Talentos brasileiros integram festival de artes em Dublin

Talentos brasileiros integram festival de artes em Dublin

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

De 11 a 20 de abril de 2024, Dublin vai ser palco de mais uma edição do Five Lamps Arts Festival.

A 17ª edição do evento combina a rica história e tradição local com as culturas vibrantes das novas comunidades que vivem na área central de Dublin 1.

Mais de 200 artistas de 30 nacionalidades vão apresentar ao público uma variada agenda de eventos para todas as idades, que acontecerão em 15 diferentes espaços.

A programação inclui concertos, exposições, palestras, oficinas, rodas de conversa, sessões de cinema, marionetes, apresentações circenses, turismo guiado pela dentro da área do Five Lamps entre outras atrações.

Atrações brasileiras são destaque no festival

A agenda do festival mais uma vez apresenta artistas brasileiros que residem na Irlanda junto de outros talentos locais e internacionais, através de filmes, workshops, poesia, dança, e muito mais.

Poesia

Abrindo o festival no dia 11 de abril (quinta-feira), uma oportunidade imperdível para os amantes da literatura: a escritora irlandesa Mary O’Donnell irá ler trechos do seu livro “Massacre of the Birds’ traduzido para o Português “Onde Estão os Pássaros”.

A escritora brasileira residente em Dublin, Sara Ribeiro vai participar do evento lendo os poemas em Português. O evento Poetry in Translation (Poesia em Tradução) acontece na Charleville Mall Library, em Dublin 1, a partir das 18h, com entrada gratuita (mas reservar o ingresso no site é essencial).

Dança

Yves Lorhan, renomado dançarino profissional brasileiro, vai conduzir duas oficinas, a primeira sendo direcionada a homens e àqueles que se identificam como tal.

No dia 11 de abril, Men in Move (Homem em movimento): uma experiência projetada para promover o desenvolvimento pessoal e autoestima por meio da dança e da linguagem corporal.

No dia 12 de abril, a oficina Opening the Mind to Dance (Abrindo a Mente para a Dança) vai apresentar uma variedade de exercícios corporais para criar uma dança autêntica, livre de padrões fixos.

As duas oficinas acontecem a partir das 18h30, na Killarney Court Hall.

Yves também irá se apresentar no espetáculo Hyperactive – uma instalação de dança ao vivo, produzida pelo coreógrafo e fundador do Irish Modern Dance Theatre, John Scott. Apresentando um elenco diversificado de quatro dançarinos cujas origens vão da Broadway à dança de rua afro-brasileira.

Artes plásticas

O icônico The Dean Art Studio recebe no sábado, 13 de abril, dois eventos idealizados por brasileiras.

A partir das 15h, Thaís Muniz vai conduzir a oficina Turbante-se, que explora a rica história e técnica dos turbantes e amarrações, destacando as influências das culturas afro-atlânticas.

A partir das 18h, GO WITH THE FLOW, um evento inclusivo, da curadora brasileira Chiara Rucks. Uma experiência cultural com música, pintura, roupas e esculturas. Apresentando o melhor do ritmo do Brasil com a cantora Dani Daia, entre outros artistas.

Contação de histórias

Fernanda Ferrari “What to do on a rany day”

What to Do on a Rainy Day (O que fazer em um dia chuvoso) é uma atividade para famílias com crianças de 3 a 6 anos, produzida e estrelada pela brasileira Fernanda Ferrari.

Através da contação de histórias, fantoches e brincadeiras, narra a jornada da jovem brasileira Grace se adaptando aos desafios de morar na Irlanda. Na Charleville Mall Library, dia 13 de abril, às 10h. Entrada gratuita.

Dança contemporânea

Outra artista brasileira, Mariela Mira, especialista em dança contemporânea, vai conduzir duas oficinas no Liffey Trust Studios. No dia 15 de abril, o Contemporary Dance Workshop dará as boas vindas a todos os corpos, gostos e nacionalidades que amam a dança como arte e forma de expressão!

O Jazz Dance Workshop no dia 16, vai ser uma uma oportunidade para amantes da dança explorarem novas técnicas com uma especialista no assunto.

Teatro

A peça teatral Samba e Sunsets: Uma Extravagância Brasileira abre a noite do dia 17 de abril.

A produção da peça é formada por um time brasileiro, desde o escritor até o engenheiro de som e luz. Carlos Darzé e Murilo Ortunho são os fundadores do grupo de teatro CAMU.

A peça traz elementos do Brasil, Irlanda, Itália e a essência de cada indivíduo que já viveu longe da sua terra natal.

Cinema

Nas telas do Cinema Odeon, às 18h, o filme In the Vicinity of the Sun do coreógrafo irlandês John Scott, apresenta uma dança celebrada em grupo por meio de sete solos de dançarinos profissionais de diferentes origens.

O filme foi produzido durante a pandemia. O dançarino brasileiro Vitor Bassi é um dos artistas, o restante do elenco conta com artistas da República Dominicana, Irlanda e Zimbábue.

O filme faz parte de uma sessão dupla que inclui a exibição do curta-metragem Oscillation, apresentando alguns dos principais talentos da dança local.

Organização

Os brasileiros também estão na organização do evento. Marcela Parducci assina a produção com a diretora de artes irlandesa Roísín Lonergan.

O designer gráfico Eduardo Nogueira e a diretora de marketing Sany Dallarosa, e muitos voluntários de todas as nacionalidades, também integram a organização.

A programação completa pode ser vista aqui.

Sobre o Five Lamps Arts Festival

O Five Lamps Arts Festival é um festival de artes sem fins lucrativos. Um festival centrado na comunidade, localizado numa área desfavorecida e demograficamente diversa de Dublin.

A organização tem como objetivo promover experiências artísticas acessíveis, incentivar a participação e celebrar o interculturalismo e a diversidade.

O festival é um evento que acolhe todas as idades e culturas, para celebrar a diversidade e a inclusão através das artes.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email