Enviar dinheiro para o exterior: como utilizar os sistemas de remessa online

Enviar dinheiro para o exterior: como utilizar os sistemas de remessa online

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um dos grandes desafios para quem precisa transferir valores do Brasil para o exterior é a maneira como isso pode ser feito. Muitos optam pela forma mais fácil, ou seja, utilizando um aplicativo de celular.

Afinal, sair de casa com um montante de dinheiro no bolso e ir até uma casa de câmbio ou um banco para comprar uma moeda estrangeira é coisa do passado.

Com a tecnologia, hoje é muito mais fácil fazer uma transferência de reais para euros ou euros para reais com apenas alguns cliques pela internet.

Prova disso, são os milhões de usuários que utilizam serviços online para transferência de dinheiro todos os dias.

Com taxas mais baixas e cobranças reduzidas, os websites estão cada vez mais procurados do que casas de câmbio tradicionais e prometem ser o futuro das trocas de moedas.

O edublin mostra agora o que é importante saber na hora de escolher um fornecedor de remessas online e quais são as vantagens deste tipo de serviço.

Por que fazer as transferências de dinheiro online?

Transferência de dinheiro online é uma forma segura, rápida e prática de comprar moeda estrangeira. Foto: Pxhere

Quebrar a cabeça para saber qual banco possui a melhor taxa de transferência de moeda não é mais necessário.

Muito menos sacar dinheiro e ir até casas de câmbio ou agências bancárias para que um valor específico seja transferido de uma moeda estrangeira para o Real ou vice-versa.

A tecnologia hoje permite que os usuários façam a transferência online por meio de poucos cliques e com as melhores taxas bem em frente à sua tela.

Quais as vantagens das transferências online?

  • Enviar dinheiro para o exterior ou vice-versa;
  • Custos de transação menores e mais transparentes, sem marcação à taxa de câmbio real;
  • Envios rápidos, em até 24 horas, em comparação a bancos que demoram até uma semana;
  • Organização e agilidade nos aplicativos e websites;
  • Envio direto à conta bancária desejada;
  • Transações comerciais e pessoais disponíveis.

Qual empresa contratar?

A escolha de uma empresa para remessa online será crucial para uma boa experiência ao enviar uma remessa internacional. Foto: VectorMine | Dreamstime.com

Você sabe quem está realmente por trás da sua operação de envio de dinheiro para o exterior? É uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil?

Antes de contratar um serviço tão importante como o de um fornecedor de remessas, é preciso saber com quem você deixa o seu dinheiro.

Por isso, pesquise no site da empresa ou pergunte você mesmo nas centrais de comunicação quem são, de fato, as instituições que fazem as transferências.

Quando tiver os nomes dessas companhias, faça uma pesquisa no site do Banco Central para ver se elas são realmente autorizadas para funcionar no Brasil.

Caso você não encontre essa informação, desconfie. Há muitos riscos envolvendo uma transação bancária por uma empresa que não tem aval do Banco Central para funcionar.

Você poderá ter problemas como cair em um golpe, seu dinheiro nunca chegar ao destino final ou até mesmo obstáculos com a Receita Federal por remessa ilegal de divisas.

Esses problemas também são comuns quando quem quer enviar remessa do Brasil para o exterior opta por amigos, pessoas desconhecidas ou até modelos baseados em criptomoedas.

Qual a experiência de câmbio da empresa escolhida?

Outras perguntas que você deve ter em mente ao escolher uma empresa para envio de remessas são: mas será que ela tem experiência em câmbio? Realiza outras modalidades de serviços nessa área ou faz apenas remessas?

A resposta negativa para elas mostra que é preciso desconfiar. Grandes empresas de câmbio têm mais estabilidade de serviço, menor risco e normalmente maior agilidade. Isso porque elas têm experiência.

Afinal de contas, uma empresa que já trabalha há anos na realização de diversos tipos de operação de câmbio, ou seja, que apresenta um grande volume em câmbio comercial, é, com certeza, uma empresa mais segura para confiar o seu dinheiro em uma transação.

Fique de olho no atendimento ao cliente

Uma empresa que já trabalha há anos é mais segura para confiar o seu dinheiro em uma transação. Foto: VectorMine | Dreamstime.com

O que acontece quando alguém enfrenta um problema em uma empresa? É preciso entrar em contato com o temido suporte ao cliente. Imagina se algo não sai como o planejado e esse atendimento é ruim ou simplesmente não existe?

Em outras palavras, é preciso saber que existe um ser humano do outro lado da linha que vai ajudar a resolver o seu problema.

E se o telefone não funcionar? Em que porta você vai bater para ser atendido? Essa empresa é virtual ou tem lojas físicas no Brasil?

Pontue todas essas questões antes de fechar negócio!

Qual será o caminho do seu dinheiro no exterior?

Já falamos que é importante a empresa ter uma boa parceria no Brasil, mas e no exterior? A importância é a mesma. Muitas vezes, o fornecedor principal em terras internacionais não é conhecido do usuário.

Afinal, não é todo mundo que faz transações de dinheiro para o exterior sem o intermédio de uma corretora de câmbio.

