Irlanda abandona iniciativa de incentivar iluminação de pontos turísticos de verde pelo mundo no Dia de São Patrício

Irlanda abandona iniciativa de incentivar iluminação de pontos turísticos de verde pelo mundo no Dia de São Patrício

Rubinho Vitti

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O setor de Turismo da Irlanda surpreendeu ao anunciar sua retirada da iniciativa Global Greening, que ilumina locais famosos internacionalmente em verde para celebrar o Dia de São Patrício.

Essa decisão foi tomada em decorrência de diversos eventos geopolíticos e crises energéticas que marcaram os últimos anos.

Em 2023, a iniciativa foi interrompida devido à crise energética global, enquanto no ano anterior, o Turismo da Irlanda optou por não incentivar a iluminação em solidariedade à Ucrânia após a invasão russa.

Essas circunstâncias levaram à redução da iluminação verde mundo afora e, ao que parece, essa medida veio para ficar.

A ação do Tourism Ireland’s Global Greening teve 12 edições, iluminando cerca de 440 monumentos históricos de todo o mundo.

Iluminações podem acontecer por iniciativa própria

Cristo Redentor iluminado de verde em homenagem ao Dia de São Patrício. Foto: Divulgação

Nos últimos dois anos, muitos pontos turísticos foram iluminados de verde em todo o mundo como forma de celebrar o Dia de São Patrício de forma própria e individual, sem a participação do departamento de turismo da Irlanda.

Em 2024, isso também pode acontecer. Um dos pontos esperados que se ilumine de verde no domingo, 17 de março, Dia de São Patrício, é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Por outro lado, as missões irlandesas pelo mundo continuam, com autoridades viajando durante a semana do Dia de São Patrício para promover o país.

Como foram os Global Greenings de outros anos?

Da Torre Eiffel em Paris ao London Eye, na Inglaterra, The Sydney Opera House, na Austrália, o Empire State Building, em Nova York, e até as Cataratas do Niágara já foram iluminados. Só na Itália, em 2021, foram 42 pontos cobertos pela luz verde, como o Coliseu e a Torre de Pisa.

Em Bangcoc, na Tailândia, o Temple of Dawn (Wat Arun), cartão-postal do país, também já ficou verdinho para o St. Patrick’s Day, entre muitos outros como The Palm Fountain (Dubai), Torre Costanera (Chile), Bled Castle (Slovenia).

No Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Arcos da Lapa e o Palácio do Planalto, em Brasília, já foram iluminados em edições passadas, além da Catedral de Pedra, em Canela (RS).

Leia também: St. Patrick’s Festival 2021: principais atrações do festival online

Prédios da Irlanda também já se iluminaram de verde

Prédios da Irlanda sempre ficam iluminados de verde para celebrar o St. Patrick’s Day, mas a crise energética pausou ação comemorativa. Foto: Dublin Town.ie

Prédios e pontos turísticos da própria Irlanda, claro, já ficaram decorados com tons de verde.

A iluminação de monumentos históricos da Ilha geralmente permanecem iluminados durante toda a semana. Entre eles, o Castelo de Dublin, os museus nacionais, prédios do governo e a casa do presidente no Phoenix Park.

Foto de capa: LatinAmerica.ie

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email