Sexta-feira Santa e Páscoa: em quais dias é feriado na Irlanda?

Sexta-feira Santa e Páscoa: em quais dias é feriado na Irlanda?

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Praticamente em todos os anos, existe uma confusão entre quando é feriado na semana de Páscoa na Irlanda. A primeira confusão fica por conta das datas, que mudam ano a ano, conforme o calendário gregoriano.

A Páscoa acontece sempre no domingo após a primeira lua cheia depois ou em 21 de março.

Outra dúvida frequente é por conta da Sexta-Feira Santa, quando é feriado oficial em diversos países cristãos pelo mundo, mas não é na Irlanda.

Em 2024, a Sexta-Feira Santa será no dia 29 de março. O Domingo de Páscoa será no dia 31 de março.

Mas é feriado? Vamos entender tudo isso?

Sexta-feira Santa é feriado na Irlanda?

Sexta-Feira Santa, data que marca a morte de Jesus no calendário cristão, não é feriado público na Irlanda. Foto: Alicia Quan on Unsplash

Apesar de ser uma data importante no calendário cristão, a Sexta-feira Santa não é feriado (public holiday) na Irlanda e não consta no Organisation of Working Time Act 1997 (Lei da Organização do Tempo de Trabalho).

Algumas empresas, porém, têm liberdade de dar folga a seus funcionários. Mas isso não é uma regra. Ou seja, não há um pagamento extra para trabalhar na Sexta-Feira Santa. E se o funcionário quiser mesmo uma folga, terá que abrir mão de um dia das férias anuais. Claro, tudo também vai depender do contrato de trabalho.

Alguns setores, tradicionalmente, dão folga a seus funcionários. É o caso dos bancos, que permanecem fechados na Sexta-feira Santa, assim como funcionários do setor público, que também têm folga.

As escolas e universidades na Irlanda têm uma mini-férias neste período, chamada “Férias de Páscoa”, e permanecem fechadas durante toda a semana. Consequentemente, muitos funcionários que trabalham no setor de educação também ganham folga nesta época do ano.

Leia também: Acordo da Sexta-feira Santa celebra paz entre Irlandas

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Segunda-feira de Páscoa: ‘bank holiday’

O dia seguinte ao domingo de Páscoa é “bank holiday” na Irlanda. Ou seja, é feriado para todos os trabalhadores, sejam do setor público ou privado. A data é conhecida no país como a Segunda-Feira de Páscoa, apesar do nome não ser oficial.

Quem trabalhar nesta data terá todas as leis garantindo um pagamento extra mínimo ou outros benefícios estabelecidos em contrato com o empregador.

Leia também: Quais são as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda

Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.

Diferenças entre “public holiday” e “bank holiday” na Irlanda

Existem diferenças entre ‘public holidays’ e ‘bank hoilidays’ na Irlanda. Photo by Kyrie kim on Unsplash

Na Irlanda, “public holiday” e “bank holiday” são frequentemente usados como sinônimos, mas há uma diferença técnica entre os dois termos.

Um “public holiday” refere-se a um feriado que é estabelecido por lei e reconhecido oficialmente em todo o país. Isso inclui feriados nacionais, como o Dia de São Patrício, o Natal e o Dia de Ano Novo, bem como outros feriados que são estabelecidos por lei, como o Dia do Trabalho.

Um “bank holiday” é um dia em que os bancos e outras instituições financeiras estão fechados, mas não necessariamente um feriado público. Na Irlanda, a maioria dos bank holidays coincide com os public holidays, mas há exceções, como o feriado bancário de St. Stephen’s Day (26 de dezembro), que não é um feriado público oficial.

Em resumo, um public holiday é um feriado oficial estabelecido por lei, enquanto um bank holiday é um dia em que os bancos e outras instituições financeiras estão fechados, podendo ou não coincidir com um public holiday.

Facilite suas compras e não pague taxas de transferência na Europa, cadastre-se no banco virtual Revolut

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email