Embaixada da Irlanda no Brasil: Martin Gallagher assume como novo embaixador

Embaixada da Irlanda no Brasil: Martin Gallagher assume como novo embaixador

Rubinho Vitti

2 horas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Embaixada da Irlanda no Brasil anunciou oficialmente a chegada do novo embaixador, Martin Gallagher, que também será responsável pela missão diplomática irlandesa na Guiana, Suriname e CARICOM.

Gallagher assume o posto em um ano simbólico: 2025 marca os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Irlanda.

Em mensagem de boas-vindas, o diplomata destacou a importância do fortalecimento dos laços entre os dois países:

“Estou muito feliz por ter sido nomeado Embaixador da Irlanda no Brasil em um momento de crescente engajamento e conexão entre nossos países e cidadãos. (…) Com a equipe da Embaixada, nosso Consulado-Geral em São Paulo e nossos parceiros, espero continuar nosso trabalho para aprofundar as conexões interpessoais e aumentar as oportunidades educacionais, o comércio bilateral e os investimentos. Aprimorar nosso engajamento cultural será outra prioridade”, afirmou Gallagher.

Seguro Viagem Menor Preço

Carreira internacional

Foto oficial

Antes de chegar a Brasília, Martin Gallagher ocupou cargos de destaque na diplomacia irlandesa e em organismos internacionais:

  • Consular Director de Planejamento de Crises e Viagens Internacionais no Departamento de Relações Exteriores da Irlanda (2023-2025).
  • Deputy Permanent Representative na Missão Permanente da Irlanda junto às Nações Unidas em Nova York (2022-2023).
  • Coordenador Político na mesma missão (2018-2022).
  • Assessor sênior no Secretariado da ONU, atuando em segurança alimentar e nutrição (2015-2016).
  • Funções anteriores em Genebra, Liubliana e no governo irlandês em Dublin.
  • A experiência do diplomata combina áreas como política multilateral, direitos humanos, segurança alimentar, crises humanitárias e comunicação estratégica.

Sucessão e pioneirismo

Gallagher sucede a embaixadora Fiona Flood, a primeira mulher a chefiar a missão irlandesa no Brasil. Flood ocupou o cargo por dois anos, após ter atuado como vice-chefe de Missão em Londres e desempenhado funções de liderança em temas ligados à União Europeia, Brexit e migração econômica.

Sua nomeação foi considerada histórica para a diplomacia irlandesa, reforçando o avanço da participação feminina em cargos de alto nível.

Em 2023, Fiona Flood se tornou a primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil

A irlandesa Fiona Flood assumiu o posto histórico de primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil, em 2023, marcando um novo capítulo nas relações bilaterais entre as duas nações.

O governo brasileiro já tinha dado o sinal verde para a sua nomeação em 17 de abril de 2023, através da “concessão de agrément”.

Em resposta a essa confirmação, a Embaixada da Irlanda no Brasil comemorou a notícia com uma mensagem no Twitter: “Seja bem-vinda, Embaixadora Fiona Flood! Pela primeira vez, temos uma mulher como Embaixadora da Irlanda no Brasil! Que orgulho. Que os próximos quatro anos de mandato sejam frutíferos e de muitas realizações”.

A irlandesa Fiona Flood foi a primeira mulher a assumir o comando da Embaixada da Irlanda no Brasil. Reprodução: Twitter/X

Antes de ser nomeada para o posto em Brasília, Flood desempenhou papéis importantes em seu país natal. Ela atuou como vice-chefe de Missão na Embaixada da Irlanda em Londres e teve um papel ativo em assuntos relacionados ao Brexit e à União Europeia.

Além disso, ela dirigiu vários departamentos no governo irlandês, incluindo a Diretoria de Segurança, Conformidade e Coordenação do Departamento de Relações Exteriores e Comércio, bem como a chefia de Migração Econômica, Licenças de Trabalho e Secção UE/EPSCO no Departamento de Emprego, Empreendimento e Inovação.

Flood assumiu o cargo após a conclusão do mandato de quatro anos de Seán Hoy.

Maria Luisa Escorel e Fiona Flood em cerimônia oficial. Reprodução: Instagram (Gustavo Magalhães/MRE)

O que faz um embaixador?

Em termos gerais, o embaixador é como o “braço direito” do seu país em território estrangeiro. É ele ou ela que faz a ponte entre os governos dos dois países.

O embaixador cuida de muitas coisas importantes: desde ajudar a fazer acordos entre os dois países até promover a cultura e os interesses de sua terra natal. A ideia é fortalecer os laços em várias áreas como política, economia e cultura.

Flood começa agora um período muito importante da sua carreira, tanto para ela quanto para a diplomacia. Sua nomeação não é apenas histórica, mas também um sinal de avanço em questões como igualdade de gênero. Sem dúvida, isso trará algo a mais para o seu trabalho nos próximos quatro anos.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email