Roma em 3 dias: guia de viagem pela capital da Itália

Roma em 3 dias: guia de viagem pela capital da Itália

Ana Carolina Brunelli

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A pergunta que não quer calar é: Roma em 3 dias vale a pena? Mas é claro que sim! Aliás, se até em 24 horas vale, imagine em 3 dias!

E para provar que é possível aproveitar a capital da Itália em pouco tempo, abaixo você pode conferir um roteiro incrível e que contempla as principais atrações da cidade, incluindo, claro, o famoso Vaticano, sede da igreja católica romana e onde você provavelmente poderá encontrar o Papa Francisco se estiver com sorte.

Agora vamos ao que interessa: Roma em 3 dias!

Roma em 3 dias: dia 1

Coliseu é ponto imperdível no seu roteiro de 3 dias em Roma. Foto: Jorge Fernández Salas / Unsplash

Uma coisa é certa: o que não falta em um roteiro por Roma são igrejas, praças e muita história.

Afinal, literalmente todos os cantos da cidade já foram palco de importantes momentos da história do país. Ou seja, o destino é um prato cheio para quem adora voltar no tempo e vibra em poder ver de perto esses lugares.

Agora salva aí: para o primeiro dia, vale incluir os seguintes pontos turísticos no roteiro.

Coliseu

O famoso Coliseu é um dos monumentos mais emblemáticos para se visitar em Roma e não pode ficar de fora de um passeio pela cidade. Localizado no centro histórico, a atração era considerada, no passado, o anfiteatro dos romanos, com capacidade para até 50 mil espectadores.

No entanto, o Coliseu também foi palco de muito sangue, pois lá aconteciam os combates de gladiadores, lutas animais e jogos romanos, que sempre resultavam em muitas mortes.

Por esses motivos, o local ficou conhecido como um dos maiores símbolos do império romano e é um dos pontos turísticos mais visitados.

Fórum Romano

Bem próximo do Coliseu está o Fórum Romano. Aliás, muitas vezes, o ingresso adquirido no Coliseu também inclui acesso ao Fórum, viu?

E para quem não sabe, o Fórum Romano era o antigo centro da cidade na época do império romano. Porém, nos dias atuais, o lugar é cheio de ruínas, onde antigamente eram os mercados e edifícios religiosos e administrativos.

Para entender melhor a história por trás de cada ruína, sem dúvida vale a pena uma visita guiada.

Piazza Venezia

Roma em 3 dias precisa ter uma visita na Piazza Venezia. Foto: Michele Bitetto / Unsplash

Depois de visitar o Fórum Romano, uma rápida caminhada te leva à Piazza Venezia, uma das mais famosas praças da capital da Itália e onde é possível admirar o gigantesco Monumento Victor Emmanuel II, um edifício de mármore branco dedicado ao primeiro rei da Itália.

Ao lado da praça, encontra-se também a famosa coluna de Trajano, com baixos-relevos que retratam as conquistas militares do imperador Trajano.

Bairro Trastevere

Nada como finalizar o primeiro dia de passeio em Trastevere, um dos bairros mais charmosos de Roma.

Com clima boêmio e cheio de opções de restaurantes, o lugar é realmente muito agradável e perfeito para quem quer degustar uma boa taça de vinho, acompanhado de uma bela massa italiana.

Leia também: Como fazer intercâmbio na Itália?

Roma em 3 dias: dia 2

Pantheon é atração imperdível para sua viagem à Roma. Foto: Christopher Czermak / Unsplash

No segundo dia, o foco vai estar em monumentos que fazem parte da mitologia romana, além do ponto turístico mais visitado da cidade e praças incríveis, é claro!

Pantheon

Um dos edifícios mais bem preservados de Roma é também uma atração imperdível e pode estar no topo da sua lista de passeios do segundo dia pela cidade.

O Pantheon foi criado para ser um lugar dedicado a todas as divindades da mitologia e tornou-se uma igreja cristã no século 7. Quem decide aproveitar a entrada gratuita tem a chance de apreciar sua imensa cúpula, que oferece ao local uma iluminação especial.

Além disso, no Pantheon é possível visitar os túmulos de Rafael (o famoso artista do local) e de Victor Emmanuel II (primeiro rei da Itália).

Piazza Navona

Depois de admirar a grandiosidade do Pantheon, é hora de andar apenas alguns passos até a Piazza Navona, uma das mais bonitas da cidade.

Na Piazza Navona, você pode ver de perto três famosas fontes: Fontana dei Quattro Fiumi; The Fontana del Nettuno e The Fontana del Moro.

Além disso, a praça é um ótimo local para relaxar e desfrutar ótimos restaurantes. Resumindo, a Piazza Navona é um daqueles lugares que fazem você querer voltar mil vezes para Roma.

Fontana de Trevi

Fontana de Trevi é atração mais visitada em Roma. Foto: Fabio Fistarol / Unsplash

A imperdível Fontana de Trevi é bem próxima do Pantheon. Isso significa que é possível conhecer as duas atrações no mesmo dia.

