Irlanda vai criar frota de ônibus elétricos em 2022

Irlanda vai criar frota de ônibus elétricos em 2022

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Irlanda está com planos de criar uma frota de ônibus que não poluem o meio ambiente. Um acordo foi assinado para colocar nas ruas de Athlone e Dublin 45 ônibus totalmente elétricos em 2022, de um total de 200 em até cinco anos.

O ônibus não produz emissões de gases e oferece níveis reduzidos de ruído interno e externo em comparação com um ônibus movido a diesel. Isso não só resultará em um ar mais limpo e menos poluição sonora nas áreas onde os ônibus operam, mas também proporcionará uma viagem mais silenciosa para os passageiros.

O contrato faz parte do compromisso do governo com a redução das emissões de carbono no transporte, conforme estabelecido no 2019 Climate Action Plan (Plano de Ação Climática), bem como no Programa de Governo de 2020.

Os veículos têm 27 lugares e capacidade para mais de 75 passageiros com acessibilidade para cadeiras de rodas e área dedicada para a acomodação de pelo menos um carrinho de bebê.

Leia também: Quanto você vai pagar pelo transporte público em Dublin?

Três ônibus elétricos com célula de hidrogênio já estão funcionando na Irlanda

Três ônibus elétricos que operam com células de hidrogênio já estão circulando na Irlanda. Foto: Divulgação

As rodovias do país já receberam três unidades de ônibus elétricos com célula de combustível de hidrogênio de dois andares, que estão operando pela rede Bus Éireann na rota entre Dublin e Ratoath, Co Meath.

As três unidades lançadas pelo National Transport Authority (NTA) em conjunto com o Bus Éireann são as mais caras já adquiridas pelo governo irlandês, custando 800 mil euros cada, no total, 2,4 milhões de euros.

Existem apenas 4.200 ônibus deste tipo no mundo e apenas poucos deles são de dois andares.

Ônibus que funcionam com célula de combustível de hidrogênio são, efetivamente, elétricos. Mas ao invés de carregá-los com uma rede elétrica, eles usam células de hidrogênio para gerar sua própria eletricidade em trânsito.

Dessa forma, os veículos podem operar silenciosamente até 400 quilômetros e apenas água pelo escapamento.

Leia também: Leap Card: conheça o cartão de estudante e de transporte na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar