Quando começa a primavera na Irlanda?

Quando começa a primavera na Irlanda?

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Os dias mais curtos e geladíssimos ficam para trás. O sol começa a se por mais tarde e as árvores começam a ficar verdinhas novamente. A primavera na Irlanda é tempo de respirar o ar fresco irlandês e apreciar o amanhecer e o entardecer do sol, que são bem mais belos durante essa estação, que também é bem menos chuvosa.

Ao mesmo tempo, é preciso se cuidar. A “hay fever” (alergia ao pólen) costuma atacar quem já apresenta crises alérgicas ou, até mesmo, quem nunca teve nada. A gente fala sobre isso mais abaixo.

Mas vamos primeiro entender as diferenças que existem quando termina o inverno e começa a primavera na Irlanda, ou outras estações do ano.

Em 2024, a estação mais florida do ano dá seu “start” oficial em 20 de março, quando acontece o chamado “spring equinox” (ou equinócio de primavera) no hemisfério norte.

Porém, tradicionalmente, boa parte dos irlandeses segue o calendário gaélico e considera que a primavera começa mais cedo, no primeiro dia de fevereiro.

Continue aí que vamos explicar tudo!

Estações do ano segundo os astrônomos

Primavera na Irlanda começa no dia 20 de março de 2024 de acordo com a astronomia. Foto: Katherine McCormack/Unsplash

Os astrônomos seguem os fenômenos solstício e equinócio, que significam a posição do sol em relação à Terra.

Quando é outono ou primavera nos hemisférios, significa que a Terra é iluminada igualmente pelo sol. No caso do solstício de verão, o sol tende a iluminar mais uma parte que a outra, causando o verão e o inverno.

Então, para os astrônomos, a partir do dia 20 de março de 2024, com a chegada da primavera na Irlanda, a Terra será iluminada igualmente pelo sol, ou seja, equinócio, que vai mudando até o próximo solstício, que acontece em junho, quando começa o verão no Hemisfério Norte e o inverno no Sul.

Essa é a forma oficial de se definirem as estações do ano nos hemisférios.

Leia também: 5 destinos para aproveitar a primavera na Europa

Estações do ano segundo os meteorologistas

Os meteorologistas usam o calendário gregoriano para dividir o ano em quatro períodos iguais para ajudá-los na previsão do tempo.

Para eles, o verão irlandês termina no dia 31 de agosto e o outono começa em 1º de setembro, seguindo até 30 de novembro, quando tem início o inverno, que vai até o primeiro dia de março, quando a primavera começa.

Estações do ano segundo os irlandeses

Definição das estações do ano na Irlanda depende de meteorologistas, astrônomos e da própria sensação térmica. Foto: Katherine McCormack/Unsplash

Outra forma de definir as estações do ano na Irlanda é seguir o calendário irlandês (gaélico).

Para muitos que vivem na Ilha, os invernos são mais longos que outras estações, que são guiadas pelo calendário gaélico.

Os antepassados dos irlandeses usavam esse calendário baseado na colheita das fazendas, no desabrochar das flores e no cair das folhas, além do movimento do sol.

No calendário gaélico irlandês, as estações ficam assim:

Leia também: 5 razões para chegar à Irlanda na primavera

O que é a hay fever?

Recomenda-se tomar medicação para minimizar a presença de alergias durante a primavera na Irlanda. Foto: Adamgregor | Dreamstime

A alergia sazonal pode ser identificada por meio de sintomas que afetam as vias aéreas. Por isso, ela costuma ser facilmente confundida com doenças respiratórias.

Os sintomas mais comuns são: espirros; tosse; coceira na garganta, olhos e nariz; congestão nasal; sensação de pressão nos ouvidos; dor de cabeça; dor de garganta e os olhos lacrimejando sem razão aparente.

Mas não se preocupe! Por ser bem comum, é fácil encontrar medicamentos para combater o mal durante a primavera na Irlanda. A gente fala mais um pouco sobre esse assunto neste artigo.

Próximos passos para seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Onde morar em Dublin?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email