A Fontana de Trevi é uma das mais famosas da Europa e conhecida mundialmente pela tradição de jogar duas moedas: uma para fazer um pedido e outra para garantir o retorno a Roma. O local é cheio de lendas, mas a verdade é que não há quem conheça a Fontana de Trevi e não se apaixone pela beleza do lugar.

No entanto, saiba que dificilmente essa atração estará vazia, pois é um dos pontos turísticos mais visitados da capital.

Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna é considerada uma das mais charmosas praças da cidade e está localizada ao pé da escadaria que conduz à igreja Trinità dei Monti.

Aliás, a belíssima escadaria é o lugar perfeito para uma pausa no passeio e para tirar aquela foto de recordação, sabe? Aproveite e faça isso quando estiver lá!

Leia também: Cidadania italiana: como iniciar o processo?

Roma em 3 dias: dia 3

Roma em 3 dias: inclua Vaticano no seu passeio. Foto: Ondrej Bocek / Unsplash

Dia de entrar em contato com as maravilhas do Vaticano, além de aprender mais sobre a história da Itália e da própria igreja católica.

Castelo Sant’Angelo

A dica para o terceiro e último dia na capital da Itália é começar o visitando o Castelo Sant’ Angelo, situado bem próximo ao Vaticano.

O Castelo Sant’Angelo foi construído pelo imperador Adriano para servir de mausoléu e, posteriormente, passou a desempenhar um importante papel militar, chegando a servir de refúgio para os papas durante as invasões. Para se ter uma ideia, até existe um acesso direto ao Vaticano. A visita vale a pena, mas o que impressiona mesmo é a vista da parte de cima do castelo.

Vaticano

Uma das atrações mais esperadas por quem decide viajar para Roma certamente é o Vaticano, a sede da igreja católica e a casa oficial do Papa.

O Vaticano é considerado uma cidade-estado e é também um dos lugares mais visitados de toda a Itália. No entanto, é claro que, em apenas algumas horas, não é possível conhecer todas as suas atrações. Porém, em pouco tempo, é possível visitar alguns de seus museus e, ainda, ver de perto a famosa Capela Sistina.

Ou seja, é parada obrigatória em uma viagem para Roma!

Museus do Vaticano

São mais de 13 museus agrupados em um enorme edifício de quase 7 quilômetros de comprimento e há inúmeros percursos para se fazer, sendo que as durações das rotas variam de uma até cinco horas de visita.

A notícia boa é que qualquer percurso escolhido termina na Capela Sistina, que ganhou fama devido às pinturas em afrescos, em especial a da parede do altar, conhecida como “Juízo Final”, pintada por Michelangelo.

Dicas para curtir Roma em 3 dias

Para curtir Roma em 3 dias, utilize o Roma Pass, que vai ajudar você a economizar tempo. Foto: Julia Solonina / Unsplash

Para aproveitar ao máximos Roma em 3 dias, uma dica valiosa é adquirir o Roma Pass. Além de dar acesso aos diferentes meios de transporte, como ônibus, metrô e trem, ele ainda serve como ingresso para várias atrações e tem um diferencial: direito a furar fila.

O Roma Pass vale em praticamente todas as atrações de Roma, com duas exceções: o Vaticano e a Galleria Borghese.

Uma boa maneira de usar o Roma Pass é aproveitar uma de suas versões para a atração mais procurada: o Coliseu/Fórum Romano, que conta como uma única atração. Essa é uma estratégia inteligente para evitar as enormes filas do local.

Conheça as duas versões do Roma Pass

  • Versão de 72 horas: quem escolhe essa opção tem direito a 72 horas de transporte público ilimitado, duas atrações gratuitas e 20% de desconto a partir da terceira atração visitada.
  • Versão de 48 horas: já quem opta pela versão de 48 horas tem transporte público ilimitado, uma atração gratuita e 20% de desconto a partir da segunda atração visitada.

Leia também: Veneza, um dos destinos mais românticos da Europa

O verdadeiro gelato italiano

Gelato italiano é dica gastronômica durante seu passeio por Roma em 3 dias. Foto: Juliana Malta / Unsplash

Outra dica importantíssima: não há como ir a Roma e não provar os maravilhosos gelatos italianos. Por isso, pesquise sobre as melhores sorveterias da cidade e, entre uma atração e outra, encaixe no roteiro uma pausa só para provar com calma os deliciosos sabores.

Viu só como Roma em 3 dias vale a pena e como é possível conhecer as principais atrações da cidade em apenas 72 horas?!

É claro que há muitos outros lugares que merecem uma visita. Porém, pense que o fato de não conseguir explorar tudo em uma única passagem pela cidade é só mais um motivo para não demorar para voltar.

Ah, não esqueça de fechar seu seguro-viagem antes de embarcar.

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar