Irlanda aprova permissão de trabalho a estrangeiros do setor de saúde

Irlanda aprova permissão de trabalho a estrangeiros do setor de saúde

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Muitas profissões do setor de saúde agora são consideradas essenciais e emergenciais na Irlanda. Isso significa que estrangeiros nativos de países fora da União Europeia (UE) ou da European Economic Area (EEA) e que atuam em funções da área poderão conseguir visto de trabalho para atuar no país.

Os “health care assistants” (assistentes de saúde) foram retirados da lista de inelegíveis para permissões de trabalho, assim como outras profissões: terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Todas agora são elegíveis para uma permissão de trabalho. Já os nutricionistas entraram na lista de “critical skills” e podem aplicar para trabalhar no país.

No caso das autorizações gerais de trabalho, o limite mínimo de remuneração de salário é de pelo menos € 27.000 ao ano. Para “critical skills”, o valor é de € 32.000 por ano.

Leia também: Brasileiros são a 2ª nacionalidade com mais vistos de trabalho na Irlanda

Setor de Saúde na Irlanda está precisando de funcionários para atuar no país. Foto: Olga Kononenko / Unsplash

O sistema de autorização de trabalho foi alterado nesta semana e anunciado pelo governo na segunda-feira, 14 de junho.

Damien English, ministro do Departament of State for Business, Employment and Retail (Negócios, Emprego e Varejo) anunciou que as mudanças ocorrem pela escassez de mão de obra nos setores de saúde e lares de idosos.

“Um dos principais beneficiários do anúncio de hoje será o setor de lares de idosos após a retirada de ‘assistentes de saúde’ da lista de ocupações inelegíveis. Com o aumento da população envelhecida e o consequente aumento na demanda por serviços, serão necessários assistentes de saúde extras para fornecer cuidados residenciais de longo prazo para idosos no futuro. O impacto da Covid-19  também significa que a demanda por assistentes de saúde provavelmente continuará a ser significativa”, disse o ministro.

Leia também: Guia: como conseguir visto de trabalho na IrlandaO sistema na Irlanda de autorização de trabalho acontece por meio de listas de ocupações. Uma delas ranqueia as “critical skills” (habilidades críticas) e a outra elenca as profissões inelegíveis para a autorização de trabalho no país. As listas são revisadas duas vezes por ano.

O processo leva em consideração as condições do mercado de trabalho, contribuições dos setores para a economia e contextos atuais como é o caso da Covid-19, por exemplo.

Foto de capa: Hush Naidoo / Unsplash

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar