Irlanda deporta 42 brasileiros, incluindo 15 que cumpriam pena de prisão

Irlanda deporta 42 brasileiros, incluindo 15 que cumpriam pena de prisão

edublin Press

1 hora atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O governo irlandês deportou 42 cidadãos brasileiros desde junho deste ano, sendo 15 deles pessoas que cumpriam pena de prisão no país.

A informação foi divulgada pelo Ministro da Justiça, Jim O’Callaghan, que afirmou que as deportações foram realizadas em voos comerciais.

Em entrevista à rádio RTÉ, O’Callaghan explicou que 15 brasileiros presos que foram deportados durante o verão provavelmente não teriam sido libertados se não fosse pelo fato de estarem sendo deportados.

Ele destacou que a medida é benéfica por liberar espaço nas prisões irlandesas, que operam “muito além de seus limites”.

Tradução Juramentada Online

O ministro esclareceu que essa medida não se aplica a presos em estágios iniciais de suas sentenças ou condenados por crimes graves.

Deportações em 2025

O ministro da Justiça informou que 2.713 ordens de deportação foram emitidas na Irlanda este ano, até o dia 29 de agosto.

Esse número representa um aumento significativo em relação às 1.285 ordens emitidas no mesmo período do ano passado.

No total, 1.386 pessoas foram retiradas do país por meio de “retorno forçado, retorno voluntário, etc.”.

A deportação dos brasileiros em voos comerciais se diferencia de outras operações recentes, como a deportação de 35 nigerianos em junho e de 32 georgianos em fevereiro, que foram realizadas em voos fretados.

O’Callaghan explicou que o uso de voos comerciais foi uma decisão estratégica, já que voos fretados exigem que todos os passageiros sejam do mesmo país.

O ministro salientou que a deportação de pessoas com ordens de deportação serve como um “recado claro” sobre a aplicação das regras, ressaltando que o sistema de asilo se torna “sem sentido” se não houver fiscalização.

Irlanda intensifica ações de deportação em larga escala com terceiro voo fretado em 2025

O governo irlandês realizou mais uma operação de deportação em larga escala na quinta-feira, 5 de junho, com o envio de mais 35 cidadãos nigerianos — entre eles 30 adultos e 5 crianças — em um voo fretado de Dublin para Lagos, na Nigéria.

Esta foi a terceira operação do tipo realizada em 2025, totalizando agora 106 pessoas removidas por meio de voos especiais desde fevereiro deste ano.

A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Justiça da Irlanda e executada com o apoio da An Garda Síochána (a polícia nacional), faz parte de uma política de imigração mais rígida, que busca reforçar o sistema migratório do país.

O ministro da Justiça, Jim O’Callaghan, afirmou que “a Irlanda tem um sistema de imigração baseado em regras, e é essencial que essas regras sejam aplicadas de forma eficaz”.

Voos estão sendo fretados pelo governo da Irlanda pra deportações em massa. Foto: Envato

Segundo o governo, antes da emissão de uma ordem de deportação, é oferecida às pessoas a opção de retorno voluntário, considerada a alternativa preferencial.

Caso a pessoa não aceite a proposta ou permaneça no país ilegalmente, medidas de remoção forçada são adotadas como último recurso.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Solicite uma tradução juramentada online!
Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email