Metrô em Dublin: com obras em atraso, projeto deverá ser finalizado em 2034

Metrô em Dublin: com obras em atraso, projeto deverá ser finalizado em 2034

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Uma pergunta comum daqueles que planejam viajar para a Irlanda é: “tem metrô em Dublin?”. A reposta é: “ainda não!”.

Apesar de os meios de transporte serem bem diversos, com o Luas (trem urbano), Dart (trem interurbano), Dublin Bus (ônibus de dois andares), Dublin Bikes (bicicletas de aluguel), etc., os trens subterrâneos ainda não foram construídos em Dublin, colocando a capital irlandesa na contramão de outras capitais pela Europa.

Mas existem planos que já estão em andamento para a inauguração de uma linha de metrô em Dublin. A data inicial era 2027, mas a pandemia da Covid-19 atrapalhou os planos e a imprensa irlandesa chega a afirmar que apenas em 2034 as obras devem ser concluídas.

Nós contamos tudo sobre a situação da construção de um metrô em Dublin neste artigo.

Acompanhe!

Como vai funcionar o metrô em Dublin?

Mapa do Dublin Metrolink, que percorrerá 26 km em 50 minutos. Foto: Reprodução/Metrolink

O Metrolink é um serviço de metrô que vai de Swords (norte de Dublin) até Sandyford (sul de Dublin) passando pelo aeroporto e centro da cidade.

A rota terá 26 km, e serão 50 minutos de viagem do primeiro ao último ponto.

Um dos principais ganhos do metrô é a velocidade, que os trens urbanos da Irlanda (Luas) hoje não têm. O Luas se locomove entre carros, ciclistas e pedestres, e isso dificulta sua rapidez. O Metrolink terá linha direta apenas para sua movimentação.

Quais os planos do metrô em Dublin?

Haverá 25 estações do metrô em Dublin (15 delas novas) e 30 trens por hora com capacidade para 20.000 passageiros durante os horários de pico e 50 milhões de passageiros por ano.

Entre as facilidades, está a ligação do aeroporto ao centro por uma via ferroviária, algo que hoje não existe. Para viajar do Dublin Airport até Dublin City Centre é preciso pegar um ônibus de linha ou fretado.

O Metrolink levará 20 minutos para sair do centro e chegar ao aeroporto e vice-versa.

Ótimo, não é?

Outra grande notícia é que haverá a criação de 4.000 empregos durante a fase de construção.

Leia também: Quanto você vai pagar pelo transporte público em Dublin?

Como andam os preparativos para a instalação do metrô em Dublin?

Mesmo com muitos anos antes da inauguração, o Metrolink já tem um website que tira todas as dúvidas dos cidadãos. O cronograma inicial era que consultas públicas fossem feitas a partir de 2018 e com uma concessão de ordem ferroviária sendo expedida em 2020.

O início das construções estava previsto para este ano de 2021. Com a pandemia da Covid-19, as coisas se complicaram e agora o cronograma está atrasado.

Segundo o site Metrolink, duas consultas públicas já foram feitas entre 2018 e 2020. Novas consultas ainda poderão ser feitas, e a população será informada por meio da internet e distribuição de folhetos nas áreas afetadas.

É esperado que o pedido de Ordem Ferroviária seja feito ainda em 2021. Outras datas não foram divulgadas, mas à imprensa irlandesa, o ministro dos transportes na Irlanda, Eamon Ryan, confirmou que a conclusão do metrô em Dublin não será tão cedo.

Leia também: Leap Card: conheça o cartão de estudante e de transporte na Irlanda

Metrô em Dublin apenas para 2034

O ministro dos transportes na Irlanda, Eamon Ryan, afirmou à RTÉ que o existente plano para o metrô em Dublin ficaria pronto em 2027. “Isso nunca seria alcançável, serei honesto”, disse, reafirmando que “a previsão orçamentária provavelmente é muito menor do que o resultado final”. “Houve uma grande inflação de custos desde então, principalmente em grandes projetos de infraestrutura.”

O atraso nas obras tem sido assunto da mídia irlandesa. O Irish Examiner apurou que as obras devem ter um atraso de sete anos, sendo concluídas apenas em 2034.

O mesmo afirma o jornal The Times, do Reino Unido. O jornal britânico disse que as obras só poderão avançar após uma revisão jurídica do plano de construção do metrô em Dublin.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar