Brasil receberá ‘Portal’ que causou polêmica em Dublin e Nova York, diz autor à revista

Brasil receberá ‘Portal’ que causou polêmica em Dublin e Nova York, diz autor à revista

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O controverso “The Portal”, que conecta Nova York e Dublin em tempo real, deverá fazer em breve uma visita ao Brasil.

De acordo com Benediktas Gylys, criador do projeto artístico-tecnológico, em entrevista à revista Época Negócios, o Brasil será o próximo país a ganhar a exposição que utiliza de um monumento com uma tela que liga duas cidades 24 horas, sete dias na semana.

“Todo mundo está obcecado com a história de Dublin e Nova York, mas quero passar uma mensagem sobre países se unindo, para criar o maior trabalho de arte do mundo. O Brasil será o próximo”, afirmou ele à revista.

Brasil será o próximo país a receber intervenção de artista que criou o portal, diz revista. Imagem: montagem

Dublin e Nova York não foram as primeiras localidades a se ligarem por meio do portal. Cidades da Polônia e Lituânia já foram interligadas pelo projeto.

Segundo o artista, a instalação deveria simbolizar a união entre povos, mas foi usada de maneiras imprevistas, como a exibição de imagens dos ataques terroristas de 11 de setembro e de uma influenciadora que mostrou os seios.

As atitudes resultaram no desligamento do portal pelas autoridades de Nova York e Dublin por alguns dias, mas ele já foi religado, com as equipes tomando atitudes para que o mau comportamento não ocorra novamente.

Portal virtual que liga Dublin e Nova York é notícia no mundo após ‘comportamento inadequado’

Instalação fica instalada na O’Connell Street do meio de maio até o outono. Foto: Divulgação

O portal virtual que liga Dublin e Nova York por meio de uma tela online 24 horas foi suspenso temporariamente após menos de uma semana em operação devido a episódios de “comportamento inadequado”.

A escultura tecnológica, inaugurada em 8 de maio de 2024, proporciona uma transmissão ao vivo contínua em telas circulares nas duas cidades, permitindo uma conexão em tempo real entre os moradores de Nova York e Dublin.

No entanto, o projeto foi interrompido após alguns usuários utilizarem o espaço para exibir palavrões, gestos ofensivos e até ficarem nus.

O episódio mais chocante, no entanto, ocorreu quando um adolescente subiu na escultura em dublin e usou o celular para mostrar imagens dos ataques de 11 de setembro aos espectadores que estavam em Nova York.

Por outro lado, em Nova York, uma adolescente causou polêmica ao mostrar os seios para quem acompanhava o portal em Dublin.

Conselho de Dublin afirma que maior parte das interações foram adequadas

Adolescente mostrou os seis em Nova York por meio do Portal que liga a cidade com Dublin. Imagem: Reprodução/X

O Conselho Municipal de Dublin informou que a instalação foi desligada temporariamente para tratar problemas.

“Embora não possamos controlar todas as ações dos usuários, estamos implementando soluções técnicas para resolver esses problemas”, declarou o Conselho Municipal de Dublin.

A Flatiron Nomad, parceira no projeto, também afirmou que fará atualizações de software para impedir comportamentos inadequados na transmissão ao vivo e aumentará a presença de funcionários e barreiras no local para evitar que pessoas interfiram no Portal.

Os organizadores destacaram que a “grande maioria dos visitantes se comportou de maneira adequada e apreciou o sentimento de alegria e conexão que essa obra de arte pública busca inspirar.”

O comportamento inadequado dos espectadores foi notícia em boa parte do mundo, inclusive em sites brasileiros.

Portal misterioso vai conecta Dublin a Nova York por meio da tecnologia

Dublin recebeu uma ação um tanto misteriosa. A ideia, totalmente inovadora, conecta a capital irlandesa à vibrante cidade de Nova York em tempo real por meio de um portal.

Conhecido como The Portal (O Portal), esta escultura revolucionária foi instalada na O’Connell Street, próximo ao GPO e ao Spire, conectando quem passar por lá, diretamente, com o bairro Flatiron, de Nova York.

Tecnologia de ponta é usada para criar uma ponte visual entre as duas cidades, permitindo uma conexão instantânea apesar dos milhares de quilômetros que separam as duas realidades.

The Portal conecta Dublin com a cidade de Nova York. Foto: Divulgação

Criado pelo renomado artista e empreendedor lituano Benediktas Gylys, The Portal representa um convite para explorar e se conectar com outras pessoas ao redor do mundo, proporcionando uma sensação de unidade e conexão global.

Além da conexão em tempo real, uma programação diversificada de eventos deve ocorrer próximo ao local, incluindo performances culturais, permitindo que os espectadores em uma cidade apreciem as atividades realizadas na outra.

A instalação também faz parte do programa de eventos que ocorrerá como parte da recente designação de Dublin como Cidade Europeia do Turismo Inteligente 2024.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email