Por isso, é importante pesquisar como será o destino da transferência e como ele chegará até o seu respectivo objetivo. Mesmo uma marca forte no Brasil pode não ter uma boa parceria na outra ponta, ou seja, no destino.

Ao descobrir o nome da empresa parceira no exterior, pesquise onde fica sua sede, em quantos países ela atua e os contatos.

Como são os custos e taxas envolvidos com a operação para enviar dinheiro do Brasil para o exterior?

Pesquise como as empresas funcionam quando o assunto é dinheiro do Brasil para o exterior. Foto: VectorMine | Dreamstime.com

Esse é um dos pontos mais importantes da operação. Você já deve conhecer o imposto sobre transferências internacionais de moeda. Mas não custa lembrar:

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um imposto federal. Se você comprar ou vender moeda estrangeira, a alíquota é 1,1% do valor total.

Vale dizer que moedas diferentes têm cotações e regulamentações diferentes. Por isso, o preço praticado será diferente na maioria dos casos.

Procedimento de envio de documentos para mandar dinheiro do Brasil para o exterior

Toda e qualquer transação internacional de moedas requer a apresentação de alguns documentos, seja para comprar moeda estrangeira em uma casa de câmbio ou para fazer uma transferência online por meio de um aplicativo.

Muitas vezes, o processo é simples e isso não significa descumprimento das exigências regulatórias do Banco Central. Mas algumas empresas são mais burocráticas nesse processo e podem levar muitos dias para aprovação de um cadastro.

Em outros casos, ao querer agilizar demais, descumprem a legislação. Por isso, é preciso encontrar um meio-termo.

O importante é escolher uma empresa que faça a solicitação de forma simples — online, por exemplo — e aprove com segurança os seus dados, dentro da lei e sem burocracia.

Tenha todos os documentos para agilizar o processo de transferência. Foto: VectorMine | Dreamstime.com

Geralmente, as informações e os documentos necessários são:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • telefone;
  • RG ou número do passaporte;
  • dados bancários — atenção: para a Europa, será necessário o IBAN da conta;
  • caso o destinatário do seu envio esteja no Brasil, você vai precisar informar o número do CPF da pessoa;
  • e-mail.

Qual o tempo da operação para enviar dinheiro do Brasil para o exterior?

Se você estiver no Brasil e quiser enviar uma remessa para a Irlanda, quanto tempo isso vai levar? Essa é a principal pergunta que um cliente faz a uma empresa de transferência de valores na hora de fechar negócio.

Claro que não será de uma hora para outra. Se for, desconfie! Mas também não é preciso demorar uma eternidade. As empresas de remessa costumam demorar poucos dias para enviar dinheiro entre países.

Assim como a aprovação de documentos, é preciso encontrar um meio-termo.

Transferências online no Brasil e no exterior

Existem diversas empresas que trabalham com transferência online de moeda e envio de dinheiro ao exterior ou ao Brasil.

No Brasil, entre as que mais aparecem como preferidas para a realização de transações, está a Remessa Online.

Saiba se a empresa que você pesquisa está associada à Abracam. Foto: VectorMine | Dreamstime.com

Como funciona?

Utilizar o serviço de transferência de moeda online é fácil e rápido. Basta ter em mãos documentos pessoais para o registro e informações bancárias do remetente e do destinatário.

Para uma transação mais rápida, um aplicativo de banco para pagamento é recomendado.

Remessa Online

A Remessa Online já soma mais de R$ 21 bilhões enviados mundo afora. O envio de dinheiro pode ser feito em poucos passos e o site é certificado pelo Banco Central do Brasil. Em até 2 dias úteis o dinheiro estará na conta.

Ela também conta com as melhores taxas, transação rápida, segura e faz o cliente economizar até oito vezes mais, além de fazerem transferências internacionais para mais de 98 países.

Entre os serviços mais comuns da Remessa Online, estão as transferências. É possível mandar dinheiro para pessoas físicas no exterior ou receber valores de contas em outros países na sua conta do Brasil.

Além disso, é possível pagar por serviços ao redor do mundo e fazer investimentos no exterior ou resgate de rendimentos de aplicações internacionais.

Empresas também podem receber dinheiro de serviços prestados no exterior, comprar imóveis e até pagar aluguéis.

Você consegue fazer a cotação da transferência na hora. Foto: Reprodução

Como utilizar a Remessa Online

  1. Faça o seu cadastro na plataforma – leva menos de dois minutos (valores elevados exigem um cadastro mais completo);
  2. Selecione a categoria da transferência. Para garantir a segurança e a regularidade das transferências internacionais, é preciso informar o motivo das remessas;
  3. Informe os dados da conta de destino, como o nome do beneficiário e os dados do banco que receberá o dinheiro no exterior;
  4. Confirme o valor do envio. Você pode fazer isso quando quiser, de acordo com a taxa de câmbio do momento;
  5. Transfira o valor em reais. Faça uma transferência TED para a Remessa Online no valor que você deseja enviar. O dinheiro chegará na conta de destino em até 2 dias úteis após a identificação do pagamento.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar