Símbolos cristãos serão banidos de escolas na Irlanda
4 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
A Irlanda é conhecida por ser historicamente muito cristã, com a fé das igrejas católica e protestante sendo bem forte em todo o país até pelo menos o início do século 21. É possível ver os símbolos da crença em centenas de igrejas espalhadas pela ilha.
Mas agora, esses símbolos serão banidos de um outro local sagrado na vida de qualquer pessoa, a escola. E quando se fala em símbolos cristãos, inclui celebrações, como missas obrigatórias, e visitas de autoridades religiosas.
Mais de 200 instituições de ensino que fazem parte do State’s Education and Training Boards (ETBs) — Conselhos de Educação e Treinamento do Estado — terão de fazer valer o que são, “multi-denominational”, ou seja, multidenominacionais, locais seguros para pessoas de “múltiplas crenças”.
Símbolos cristãos não poderão mais ser exibidos em cerca de 200 escolas na Irlanda. Foto: James L.W/Unsplash
Segundo consta em reportagem do jornal Irish Times, o currículo estadual determina que as escolas “não ofereçam instrução religiosa ou formação na fé para uma religião em particular durante o dia escolar”.
Ao invés disso, elas devem oferecer “educação religiosa na qual os alunos aprendem sobre uma variedade de religiões e crenças diferentes”, algo que muitas escolas católicas não estavam fazendo, focando o ensino na única crença que acreditam ser relevante.
Leia também: 5 referendos importantes para a história da Irlanda
O ETB deverá montar um guia para orientar como as escolas devem se comportar a respeito do ensinamento das religiões e a não promoção de nenhuma específica.
A exibição de símbolos religiosos, se acontecer, deverá ser ampla e conter representações de toda a comunidade escolar.
Leia também: Acordo da Sexta-feira Santa celebra 22 anos
Foto de capa: Dejan Livančić/Unsplash
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Cultura
‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos...
4 horas atrás
-
Notícias
Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland...
16 horas atrás