Malahide: conheça o castelo mais famoso de Dublin

Malahide: conheça o castelo mais famoso de Dublin

Colaborador E-Dublin

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Malahide é uma cidadezinha litorânea que fica ao norte do condado de Dublin. Geralmente, esse é um dos primeiros passeios de quem acaba de chegar à capital irlandesa para fazer intercâmbio na Irlanda. Afinal, além de lindo, o castelo tem um gramado imenso perfeito para piqueniques e um jardim secreto diversificado com várias espécies de flores.

Outro fator é a facilidade de chegar até o local, bastando pegar um trem (DART) que sai do centro da cidade de Dublin e em poucos minutos chega ao destino.

Vamos falar mais sobre esse destino turístico. É só continuar lendo este texto!

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

Malahide: um dos cartões-postais do condado de Dublin

Castelo de Malahide ficará pertinho. © Chon Kit Leong | Dreamstime.com

Castelo de Malahide fica no condado de Dublin e próximo ao centro da capital irlandesa. Foto: Chon Kit Leong | Dreamstime

Durante o século 12, os normandos chegaram da Inglaterra e invadiram Dublin, forçando o rei dinamarquês, Hamund MacTurkill, a se retirar para suas terras em Kinsaley. Entre os invasores normandos estava Sir Richard de Talbot, um jovem cavaleiro de Shrewsbury, mas de ascendência francesa.

Talbot serviu seu mestre, o rei Henrique II, durante a invasão da Irlanda, e foi recompensado com uma concessão de terras ao redor de Malahide por volta de 1185. Desde então, a família Talbot ocupou o castelo por oitocentos anos.

Ao longo dos séculos, salas e fortificações foram adicionadas, modificadas e fortalecidas até que o castelo assumiu sua forma atual.

Lord Milo Talbot foi o último Barão de Malahide, que viveu no castelo até sua morte, em 1973. Sua irmã Rose herdou a propriedade e a vendeu, além de 268 acres da família, ao Dublin County Council em 1975.

Desde então, o local foi usado para recepções e realização de eventos importantes, até se tornar, então, um espaço histórico para visitas e cartão-postal do condado de Dublin.

Tour pelo castelo de Malahide

Interior do Castelo Malahide. © Chon Kit Leong | Dreamstime.com

Interior do Castelo Malahide. © Chon Kit Leong | Dreamstime

O tour no castelo é guiado e as explicações históricas são em inglês, feitas por um sistema de som. Mas há disponível também um caderno em diversas línguas — inclusive português — para o acompanhamento.

O Malahide Castle é relativamente pequeno. No térreo fica a parte administrativa, lojinha de souveniers, restaurante e banheiros. A visita pode ser decepcionante para quem espera um castelo digno de filmes e contos de fadas, mas, ainda assim, válida.

O passeio pelo castelo dura aproximadamente 40 minutos. É importante chegar ao castelo, pelo menos, 10 minutos antes do horário do passeio ou você pode perdê-lo!

Leia também: O que fazer em Dublin: dicas de passeios gratuitos na capital da Irlanda

O que ver dentro do castelo?

Não é preciso pagar para andar pelas redondezas do Malahide Castle, mas, com um ingresso, o visitante tem acesso à parte interna do castelo. Lá, é possível apreciar uma coleção de móveis, obras de arte e objetos pessoais.

Claro, a família Talbot está presente em cada canto do castelo, com objetos de decoração, retratos pintados em quadros espalhados pelo local e até o brasão que os representa. Além disso, o castelo tem cópias de afrescos do Vaticano e presentes que os Talbot recebiam ou traziam de viagens e explorações pelo mundo.

A lenda do fantasma Puck

Como quase todos os castelos da Irlanda e do mundo, o Malahide também tem sua história de assombração.

Conta a lenda que existem alguns fantasmas circulando pelo Malahide Castle. Um deles é Puck, o bobo da corte dos Talbot. Ele teria sido assassinado por um dos membros da família após uma história envolvendo amor, poder e traição.

Desde sua morte, no Século 16, ele vem assombrando o castelo que costumava animar. Essa e outras histórias também são contadas durante o tour.

Leia também: 6 pontos turísticos assombrados em Dublin

Trilha das fadas

Crianças e adolescentes podem aproveitar ainda mais a visita ao castelo de Malahide com a Fairy Trail, trilha das fadas, um passeio interativo no gramado arborizado do castelo, o West Lawn. Os visitantes utilizam livretos interativos para resolver pistas e responder perguntas ao longo do caminho.

