a responsabilidade de decidir quais restrições podem ser exigidas para os viajantes.

Como e quando o EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE) vai funcionar na Irlanda?

Já está funcionando. O EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE) começou a funcionar na Irlanda em 19 de julho. Desde esta data, novas regras de viagem começaram a valer no país, que começou a receber viajantes com restrições específicas para países da União Europeia e fora do bloco, além de impor menos condições para quem está imunizado contra a Covid-19 ou recentemente ficou recuperado da doença.

O governo irlandês lançou um guia sobre as novas regras, explicando como viajar para a Irlanda de forma segura e sem correr risco de ser barrado. Leia mais aqui.

Tomei a vacina na Irlanda, quando vou receber meu certificado?

Você recebe o certificado automaticamente após receber uma dose da vacina Janssen (administrada em farmácias) ou duas doses das outras vacinas existentes no país (AstraZeneca, Pfizer ou Moderna).

Ao receber a segunda dose, o HSE vai encaminhar um e-mail com o documento para você ou, na ausência de um e-mail válido, o DCC será encaminhado pelo correio.

Vale lembrar que o DCC é uma forma de informar um estabelecimento ou uma companhia aérea, por exemplo, que você está imunizado contra a Covid-19. Portanto, mesmo que você receber o DCC no dia seguinte à administração da segunda dose da vacina, ele será válido após o fim da janela de imunização de cada tipo de imunizante. Veja abaixo:

  • Pfizer (Comirnaty) – imunização após sete dias da aplicação da segunda dose
  • Moderna (CX-024414 ) – imunização após 14 dias da aplicação da segunda dose
  • AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield) – imunização após 15 dias da aplicação da segunda dose
  • Janssen (Johnson & Johnson) – imunização após 14 dias da dose única

Não tomei a vacina na Irlanda, mas sou residente. Posso emitir meu certificado no país?

Segundo o site do governo da Irlanda, pessoas que foram vacinadas contra a covid-19 “em outra jurisdição” precisarão acessar o EU Digital Covid Certificate (Certificado Digital da Covid na UE) naquele país, pois “o certificado não está relacionado à sua cidadania”.

Não sou residente da União Europeia. Posso ter um certificado digital?

Não! O DCC será aplicado apenas para residentes de países da União Europeia.

Não tenho e nem terei um DCC. Posso usar outra documentação para provar que estou vacinado?

Sim! O Ministro de Estado da Irlanda, Ossian Smyth, disse que se até 19 de julho um cidadão não tiver recebido o certificado, não haverá problema e ele poderá viajar usando documentos que provem estar imunizado ou com teste PCR, por exemplo.

O governo diz: “O documento não é uma condição prévia para viajar, mas torna mais fácil viajar dentro da UE. No entanto, você ainda precisará cumprir as restrições em vigor no país para o qual está viajando”.

Brasileiros podem emitir o certificado de vacinação e precisam ter documentos que provem a recuperação da doença para poder entrar no país sem precisar de testes ou autoquarentena. Desde sábado, 25 de setembro, a Irlanda deixou de exigir quarentena obrigatória em hotéis a países designados.

Leia também: Covid-19: formulário localizador de passageiros será 100% online

Como usar o certificado pelo celular?

O DCC será enviado em PDF e poderá ser armazenado em seu smartphone dentro do aplicativo COVID Tracker.

Você pode usar o aplicativo como uma “carteira virtual” para usar o DCC com segurança e facilitar o transporte.

Para isso, atualize seu aplicativo COVID Tracker para a versão mais recente. Se você recebeu seu certificado por e-mail, baixe o PDF no seu smartphone. Se foi pelo correio, digiatlize-o para usar no aplicativo. Importante: não compartilhe o seu QR-code com ninguém.

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar