5 programas para aproveitar o Halloween em Dublin
9 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Acha divertida a maneira como os americanos comemoram o Halloween? Pois saiba que essa data comemorativa surgiu na Irlanda e que, assim como o St. Patrick’s, não haverá lugar melhor para celebrá-la do que na Ilha Esmeralda!
Há quem diga que o Halloween é mais comemorado em Dublin do que o próprio St. Patrick’s Day. Duvida? Confira cinco opções para você aproveitar o Halloween por aqui de diferentes maneiras!
1. Bram Stoker Festival 2015
Entre os dias 23 e 30/10, acontece na cidade o Bram Stoker Festival 2015, em homenagem ao Abraham “Bram” Stoker, escritor irlandês nascido em Clontarf, Dublin, que ficou mundialmente conhecido pela publicação de seu romance gótico “Drácula”. O festival reúne diversas atrações em referência à vida e obra do escritor, além de atividades engraçadíssimas pra quem curte a data, como a Procissão Macnas Twilight, onde diversas pessoas fantasiadas caminham pelas ruas da cidade no dia 26/10, assustando quem encontram e se divertindo.
2. Visitinha “básica” à St. Michan’s Church
Lugar visitado por Bram Stoker em sua infância – e que deu início à sua imaginação na criação do Conde Drácula -, a Igreja de St. Michan, em Dublin 7, é considerada um dos locais mais assustadores do país. Construída em 1095, possui suas as abóbadas repletas de cadáveres notavelmente preservados, incluindo o de uma freira de 400 anos de idade, os irmãos e os líderes da rebelião irlandesa de 1798, John e Henry Sheares, e um corpo com as mãos e pés decepados. Sim, minha gente, CADÁVERES de verdade!
Curiosidades, como a temperatura do local, também atraem os fãs de Halloween, pois, mesmo tratando-se de uma cripta com cadáveres gelados e úmidos, o ar no espaço é estranhamente quente. Além disso, existem relatos de muitos visitantes que dizem ter sentido dedos gelados tocarem seus pescoços no momento em que se inclinavam para olhar os corpos, enquanto outros dizem ter ouvido sussurros estranhos, ou ter sentido uma presença fria e estranha de outra pessoa no local, mesmo quando estavam sozinhos. Você se arrisca?
3. Kilmainham Gaol, Kilmainham
Considerada a mais famosa prisão da Irlanda, a Kilmainham Gaol, inaugurada em 1796, está localizada em Dublin 8. O edifício, que foi fechado em 1924, foi palco de eventos, dos mais heroicos aos mais trágicos, no surgimento da Irlanda como uma nação moderna, entre as décadas de 1780 e 1920. As atrações incluem uma grande exposição que detalha a história política e penal da prisão, sua restauração e, é claro, a fama mundialmente conhecida de ser um dos locais mal assombrados mais conhecidos. Vários contos fantasmagóricos vieram a público desde o período de sua restauração, como relatos do aparecimento de misteriosas luzes na capela da prisão e de um operário que foi lançado contra a parede enquanto pintava o calabouço. Mas o que mais arrepia os fãs de histórias de terror são os relatos de trabalhadores do local que acompanhavam excursões de escolas, que já viram inúmeras crianças simplesmente pararem e se recusarem a dar um passo adiante em direção aos terrenos do edifício, por dizerem quem ali era o limite que podiam conhecer. Assustador, não?
4. Terror com humor: Castle Dracula Museum
Não tem como o escritor responsável por uma das histórias mais assustadoras ser irlandês e não ter um museu digno de arrepiar. Com ingressos a partir de €20, o museu Castelo do Drácula, localizado em D3, oferece diversas experiências interativas, levando o visitante a conhecer as diversas etapas da história do Conde e suas vítimas através de um tour assustador e igualmente divertido! Risadas e sustos garantidos!
5. The Hellfire Club, Montpelier Hill
Criada em 1725, ao sul da cidade de Dublin, por William Conolly, para ser um pavilhão de caça, muitos dizem que este edifício foi condenado desde seu início, pois seus usuários o utilizavam para reuniões do The Irish HellFire Club (originalmente fundado em Londres, em 1719, como uma espécie de clube de cavalheiros), onde práticas do mal eram comuns, como incendiar gatos pelo simples prazer de vê-los correndo colina abaixo em agonia. Reza a lenda que, na época, um fazendeiro local decidiu subir a colina para ver se as práticas eram mesmo reais e, ao ser encontrado pelos membros do clube, foi forçado a assistir as atividades da noite, sendo encontrado na manhã seguinte vagando ao redor da área, incapaz de falar. E ele passou o resto de sua vida assim, surdo e mudo. Outras histórias envolvem missas negras e sacrifícios de animais, além, é claro, das lendas de sacrifícios humanos, que aumentaram quando foi descoberto no local, 1970, uma cova rasa que continha o esqueleto de um anão.
Atualmente, você pode visitar as ruínas do lugar e ver se sentirá os colares e pulseiras sendo puxados durante a caminhada, mãos invisíveis agarrando os visitantes ou uma sensação constante de temor, como se algum poder de fato estivesse preso dentro das paredes que sobraram. Não se assuste se um grande gato preto for avistado ou se ousar ficar no local após o anoitecer e ouvir gritos de uma jovem mulher sendo torturada. Ou seja, se tem coragem de testar seu medo, visitar o The HellFire Club é o lugar ideal para este Halloween.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Curiosidades
10 curiosidades sobre o Halloween
O Halloween, além de famoso, arrepiante e mais assombrado evento do ano, só...
3 dias atrás
-
Curiosidades
Origem do Dia das Bruxas: o surgimento do Halloween na Irlanda
Qual é a origem do Dia das Bruxas? Você sabia que o Haloween nasceu na...
5 dias atrás