Tudo o que você precisa saber para morar no México

Tudo o que você precisa saber para morar no México

Ana Carolina Brunelli

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você alguma vez na vida parou para pensar como deve ser a experiência de morar no México?

Se a resposta for sim, no artigo de hoje você vai descobrir quais são as possibilidades de viver legalmente no país, lembrando, claro, que os brasileiros que vão a turismo não precisam de visto dentro de um período de seis meses.

Ou seja, em 180 dias é possível aproveitar ao máximo a experiência de morar no México, com direito a aperfeiçoar o espanhol e ainda explorar paisagens incríveis.

Abaixo você confere como funciona a questão de visto para quem ultrapassa os seis meses, descobre curiosidades de algumas das melhores cidades para se viver no país e tem acesso a informações sobre como é possível estudar ou trabalhar no México sendo um estrangeiro.

Morar no México: que cidade escolher para viver?

Cidade do México é uma das principais escolhas para morar. Foto: Carlos Aguilar on Unsplash

Vamos começar pelas cidades?!

Veja três dos destinos mais indicados para morar no México:

Cidade do México

Não há como negar que a Cidade do México, capital do país e considerada a mais populosa, é também um dos destinos preferidos dos estrangeiros na hora de escolher onde morar no México.

O local possui mais de 8 milhões de habitantes e a explicação para chamar tanta atenção dos estrangeiros é simples: existem muitas opções de trabalho, estudo, lazer e pontos turísticos na Cidade do México, sem contar que o clima é bem agradável durante o ano inteiro.

Além disso, a capital é considerada o maior centro econômico, cultural e político do país, onde está localizada a sede do governo. Porém, como em todos os lugares, lá também possui alguns pontos negativos, sendo o principal deles a poluição destacada pelos moradores.

No entanto, a parte boa se supera, ainda mais quando se pensa em turismo. A Cidade do México é cheia de monumentos históricos impressionantes, parques super agradáveis e tem arte e cultura espalhadas por todos os cantos. Sem contar o fato de estar próxima de belezas naturais de tirar o fôlego.

Guadalajara

Guadalajara está na lista das principais cidades para morar no México. Foto: Roman Lopez on Unsplash

Outro enorme centro econômico do país é a cidade de Guadalajara, que possui clima quente e úmido, bem parecido com algumas cidades do Brasil, e que é um lugar que atrai bastante estrangeiros que desejam morar no México.
Guadalajara é bem forte no setor da indústria e possui um grande número de fábricas e empresas internacionais, especialmente no setor de Tecnologia da Informação.

Já na parte turística, a cidade literalmente exala a cultura mexicana e, por isso, destaca-se entre os principais destinos turísticos do país.

No campo dos estudos, há uma grande opção de instituições que oferecem cursos de idiomas, carreiras, mestrados e doutorados, tanto para os nativos, quanto para os estrangeiros.

San Luis Potosí

San Luis Potosí é mais uma das melhores cidades para se morar no México, e está situada a apenas 360 quilômetros da capital.

Com clima bem agradável e mercado de trabalho bastante aquecido no setor industrial e automotivo, San Luis é um lugar cheio de atrações turísticas, prédios históricos e praças lindíssimas e é o tipo de lugar que encanta qualquer viajante com sua arquitetura, sabe?

Por esses motivos, a cidade recebe muitos turistas de todos os cantos do mundo e tem como principais atrativos museus e parques onde é possível relaxar, andar de bicicleta e encontrar os amigos. Além disso, a oferta de cursos também é muito grande em San Luis, o que faz com que o número de estudantes aumente a cada ano.

Agora que você conheceu três opções de cidades incríveis para morar no México, vamos falar um pouquinho da parte burocrática para viver essa experiência?

Vistos para morar no México

Quem deseja morar no México por um período longo deve ter um visto de trabalho. Foto: Alexander Schimmeck on Unsplash

Como citado no início do texto, os brasileiros não precisam de visto dentro do período de seis meses em caso de permanecer no país apenas para turismo. Ou seja, quem deseja morar no México, mesmo que por 180 dias, e tem como objetivo trabalhar ou estudar, precisará dar entrada no processo de visto.

