Como estudar em Harvard de graça?
2 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Você já sonhou em estudar em Harvard? E já pensou na possibilidade de realizar esse sonho sem pagar nada? Então, fique ligado no conteúdo de hoje, pois você vai entender as exigências de como estudar em Harvard de graça e poder se tornar aluno de uma das melhores universidades do mundo.
Para quem não sabe, a Universidade de Harvard está localizada em Cambridge, Massachusetts, e é a instituição de Ensino Superior mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1636.
A escolha do nome foi determinada três anos após a sua fundação, em homenagem a John Harvard, um dos primeiros benfeitores.
Índice do Artigo
Como estudar em Harvard de graça, a terceira melhor universidade do mundo
Atualmente, Harvard tem cerca de 23 mil estudantes e está classificada como a 5ª melhor universidade do mundo no ranking QS de 2022. Ela tem um processo seletivo bem parecido com o sistema do Brasil, diferenciando-se apenas na realização de testes padronizados, como SAT e ACT.
Além disso, para ingressar na instituição, por meio bolsa de estudo gratuita ou não, são exigidos alguns documentos e mais testes, por exemplo:
- teste de proficiência do idioma inglês (TOEFL e IELTS);
- carta de recomendação de alguma instituição renomada aqui do Brasil;
- análise de currículo acadêmico;
- Essays;
- redação pessoal para mostrar o potencial do aluno.
Os requisitos são muitos, mas não se assuste! Apesar de não ser um objetivo fácil de alcançar, estudar de graça em Harvard não é impossível. Veja só alguns passos para conseguir uma bolsa e, assim, conseguir se formar na mais requisitada universidade americana.
Antecedência é tudo
Quem deseja saber como estudar em Harvard de graça, por meio de bolsa de estudo, é importante ter em mente que é preciso se preparar muito e estudar incansavelmente.
Aliás, o recomendado é que todo o preparo comece já no Ensino Médio. Afinal, um dos requisitos básicos para ser aceito em Harvard é apresentar um histórico impecável do Ensino Médio. Ou seja, nesse caso, quanto antes começar a se preparar, melhor!
Os temidos testes
Testes como o SAT (Scholastic Assessment Test) e ACT (American College Testing), citados anteriormente, são os mais temidos, assim como o ENEM no Brasil.
O SAT é dividido em etapas, em que as disciplinas e níveis de conhecimentos são aplicados separadamente. A primeira fase aborda as disciplinas básicas e a segunda é mais específica.
Um ponto positivo para quem quer passar nos testes é a possibilidade de escolher 18 disciplinas em que deseja ser avaliado. É fundamental estudar muito, pois esses dois testes podem ser a sua porta de entrada em Harvard.
Proficiência
O teste de proficiência mais realizado para quem quer estudar em Harvard de graça é o TOEFL. E o exigido para entrar na Universidade é alcançar, no mínimo, 100 pontos.
Ou seja, praticar o idioma de diferentes formas enquanto se prepara para Harvard é fundamental para conseguir uma bolsa de estudos no exterior.
Vida pessoal
Não é só a sua força de vontade e dedicação dentro da sala de aula que importam não, viu? O que você faz da universidade para fora também conta como vantagem para ser aceito em Harvard. Um diferencial, por exemplo, é participar de algum projeto social ou praticar atividades musicais ou esportivas.
Premiações
Você já foi premiado e homenageado por alguma razão na escola? Se sim, sorte sua! Pois, para ser selecionado e conseguir estudar em Harvard de graça, é interessante apresentar algum prêmio, de preferência nas principais disciplinas de que mais gosta.
A Universidade de Harvard vê isso com bons olhos.
Planejamento financeiro
Além de todos os itens acima para se preparar e conseguir uma bolsa de estudo gratuita em Harvard, o planejamento financeiro também é muito importante. Afinal, apesar de o ingresso na universidade ser gratuito, é preciso se preparar financeiramente para morar nos Estados Unidos e prever gastos com alimentação, transporte, lazer, etc.
É bom ter uma poupança que deixe você confortável e seguro para aproveitar todo o período em que pretende viver no território americano.
Leia também: Intercâmbio gratuito: dicas, destinos e programas de bolsas
Como estudar em Harvard de graça e online?
SIM! A Harvard Extension School é uma escola online, com mais de 800 cursos disponíveis e que pode ajudar você a desenvolver novas habilidades e conseguir uma credencial de uma das melhores universidades dos EUA.
A grande vantagem é que você pode realizar os cursos de qualquer lugar do mundo e, assim, especializar-se em uma área que sempre quis. Com uma política aberta, qualquer aluno que tenha foco e motivação pode se inscrever.
É possível escolher entre cursos online de uma a 12 semanas ou mais. Há também opções de cursos pagos e, nesses casos, os preços variam de US $49 a mais de US $14.000. Áreas como Artes e Design, Negócios, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Educação, Saúde e Medicina, Humanas, Matemática, Programação, Ciência e Ciências Sociais estão disponíveis na plataforma.
Se estudar no exterior já é uma grande oportunidade, integrar a terceira universidade do mundo é o tipo de chance que não dá para deixar passar. Afinal, essa pode ser uma experiência única não apenas para a sua vida, mas também para a sua carreira, já que ter um certificado de Harvard deixará o seu currículo bem mais atraente.
Então, se esse for o seu sonho, comece o quanto antes a entender melhor como estudar em Harvard de graça. Boa sorte!
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Quanto custa e como pagar por um intercâmbio
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Planeje seu Intercâmbio
4 universidades para estudar teatro na Irlanda
Já pensou em fazer estudar teatro na Irlanda? A Irlanda é conhecida por...
1 semana atrás
-
Planeje seu Intercâmbio
Como levar remédios em viagens para a Europa?
Levar remédios em viagens é sempre um problema na hora de arrumar as malas....
3 semanas atrás