Dicas práticas na chegada para o intercâmbio na Irlanda

Dicas práticas na chegada para o intercâmbio na Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Que tal dicas práticas para quando você chegar à Irlanda para fazer intercâmbio?

A gente sabe que você está se preparando — e muito! — para iniciar seu intercâmbio na Irlanda, não é mesmo? Passagem aérea, documentos essenciais, escolha de agência, escolas de inglês (ou faculdade), entre muitos outros pormenores.

Mas e na hora de chegar ao país? Como será que vai ser?

10 dicas práticas na chegada à Irlanda

Entre as principais dicas na hora de chegar à Irlanda está reconhecer a cidade onde você vai viver!

Neste artigo, listamos algumas dicas que podem ser essenciais para todo intercambista que chega à Irlanda.

Vamos a elas?

1. Prepare-se para o clima irlandês

O clima irlandês é muito imprevisível e pode mudar rapidamente. Por isso, é importante que você esteja preparado para todas as situações.

Certifique-se de trazer roupas adequadas para o frio, chuva e vento, além de um guarda-chuva resistente, porém, saiba que você terá que fazer algumas comprinhas de roupas adequadas já quando chegar. Separe um dinheiro para isso.

O sapato também é importante, já que no começo, geralmente, se anda muito. Por isso, são necessários calçados à prova de água e confortáveis.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

2. Familiarize-se com o transporte público

Aprender como usar o transporte público da Irlanda é outra dica importante na chegada ao país.

O transporte público na Irlanda nem sempre é muito eficiente, principalmente fora de Dublin, mas pode ser uma maneira econômica e conveniente de se locomover.

Aprenda como usar os ônibus (Dublin Bus, na capital irlandesa), trens (Dart) e trams (bondes chamados Luas, que funcionam em Dublin) para chegar onde você precisa.

Considere adquirir um Leap Card, um cartão de transporte que oferece descontos em tarifas para estudantes.

Saiba como enviar dinheiro do Brasil para o exterior ou o inverso. É fácil, rápido e sem burocracia!

3. Saiba que a busca pela acomodação será intensa

A crise habitacional que atinge a Irlanda é grave. Antes de viajar para o país, é preciso estar atento ao cenário caótico que se encontra o país em relação à acomodação.

Pesquise e reserve sua acomodação temporária com antecedência. Antigamente, duas semanas de acomodação temporária (casa de família, hostel ou acomodação estudantil) eram suficientes para encontrar um local fixo para morar.

Nos dias atuais, encontrar uma vaga (quarto individual ou compartilhado) não está sendo uma tarefa nada fácil e pode demorar muito até você achar. Por isso, reserve um dinheiro caso precise pagar para ficar mais tempo pagando por uma vaga temporária.

4. Abra uma conta bancária

Abrir uma conta bancária irlandesa pode ser uma boa ideia, já que muitos empregadores pagam salários diretamente em contas bancárias que são da Irlanda. Aliás, ter um IBAN (código de sua conta bancária) irlandês pode ser definitivo na decisão do empregador de te contratar.

Procure por bancos que oferecem serviços para estudantes internacionais e verifique quais documentos são necessários. Os principais bancos são AIB e Bank of Ireland. Muitas vezes, para abrir a conta é necessário ter documentos como carta da escola de inglês ou do trabalho.

Porém, bancos virtuais como o Revolut já oferecem número de IBAN da Irlanda e podem ser mais fáceis de abrir a conta.

Antes de começar o seu intercâmbio no exterior, que tal começar dar um “up” no seu inglês? Saiba mais aqui!

5. Tire documentos necessários para o seu dia a dia

Documentos como IRP e PPS são necessários para viver na Irlanda como estudante. Crédito: Rodrigobellizzi | Dreamstime.com

Alguns documentos são necessários para o dia a dia de um residente da Irlanda. O primeiro deles, é claro, deve ser o Irish Residence Permit (IRP), o documento que permite que você viva e trabalhe legalmente na Irlanda.

  • IRP – Se você é um estudante estrangeiro, precisará de um IRP para estudar e trabalhar na Irlanda por mais de três meses. Para obter um IRP, você precisará agendar uma entrevista com a imigração e fornecer uma série de documentos, como seu passaporte, comprovante de endereço e prova de que você está matriculado em uma instituição de ensino irlandesa.
  • PPS Outro documento importante é o Personal Public Service (PPS) Number. Esse é um número de identificação fiscal atribuído aos residentes na Irlanda (tipo o CPF). Você precisará de um PPS Number para trabalhar legalmente no país e para ter acesso a serviços sociais e de saúde. Para obter um PPS Number, você precisará apresentar uma série de documentos, como passaporte, comprovante de endereço, prova de que você tem o direito de trabalhar ou estudar na Irlanda, além de carta do empregador dizendo que você vai precisar do documento para se registrar para trabalhar.
  • PPC – O Personal Public Card (PPC) é um cartão que será essencial para permitir que você acesse serviços públicos. Para obter um PPC, você precisará apresentar seu PPS Number e comprovante de que você está legalmente residente na Irlanda.

Para trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes!

6. Aprenda algumas palavras em gaélico irlandês

Tá! Não ache que você sairá por aí falando gaélico (Irish), mas saber algumas palavrinhas pode ajudar você a entender o dia a dia dos irlandeses e se conectar com a cultura local.

O gaélico irlandês é uma das línguas oficiais do país e faz parte da cultura irlandesa. Por isso mesmo, muitas palavrinhas do dia a dia são em gaélico. Na política, por exemplo, o primeiro-ministro irlandês é chamado de Taoiseach, enquanto o vice-primeiro-ministro é Tánaiste.

7. Faça um walking tour pela cidade

Caminhe pelas ruas para saber melhor como funciona a cidade onde você vai morar como intercambista.

Aproveite seu tempo livre quando chegar para explorar a pé a cidade onde você vai morar.

Um walking tour guiado ou não pode ajudar você a conhecer o local e começar a montar um mapa na sua cabeça, além, é claro, de ajudar você entender melhor a história e cultura.

Uma dica é entrar nas lojas e supermercados para entender em quais delas você vai achar os produtos que precisa no dia a dia.

8. Conheça outros estudantes internacionais

Uma dica importante ao chegar na Irlanda é fazer amizade com outros intercambistas internacionais.

Outra coisa incrível na sua chegada ao intercâmbio na Irlanda é começar novas amizades. Nada melhor que começar com outros estudantes internacionais

É uma ótima maneira de se sentir mais confortável em um ambiente desconhecido e fazer amizades duradouras. Procure por grupos ou clubes de estudantes internacionais e participe de eventos sociais e atividades.

Atenção: não fique sem comunicação na hora de viajar para o exterior. Garanta o chip de celular para o destino escolhido antes de sair do Brasil.

9. Fique atento às suas finanças

A vida na Irlanda pode ser cara, especialmente em grandes cidades como Dublin. Certifique-se de acompanhar suas finanças cuidadosamente e planeje seu orçamento com antecedência.

Evite gastos desnecessários e procure opções econômicas para suas necessidades.

10. Não tenha medo de pedir ajuda

Se você estiver se sentindo perdido ou precisando de ajuda, não tenha medo de pedir. O edublin é um dos canais que auxiliam os estudantes recém-chegados na Irlanda. Temos guias, artigos, ebooks, vídeos, podcast e muito mais.

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email