Política

Irlanda na Otan: país pode participar da organização?

A posição de neutralidade da Irlanda em relação aos conflitos internacionais pode estar com seus dias contados. O país está ativo em relação à guerra na Ucrânia e tem feito duras críticas à Rússia, inclusive com sanções. Mas estaria a ilha querendo fazer parte da Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, maior bloco de apoio militar entre países ocidentais?

Não é impossível. O deputado Neale Richmond, porta-voz de assuntos internacionais da Irlanda, disse, em recente entrevista ao The Telegraph, que a Irlanda pode deixar para trás seus mais de 100 anos de neutralidade e se aproximar de negociações com a Otan. A organização já deixou claro que está de portas abertas para a entrada do país.

A neutralidade irlandesa, segundo Richmond, não é mais uma unanimidade entre os cidadãos do país, uma vez que, ainda de acordo com o parlamentar, a Rússia estaria mudando a opinião dos irlandeses ao invadir a Ucrânia.

Irlandeses se dividem sobre fim da neutralidade da Irlanda

Irlanda precisa enfrentar várias barreiras burocráticas se quiser integrar a Otan. Foto: Pexels

Uma pesquisa feita pelo Sunday Independent mostrou que 49% dos irlandeses acreditam que a neutralidade do país está ultrapassada, 44% acha que é preciso manter a neutralidade e 7% não souberam opinar.

Continua após a publicidade

“Só porque (um país) se diz neutro, isso já não importa (para a Rússia). A Ucrânia era neutra”, declarou Richmond ao The Telegraph.

Por outro lado, o ministro das relações internacionais da Irlanda, Simon Coveney, afirmou que não há planos do país em entrar na Otan em um futuro próximo.

Já o vice-primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, disse que, a longo prazo, a ilha estaria apta a entrar na organização se investir mais em seu equipamento militar.

Burocracia pode impedir entrada da Irlanda na Otan

Além de precisar investir mais na área militar, a Irlanda precisaria passar por cima de outras regras internas e externas para integrar a Otan. A neutralidade da Irlanda em relação a conflitos internacionais é amparada por lei.

O artigo 49 da constituição de 1922 diz que a Irlanda “não se comprometerá a participar ativamente em qualquer guerra sem o consentimento do Oireachtas (parlamento irlandês)”.

Portanto, sem a aceitação dos deputados, não há interferência do país, militarmente, em qualquer conflito.

Outro empecilho seria com a ONU, que precisa autorizar a participação por meio de uma resolução do Conselho de Segurança.

Neutralidade irlandesa

Irlanda é militarmente neutra e não aceitou entrar na Otan após a Segunda Guerra. Foto: Pexels

Não é de hoje que a Irlanda é um país militarmente neutro. Durante a Segunda Guerra Mundial, o país se manteve neutro, precisando, inclusive, demarcar suas terras para que aviões não bombardeassem a ilha, no caso de uma confusão com o Reino Unido, que estava participando do conflito.

Após a Segunda Guerra, a Irlanda se recusou a participar da Otan justamente por ser neutra. Mas o Reino Unido entrou, o que faz com que a Irlanda do Norte seja parte da organização.

Outros conflitos, como a Guerra Fria, por exemplo, também não tiveram participação da Irlanda.

O país, no entanto, faz parte do programa de paz da Otan e do Conselho de Parceria Euro-Atlântica, um fórum multilateral criado para melhorar as relações entre a OTAN e países não pertencentes à OTAN na Europa e partes da Ásia.

Leia também: Brasileiro que vive na Irlanda narra operação de resgate na Ucrânia

Parcialidade política

Apesar de neutralidade militar, Irlanda é politicamente parcial e tem apoiado Ucrânia durante a guerra. Foto: Max Kukurudziak on Unsplash

Apesar da neutralidade militar, a Irlanda não precisa necessariamente ser neutra nas ações políticas. O exército irlandês, frequentemente, é enviado para missões de paz.

Isso tem sido visto também durante a invasão da Rússia à Ucrânia. O governo irlandês tem feito duras críticas à ação de Vladimir Putin e acatado às sanções da União Europeia contra o país, fechando, inclusive, seu espaço aéreo para aviões russos.

Ao mesmo tempo, o governo irlandês facilitou a entrada de refugiados ucranianos ao país e contribuiu com 9 milhões de euros para a União Europeia investir em fundos não letais para assistência à Ucrânia, como capacetes, equipamento médico, entre outras coisas.

Leia também: Como auxiliar cidadãos vítimas da guerra na Ucrânia?

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024