A trilha tem, aproximadamente 1,8 km, que leva cerca de 1h15 para terminar. O jardim apresenta esculturas, casas de fadas e detalhes escondidos entre as plantas.

Jardins do castelo de Malahide

Botanic Garden localizado nos jardins do Castelo de Malahide. Foto: Juliano Costa/Unsplash

E se você pensou que história, fantasmas e fadas já seriam um passeio completo, pode adicionar plantas exóticas e belezas naturais para finalizar.

Os jardins do castelo de Malahide estão em 260 hectares da propriedade, com 5.000 variedades de plantas, pontos para piquenique e muito verde.

West Lawnà

Flores e plantas raras podem ser vistas nos jardins do Castelo de Malahide. Foto: Fabrício Severo/Unsplash

O jardim fica na ala oeste do Castelo de Malahide. A “floresta encantada” estende-se por mais de 20 acres e é onde fica a Fairy Trail que já descrevemos acima.

A vista do castelo do jardim é perfeita para fotos, e quem gosta de desvendar a natureza pode encontrar árvores raras de todo o mundo, como o cedro do Líbano, pinheiros-lápis da Tasmânia e ginkgo chinês.

Walled Garden

O “jardim murado” foi uma horta para o cultivo de frutas e vegetais durante mais de 200 anos. O último Barão de Malahide, Lord Milo Talbot, era um botânico apaixonado e sua dedicação e experiência criaram o espaço como está hoje.

O jardim tem o lago de Isobel Talbot, jardim de rosas e o famoso Conservatório Vitoriano, além de labirinto de cascalho e esculturas de madeira.

Butterfly House

Malahide Castle tem a única casa de borboletas da Irlanda. Foto: Fabrício Severo/Unsplash

A Butterfly House é a única da Irlanda. São 20 espécies diferentes de borboletas batendo as asas neste ambiente exótico criado no Walled Garden. O passeio ainda oportuniza o visitante a aprender tudo sobre o ciclo de vida das borboletas.

Um folheto entregue a quem comprar ingresso para o jardim ajuda na identificação das várias espécies presentes no local!

Saiba mais sobre horário de funcionamento, ingressos e mais no site oficial do Malahide Castle.

Leia também: 12 jardins imperdíveis na Irlanda para curtir a primavera

Cidade de Malahide vale a visita

Arredores do Malahide Castle um convite a um chá da tarde © Chon Kit Leong | Dreamstime.com

Arredores do Malahide Castle são um convite a um chá da tarde. Foto: Chon Kit Leong | Dreamstime

Depois da visita ao castelo, é possível uma volta pela cidade de Malahide, que é bem charmosa. Na orla, próximo à marina, existem diversos restaurantes. É possível aproveitar para jantar ou tomar um café ou chá pelo local.

A cidade também conta com o único museu ferroviário de Dublin, no coração da Malahide Village e ao lado da estação de trem de Malahide!

O Casino Model Railway Museum oferece uma visão interativa sobre os trens e a história das ferrovias irlandesas.

Outro passeio irresistível é uma trilha que pode ser feita entre Malahide e a praia de Portmarnock. São 11,1 quilômetros de trilha moderada com vista panorâmica da região.

Como chegar ao Malahide Castle

Saindo da Connolly Station, no centro de Dublin, um trem para Malahide leva pouco mais de 20 minutos. Para chegar até o castelo é só sair da estação e virar à direita, passar pela ponte e entrar no Malahide Park. São cerca de 15 minutos de caminhada.

Depois de atravessar parte do parque e passar ao lado de um campo de futebol gaélico, você entra em uma estradinha que segue até o castelo.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país

    Destinos de Intercâmbio

    Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país

    A Irlanda é um dos destinos mais procurados por quem sonha fazer um...

    Ana Carolina Brunelli

    2 dias atrás

    Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país
  • Qual é o maior porto da Irlanda?

    Curiosidades

    Qual é o maior porto da Irlanda?

    Para quem não sabe, a Irlanda é uma ilha situada no Oceano Atlântico. Ou...

    Ana Carolina Brunelli

    2 semanas atrás

    Qual é o maior porto da Irlanda?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar