Sentir culpa também faz parte do intercâmbio

Sentir culpa também faz parte do intercâmbio

Colaborador E-Dublin

5 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quando você decide fazer um intercâmbio, uma chuva de sentimentos invade seu corpo e a sua mente, principalmente se for a primeira vez que você sai do país ou a primeira vez que você anda de avião — o meu intercâmbio foi cheio dessas primeiras vezes!

O intercâmbio é uma oportunidade para se conhecer melhor. foto:shutterstock

O intercâmbio é uma oportunidade para se conhecer melhor. Foto: Shutterstock

Mas meu texto hoje não é para falar da pré-viagem, mas sim do que acontece durante ela. Se você, assim como eu, durante seu intercâmbio decidiu que sua vida fazia um pouco mais de sentido naquele novo país, por qualquer motivo que seja, e que agora você quer que essa vida “temporária” se torne cotidiana, eu já te aviso: uma nova onda de sentimentos vai surgir depois dessa decisão.

Mas eu quero falar de um sentimento específico — e não, não é de saudade, mas, sim, de culpa. Assim como a sua vida continua no novo país, a de quem ficou no Brasil também. Seus amigos vão se casar, alguém pode ficar doente, alguém vai ter filho, alguém pode morrer. É a lei natural das coisas. Porém, nós, brasileiros, somos muito apegados a quem amamos e, por isso, quando uma dessas coisas acontece, a gente se pega pensando em fazer mil loucuras só para estar presente.

E muitos dos que ficaram, esses aí que casam, têm filhos, etc., não conseguem entender como a gente não pode estar presente neste momento tão único — é nessas horas que a culpa aparece. Eu vivi situações assim quando estava na Nova Zelândia: como assim eu não estaria no Brasil para o casamento da minha melhor amiga? Para formatura do meu irmão? Para visitar minha avó no hospital? Quando nos deixamos levar por essas indagações, aquela decisão que fizemos lá no começo dá uma bambeada, e você começa a se sentir culpado.

Cedo ou tarde, a culpa vai fazer parte do seu intercâmbio. Prepare-se. Fonte: © Brandinharris78 | Dreamstime

Cedo ou tarde, a culpa vai fazer parte do seu intercâmbio. Prepare-se. Fonte: © Brandinharris78 | Dreamstime

É claro que eu queria estar presente em todos esses eventos, mas a minha escolha em ficar não me faz amar menos ninguém nem com que eu me preocupasse menos. Eu sabia da minha realidade, de como funcionava a imigração e de como uma viagem para o Brasil seria algo impossível naquele momento, seja financeiramente, seja porque simplesmente não dava.

Você sabe da sua realidade. É aquela velha história… A maioria das pessoas só enxerga aquela foto bonita do Instagram e acha que essa é a nossa realidade 100% do tempo. Afinal, se você tem dinheiro para viver e viajar no exterior, por que não pode voltar só um final de semana?

Não podemos nos sentir culpados em fazer uma escolha sobre a nossa própria vida, sobre os nossos sonhos. A culpa vai aparecer algumas vezes, mas é preciso lembrar que você vem em primeiro lugar e que seus objetivos e o que você precisa para conquistá-los exigem alguns sacrifícios.

Isso não te faz uma pessoa ruim, mas sim uma pessoa com maiores chances de realizar seus sonhos.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Nathalia Souza,

Ela tem 27 anos é publicitária, escritora de textos em bloquinhos de nota, descobriu no intercâmbio o que realmente faltava na sua vida e decidiu que essa seria a sua.

Veja também

Quanto custa e como pagar por um intercâmbio


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email