Passagens aéreas baratas de madrugada: verdade ou mito?

Passagens aéreas baratas de madrugada: verdade ou mito?

Ana Carolina Brunelli

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Alguém já disse para você que comprar passagens aéreas de madrugada é mais barato? Afinal, muita gente afirma que, nesse período, é possível encontrar ótimos preços. Mas, se você tem dúvida se isso é realmente verdade ou se é somente mais um mito, hoje poderá descobrir se passagens aéreas são realmente mais baratas de madrugada.

Mas, antes de darmos essa resposta, é fundamental esclarecer que existe uma diferença entre pesquisar uma passagem aérea barata durante a madrugada e comprar uma passagem para voar de madrugada.

Ou seja, na primeira situação, você utiliza o período da madrugada para fazer pesquisas e encontrar um voo com preço mais em conta e, na segunda situação, você compra uma passagem para voar durante a madrugada. São coisas bem diferentes, certo?

Agora vamos ao que interessa!

Continue a leitura.

Leia também: Passagens aéreas baratas: onde, quando e como comprar

Passagens aéreas são mesmo mais baratas de madrugada?

Pesquisar por passagens aéreas baratas de madrugada não é garantia de melhor preço. Foto: Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Para a situação de pesquisar passagens aéreas de madrugada, a resposta é: nem sempre!

O que acontece é que, quando você aproveita a madrugada para buscar preços de passagens, esse é um horário em que pouquíssimas pessoas fazem as mesmas buscas que você. Ou seja, o site costuma operar melhor e os valores ficam mais vantajosos, pois a demanda é mais baixa.

Porém, perder o sono para buscar passagens aéreas baratas de madrugada nem sempre garante bons preços. Até porque, para as companhias, não é tão vantajoso fazer uma superpromoção em um horário com pouca gente acessando.

Agora, para a outra situação, como será que ficam os valores?

Comprar uma passagem aérea para voar no período da madrugada é mais barato?

Buscar passagens aéreas baratas para voar de madrugada pode, sim, ser uma vantagem. Foto: Giuseppe Famiani on Unsplash

A resposta é: sim! Os voos realizados na madrugada costumam ser mais baratos, pois não é um horário em que todo mundo deseja viajar. É aquela história: evitar os horários de maior tumulto é sempre uma forma de conseguir economizar um pouquinho, né?!

Por isso, é mais garantido conseguir passagens mais baratas comprando um voo que vai decolar no período da madrugada do que pesquisando por passagens de madrugada, entendeu?

Para as companhias aéreas, é muito mais interessante que os passageiros comprem nesse período, visto que há pouca movimentação nos aeroportos e os voos ficam mais vazios.

Nesse caso, se você não tem um compromisso importante que exige chegar ao destino final em um horário específico, certamente conseguirá passagens mais baratas se escolher voar de madrugada.

Lembre-se de que as passagens aéreas para viajar de madrugada são mais baratas, mas por uma questão de lógica: viajando entre 23h e 5h em território brasileiro, os aeroportos estão bem vazios e a procura é menor.

Agora, pesquisar por passagens aéreas na madrugada só vai garantir ter menos instabilidade no site e evitar quedas na página de navegação, visto que é um horário mais tranquilo na internet.

Existe momento certo para encontrar passagens aéreas mais baratas?

Não, pois as promoções podem acontecer a qualquer momento e, literalmente, não existe um dia ou horário específico para encontrar uma excelente promoção. Uma dica é acompanhar os e-mails enviados pelas companhias aéreas e pesquisar todo dia, para ver se de um dia para outro há mudanças de valor.

Vale a pena pesquisar por passagens aéreas baratas de madrugada?

Promoções de passagens aéreas baratas podem acontecer a qualquer momento e não apenas de madrugada. Foto: Austin Neill on Unsplash

Como mencionado anteriormente, não existe uma regra e nem sempre as passagens aéreas serão mais baratas pesquisando durante a madrugada. No entanto, há sites bem recomendados, por exemplo: PassagensPromo, Skyscanner, Kayak, entre outros.

É importante ter em mente que os preços das passagens são sempre muito dinâmicos e alteram bastante de acordo com o voo e horário. Além disso, para encontrar passagens aéreas mais baratas, o ideal mesmo é ter paciência e pesquisar muito as passagens nos mais diferentes sites e agências de turismo — ou nas próprias companhias, como a KLM, por exemplo — fazer várias cotações e observar se de um dia para outro vem ocorrendo grande alteração no valor do voo no qual você está de olho.

Outra dica é trocar milhas por passagens aéreas utilizando o 123Milhas.

Agora, se você já considerou acordar no meio da madrugada para encontrar passagens aéreas baratas, vale reconsiderar. É claro que você pode tentar uma vez ou outra, mas dificilmente as companhias fazem grandes promoções na madrugada. Certamente, você apenas conseguirá navegar melhor nos sites. Ou seja, talvez não valha a pena perder essas horinhas de sono, hein?

O que pode valer a pena financeiramente é considerar realizar um voo no período da madrugada para conseguir passagens aéreas mais baratas. Pesquise bastante, com antecedência, e em vários lugares diferentes. Essa, sim, é uma boa maneira de conseguir, de fato, economizar um pouco na compra de uma passagem aérea.

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já entendeu mais como e onde comprar passagens aéreas baratas, você pode começar o próximo passo do seu planejamento.

Portanto, que tal continuar pesquisando sobre seguro-viagem? Esse item é mais do que essencial para viagens dentro e fora do Brasil.

Agora, se a ideia é fazer intercâmbio, você pode encontrar dicas ótimas no nosso guia especial para vários países do mundo.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email