Fim da restrição de líquidos no Aeroporto de Dublin: saiba o que muda

Fim da restrição de líquidos no Aeroporto de Dublin: saiba o que muda

edublin Press

2 horas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Aeroporto de Dublin anunciou que, a partir da meia-noite de hoje, a antiga regra dos 100ml de líquidos na bagagem de mão não vale mais.

O que muda para os passageiros

• Agora é permitido levar até 2 litros de líquidos na bagagem de mão
• Não é mais necessário colocar frascos em sacos plásticos transparentes
• Eletrônicos (laptops, tablets, etc.) podem permanecer dentro das malas na hora do raio-X

A instalação de 30 scanners C3 de última geração, que utilizam tecnologia avançada de imagem 3D, possibilitou a mudança.

O investimento total foi de cerca de €200 milhões, tornando Dublin um dos aeroportos mais modernos da Europa em triagem de segurança.

Economize nas suas viagens com uma conta internacional!

O aeroporto de Dublin já possui a tecnologia há algum tempo, mas apenas recentemente a União Europeia liberou para que os aeroportos pudessem aos poucos irem flexibilizando as regras (leia mais abaixo).

O Aeroporto de Cork já iniciou os trabalhos de modernização e será o próximo a contar com a nova tecnologia.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Dublin Airport (@dublinairport)

UE inicia fim da regra dos 100ml para líquidos em bagagem de mão em aeroportos

A União Europeia aprovou oficialmente a suspensão da regra que limita líquidos na bagagem de mão a 100 ml por recipiente, desde que o aeroporto em questão esteja equipado com escâneres de tomografia computadorizada (CT scanners) de alta tecnologia.

Aeroportos irlandeses estão entre os que possuem a tecnologia – mas não em todos os aparelhos de segurança.

Até agosto de 2024, esteiras de segurança que possuíam máquinas CT scanners em aeroportos da Irlanda já estavam permitindo líquidos em recipientes acima dos 100ml. Mas uma nova regra da UE proibiu a despadronização dos sistemas aeroportuários.

O que muda nas regras de líquidos em aeroportos para os passageiros?

Restrições de líquidos em bagagem de mão de aeroportos não devem ser mais obrigatórias em toda União Europeia, mas ainda depende de cada aeroporto.

A decisão, confirmada pela Conferência Europeia de Aviação Civil (ECAC), permite que cada passageiro leve até 2 litros de líquidos por recipiente, desde que esteja partindo de um aeroporto que já adotou a nova geração de sistemas de detecção explosiva, conhecidos como EDSCB ou C3 scanners.

Com os novos escâneres CT, os viajantes não precisarão mais:

  • Retirar líquidos da bagagem de mão
  • Separar eletrônicos como laptops e tablets
  • Se preocupar com o limite de 100ml para líquidos, géis e aerossóis (em aeroportos elegíveis)

Além disso, os escâneres oferecem detecção de ameaças com muito mais precisão, melhorando tanto a segurança quanto a eficiência dos processos de inspeção.

Implementação gradual e possível confusão

A Comissão Europeia informou que a flexibilização já pode ser aplicada nos próximos dias, mas não será obrigatória para todos os aeroportos da UE. Cada país ou aeroporto decidirá se e quando adotará a nova tecnologia.

Atualmente, além da Irlanda, aeroportos de países como Alemanha, Itália, Lituânia, Malta, Países Baixos e Suécia já começaram a instalar os novos escâneres. São ao todo 700 funcionando em todo o bloco.

Exemplos incluem os aeroportos de Milão Linate e Malpensa, que já confirmaram oficialmente a permissão de líquidos de até 2 litros na bagagem de mão.

Contudo, como a adoção será desigual, a recomendação das autoridades é clara:

Se você não tiver certeza sobre a tecnologia disponível no aeroporto de partida ou chegada, mantenha o limite tradicional de 100ml.

Isso evita situações como, por exemplo, poder levar uma garrafa maior ao sair de Roma, mas ter que descartá-la ao retornar de Lisboa, caso o aeroporto de chegada ainda siga as regras antigas.

União Europeia padronizou regra de bagagem de mão em aeroportos em 2024

As regras de bagagem de mão que foram padronizadas para todos os estados membros da UE em 1º de setembro de 2024.

Após anos de gradual flexibilização das normas em alguns aeroportos, inclusive em Dublin, a regra familiar de transporte de 100 ml para líquidos na bagagem de cabine foi reintroduzida de forma padrão em todos os aeroportos do bloco naquele mês.

Desde 2006, os viajantes se acostumaram com a restrição de transportar líquidos em recipientes de no máximo 100 ml na bagagem de mão, todos devidamente armazenados em um saco plástico transparente e lacrado, totalizando o máximo de um litro.

Essa medida foi implementada em resposta a uma ameaça terrorista que envolvia explosivos líquidos disfarçados de refrigerantes em voos transatlânticos.

Nos últimos anos, com a evolução da tecnologia de escaneamento, alguns aeroportos passaram a adotar scanners mais avançados que permitiram maior flexibilidade no transporte de líquidos.

Por exemplo, em aeroportos irlandeses como no aeroporto de Shannon (pioneiro no mundo a banir a regra dos líquidos) e no Aeroporto de Dublin, os passageiros podiam levar líquidos de qualquer tamanho na bagagem de mão sem a necessidade de removê-los durante o processo de segurança em alguns pontos da segurança.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email