A Embaixada Mexicana está localizada em Brasília, e no site é possível verificar todas as informações e documentos que são necessários para tirar um visto para morar no México, se o seu objetivo for estudar ou trabalhar no país:

Visto de estudo

Brasileiros que querem morar no México e estudar no país, mesmo que por um período de 180 dias, devem obter um visto de longa permanência, que deve ser solicitado pessoalmente na embaixada mexicana do Brasil.

Para realizar a solicitação é necessário ter em mãos a carta da escola ou universidade, um extrato bancário autenticado ou certificado mostrando que tem pelo menos US$ 350 por mês durante a estadia e um certificado de boa saúde.

Atenção! O visto de estudante não permite trabalhar no país. Além disso, mesmo com o visto em mãos, ao chegar no México é preciso se registrar dentro de 30 dias no Cadastro Nacional de cidadãos estrangeiros.

Visto de trabalho

Para conseguir morar no México e trabalhar no país é preciso ser contratado por uma empresa mexicana e receber um salário. Com um trabalho acertado, aí sim é possível solicitar autorização prévia de permanência através do INAMI (Instituto Nacional de Migración).

Para obtenção da autorização do INAMI será necessário apresentar vários documentos da empresa mexicana e do estrangeiro e, claro, é fundamental que a empresa do México conheça com detalhe todo o processo.

A autorização emitida pelo INAMI, após aprovada, terá uma validade máxima de 30 dias. Portanto, é fundamental ficar atento ao prazo, pois caso passe a validade será necessário obter uma nova autorização para que o visto seja aprovado pelo consulado.

Após aprovada a autorização pelo INAMI é só confirmar se a mesma foi recebida pela repartição consular onde irá aplicar o visto.

Mais do que escolher a cidade onde deseja morar no México e decidir se pretende trabalhar ou estudar, é preciso de muito planejamento para realizar toda essa mudança. Por isso, abaixo você confere algumas dicas de como se organizar para morar no México!

Leia também: Intercâmbio no México: saiba como estudar e trabalhar no país

Planejamento para morar no México

Fazer uma universidade é uma das melhores formas de conseguir visto para morar no México. Foto: Roman Lopez on Unsplash

Mudar de país nunca é uma decisão fácil, isso é fato. Mas para quem tem o sonho de viver fora do Brasil, qualquer medo, insegurança ou possível perrengue se tornam pequenos perto da vontade de viver essa experiência, não é mesmo?

No entanto, é sempre bom tomar essa decisão com cautela e se preparar para os imprevistos.

Ou seja, se você deseja morar no México, vale lembrar que tudo precisa ser bem planejado para que você possa aproveitar ao máximo cada segundo.

  • Dica 1: Planejamento financeiro. Isso mesmo! Não dá para fazer as malas e ir morar no México sem entender qual é o custo de vida no país e quanto será necessário poupar para viver bem na cidade que escolher. Então, comece a colocar na ponta do lápis todos os possíveis gastos, somente assim conseguirá organizar as finanças e garantir maior segurança durante a mudança.
  • Dica 2: Pesquisar muito sobre o país e tentar contato com outros brasileiros que moram por lá, por exemplo, é uma forma de entender como é de fato morar no México, além de descobrir pontos positivos e negativos que podem até te ajudar na hora de escolher a cidade. Entre em grupos de Facebook e faça conexões no LinkedIn ou até mesmo no Instagram. Esses contatos podem te ajudar muito!
  • Dica 3: Mudar de país é literalmente começar uma vida do zero em um lugar completamente novo. Por isso, se morar no México está nos seus planos, a dica é começar a se informar sobre tudo o que é preciso fazer para ter uma vida lá. Escolher a cidade onde deseja viver, descobrir os melhores bairros, como funciona a questão de saúde e transporte, entre outras informações que podem tornar a sua experiência mais tranquila.

Siga o seu sonho de morar no México

E para tirar os seus planos de morar no México do papel, conte com o edublin! Nossas agências parceiras podem te ajudar com toda a parte burocrática e ainda oferecem dicas valiosas sobre moradia, estudo e trabalho.

Basta solicitar um Orçamento Fácil!

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar