O que fazer em Dublin: dicas de passeios imperdíveis na capital da Irlanda

O que fazer em Dublin: dicas de passeios imperdíveis na capital da Irlanda

E-Dublin

6 dias atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Dublin é uma cidade encantadora e absolutamente recheada de atividades por toda sua extensão. A capital da Irlanda é, por si só, uma atração. Por isso mesmo, não é difícil encontrar o que fazer em Dublin. São parques, jardins, praias, museus, galerias e muito mais.

Além disso, a Irlanda oferece a gratuidade em diversos locais, principalmente na primeira quarta-feira de cada mês. Então, fique de olho!

Com criatividade e disposição, também é possível conhecer mais da natureza esplêndida que o condado de Dublin pode oferecer!

Selecionamos algumas opções de atividades para você saber o que fazer em Dublin.

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

O que fazer em Dublin: coloque os pubs na sua lista

The Brazen Head é o pub mais antigo da Irlanda e foi inaugurado em 1198.© Josh Kroese | Dreamstime.com

The Brazen Head é o pub mais antigo da Irlanda e foi inaugurado em 1198.© Josh Kroese | Dreamstime.com

Que os irlandeses adoram um pub, todo mundo sabe. Mas os melhores pubs da Irlanda estão exatamente em sua capital.

Se existe muito o que fazer em Dublin, os pubs entram na lista principal de locais imperdíveis para visitar, não é mesmo? Ao todo, são mais de 1.790 pubs espalhados pela Irlanda, mas são cerca de 750 pubs só em Dublin.

Vamos citar apenas quatro deles aqui, considerados alguns dos principais e mais visitados.

Temple Bar

No coração de Dublin está localizado o Temple Bar. Ele é o pub mais pop de Dublin e dá nome ao bairro. O local tem uma atmosfera gostosa para passar o fim de tarde, além das ótimas bandas com música tradicional.

The Brazen Head

O antigo entre os pubs em Dublin e na Irlanda fica localizado próximo ao rio Liffey, e, acredita-se, o local está aberto desde 1178.

The Bull and Castle

Você sabia que existem pubs em Dublin considerados “mal assombrados”? Pois é, com a “idade” avançada de muitos deles e um aspecto meio “dark”, não é difícil acreditar.

The Church

Localizado na Henry Street, próximo à O’Connell, centro comercial da cidade, o The Church, que no passado já foi uma igreja (e por fora ainda parece muito).

O local oferece comida de qualidade, amplo espaço e pista de dança. Além do ambiente super inusitado, a programação inclui jantar com cinema, shows e outras atrações que variam a cada mês. É um dos mais famosos pubs em Dublin.

Quer conhecer mais pubs para colocar na sua lista sobre o que fazer em Dublin? Clique aqui!

Leia também: O que fazer em Wicklow: o condado mais florido da Irlanda

Temple Bar, o bairro mais boêmio de Dublin

Temple Bar, um dos locais mais divertidos de Dublin. Foto: Skitterphoto|Pixabay.

Falando em pubs e no próprio Temple Bar, um dos mais famosos e já citados neste artigo, agora vamos falar sobre o seu bairro homônimo.

Sim, Temple Bar não é apenas o nome do pub mais famoso da Irlana, mas também do bairro mais famoso do país e de sua capital. Por isso, muitas coisas sobre o que fazer em Dublin estão por lá.

A história do bairro deixa o local ainda mais interessante, que remete à era quando os Vikings dominavam a Irlanda, passando por altos e baixos até o século XX, quando ele foi redescoberto. Por isso mesmo, a dica é uma só: visite o Temple Bar.

Lá você vai encontrar cafés, restaurantes, estúdios de tatuagem, brechós, teatros, lojas super diferentonas e, claro, muitos pubs. Quer ver só…

Principais pubs do Temple Bar:

Leia mais sobre o bairro Temple Bar. Clique aqui!

Guinness Storehouse

Não dá pra pensar sobre o que fazer em Dublin e não incluir a fábrica da Guinness. Foto:  VanderWolfImages | Dreamstime.com

Se tem uma experiência que literalmente todas as pessoas que visitam a Irlanda precisam viver é o maravilhoso tour pela Guinness Storehouse. E não é um simples tour não, viu?

O passeio passa por um super museu que, de forma interativa, apresenta a história da cerveja irlandesa mais famosa do país e, no final, oferece aos visitantes a oportunidade de saborear uma pint de Guinness com vista panorâmica para a cidade.

Leia também: O que fazer em Killarney, na Irlanda

Walking tours pelas ruas de Dublin

Walking tours gratuitos estão na lista do que fazer em Dublin. Passeio percorre as principais ruas da capital irlandesa. Foto: Pxhere

Quer conhecer a cidade e suas curiosidades durante um passeio por suas ruas? Aproveite os walking tours disponíveis na cidade. São várias opções disponíveis, cada uma com um tema diferente.

Tem walking tour para quem quer conhecer a gastronomia irlandesa, outro para quem gosta de arte de rua, além de walking tour especial para quem gosta de história e um supermacabro com histórias de fantasmas e mitos irlandeses.

A dica é o Free Walking Tour Dublin. O passeio pelas ruas de Dublin passa por pontos turísticos imperdíveis como Temple Bar, Dublin Castle, St. Patrick’s Cathedral, Christchurch Cathedral, Trinity College, etc.

Dicey’s: balada queridinha dos brasileiros reabre em Dublin

Dicey’s voltou a funcionar depois lockdown na Irlanda por causa da pandemia da Covid-19. Foto: The Journal

Em meio a uma tradicional fachada de prédios irlandeses, bem ao estilo georgianos, há uma portinha apertada e um letreiro iluminado em vermelho com as palavras “Dicey’s Garden”.

A famosa balada poderia até passar despercebida, não fosse a fama que conquistou por aqui – principalmente com os brasileiros.

E são muitos os motivos para amar a Dicey’s Garden, desde a música tocada até a garantia de preços mais baixos das bebidas.

Dublin, a cidade dos lindos parques

A cidade é repleta de parques, como o St. Stephen Green. Crédito: Teodor Lazarev | Dreamstime.com

Dublin é repleta de parques. O St. Stephen’s Green é um dos mais conhecidos e populares, ficando na 14ª posição entre as atrações mais visitadas da Irlanda. Crédito: Teodor Lazarev | Dreamstime.com

A gente fala e insiste: um dos principais tipos de atrações imperdíveis em Dublin são os parques. Eles são perfeitos para uma caminhada, fazer exercícios, piquenique com amigos, ler um livro ou, simplesmente, relaxar. Afinal, essa é uma das melhores coisas sobre o que fazer em Dublin.

A cidade é um encanto! Em cada bairro que você entra, vários parques e praças aparecem… é lindo e surreal!

Conheça os principais parques de Dublin

National Botanic Gardens
Um dos mais lindos pontos turísticos de Dublin está na quarta posição na lista das atrações mais visitadas da Irlanda. São mais de 15 mil espécies de plantas localizadas em jardins espalhados pelo local com campos abertos e estufas.

Iveagh Gardens
Pequeno, fofo e cheio de esquilinhos. Esse é o Iveagh Gardens, em meio a prédios de escritórios e empresas, na área central da capital irlandesa. O espaço é perfeito para piqueniques ou uma visita rápida para descontrair. O local tem um labirinto, jardim de rosas e uma bela cachoeira. Há concertos de artistas consagrados durante o verão em seu gramado.

Phoenix Park
Um dos maiores parques da Europa fica em Dublin. O Phoenix Park é gigante e, possivelmente, você não conseguirá conhecer tudo no mesmo dia. Usando uma bike, o passeio fica ainda mais produtivo e interessante. É lá onde vivem dezenas de veados, que ficam soltos e podem ser vistos nos grandes gramados existentes no parque, em bando. O local também é moradia do presidente da Irlanda e do embaixador dos Estados Unidos. O Dublin Zoo, o zoológico da capital irlandesa, também fica dentro do Phoenix Park.

Irish National War Memorial Park
Localizado quase ao lado do Phoenix Park, em seu lado sul, o parque foi construído em 1929 para homenagear os quase 50 mil soldados irlandeses mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Seus jardins impecáveis são perfeitos para relaxar, tomar sol ou ler um livro.

St. Stephen’s Green
O 14º local mais visitado na Irlanda é, também, o parque mais popular de Dublin. Tem um lago lindo, com patos e cisnes, que o torna ainda mais charmoso. Há muitos canteiros de flores coloridas, estátuas e um jardim para os deficientes visuais.

Merrion Square

Estátua de Oscar Wilde no Merrion Square, um dos parques para você colocar na lista do que fazer em Dublin. Reprodução: Wikipedia

Cheio de flores, árvores com um gramado verdinho, o parque fica localizado na área central de Dublin, próximo ao Stephen’s Green e ao Iveagh Garden. É local de tranquilidade para um descanso ou caminhada, além de palco de eventos diversos durante o ano na cidade. É lá também onde se encontra a icônica estátua do escritor Oscar Wilde.

St Anne’s Park
Esse parque tem conquistado cada vez mais os intercambistas que vivem em Dublin. Localizado em frente à Bull Island, na baía de Dublin, o parque era uma antiga propriedade da família Guinness, no século XIX. São 240 acres, com jardim chinês, templo herculano e um jardim com variedade de ervas medicinais.

Outros parques de Dublin:

  • Marlay Park
  • The People’s Park
  • Blackrock Park
  • Garden of Remembrance
  • Fairview Park
  • St. Patrick’s Park

Atrações gratuitas na primeira quarta-feira do mês

Já que estamos falando sobre o que fazer em Dublin, precisamos ressaltar um ponto bem importante. Em 20 condados da Irlanda, toda primeira quarta-feira de cada mês oferece atrações gratuitas.

São eles: Cork, Donegal, Galway, Kerry, Kildare, Kilkenny, Laois, Leitrim, Limerick, Louth, Mayo, Meath, Offaly, Roscommon, Sligo, Tipperary, Waterford, Wexford Wicklow e, claro, Dublin.

É a Free Wednesday! Isso significa que não há cobrança de ingresso para visitar pontos turísticos, museus, galerias, castelos, entre outras atrações.

Trinity College Dublin

A Trinity College recebe inúmeras visitas. Todas gratuitas. Crédito: Daniel M. Cisilino | Dreamstime.com

Trinity College está na lista das principais atrações de Dublin. Crédito: Daniel M. Cisilino | Dreamstime.com

Quer conhecer um lugar lindo no centro de Dublin, onde você possa passear ou relaxar e tomar um café? Estamos falando da Trinity College, uma das instituições de educação mais famosas da Irlanda. Lá estudaram e se formaram nomes como Oscar Wilde, Samuel Beckett, Edmund Burke e William Rowan Hamilton.

Fundada em 1592, a universidade está na 61º posição no ranking das melhores instituições de ensino do mundo. É tão grande e encantadora, que há lugares “secretos” através de seus salões e corredores, com locais curiosos, segredos e túneis subterrâneos.

Há também a incrível experiência do Books of Kells, dentro da icônica biblioteca da Trinity, inspirada para a criação de cenários das sagas Harry Potter e Star Wars.

Quem quiser obter uma experiência ainda mais ampla, é possível se hospedar dentro da Trinity College durante as férias de verão dos estudantes.

Leia também: O que fazer na Irlanda do Norte: conheça a história do país e saiba o que visitar

Museus nacionais da Irlanda

A Badger Family. Créditos: National Museum of Ireland - Natural History.

Museu da História Natural é destaque entre as instituições gratuitas do governo irlandês. Créditos: National Museum of Ireland — Natural History.

Você sabia que todos o National Museum of Ireland são compostos por museus administrados pelo governo irlandês, gratuitos e abertos ao público? Pois é, três deles ficam em Dublin: Decorative Arts & History, Natural History e Archaeology. Em Castlebar, no condado de Mayo, existe, ainda, o Country Life Museum. Todos eles têm entrada gratuita.

Natural History
O museu de história natural, localizado em Dublin 2, também é conhecido como “Dead Zoo”, por causa das centenas de criaturas taxidermizadas que “vivem” no antigo edifício. Construído em 1856, o museu abriga uma coleção zoológica abrangente com mais de 10.000 peças. Os visitantes podem explorar mamíferos, pássaros, peixes e insetos irlandeses, além de bichos de todo o mundo.

Decorative Arts & History
O museu de decoração, arte e história está localizado em um dos pontos históricos mais impressionantes da capital iralndesa, em Dublin 7, um antigo quartel militar que abriga artes decorativas como prata, cerâmica, vidro, móveis, roupas, joias e moedas. Outro ponto do museu explora uma coleção de história militar e o passado revolucionário da Irlanda.

Archaeology
Uma variedade de tesouros da Irlanda pré-histórica ao Egito antigo podem ser vista nesse museu de arqueologia, em Dublin 2, com artefatos importantes que datam de 7.000 a.C. até o século XX. Entre os destaques, uma exposição de ouro irlandês pré-histórico e uma seção dedicada a um antigo livro medieval de salmos conhecido como Faddan More Psalter.

Cultura nas ruas de Dublin

Uma dos melhores maneiras de conhecer a cultura irlandesa é andando por suas ruas. A Grafton Street ou a Henry Street estão repletas de músicos e artistas de rua incríveis mostrando seu talento.

Conhecidos como “buskers”, eles precisam ter uma autorização do governo para atuar nas ruas do país. Em Dublin, muitos deles ficaram conhecidos na cena musical local e, até, internacional.

As ruas também são palco para artistas durante a Culture Night, onde vários eventos acontecem por toda a cidade.

National Gallery of Ireland

National Gallery tem workshops e bate-papo voltados para o público geral. Foto: National Gallery

A galeria nacional da Irlanda tem cerca de 2.500 pinturas e aproximadamente 10.000 obras em diferentes estilos, incluindo aquarelas, desenhos, gravuras e esculturas. Todas as principais escolas europeias de pintura estão amplamente representadas.

Também abriga uma renomada coleção de pinturas irlandesas, a maioria das quais em exposição permanente.

A visita à exposição permanente da galeria é gratuita, mas exibições extras, como exposições paralelas, podem ser pagas.

Leia também: Coronavírus: 6 locais para visitar na Irlanda a partir do dia 29

The Science Gallery

Localizada dentro dos portões da Trinity College, a The Science Gallery combina o lado “nerd” da ciência com o “cool” de uma galeria de arte.

Lá é possível encontrar exposições pertencentes a alunos da pós-graduação, que têm como objetivo estimular discussões sobre como as teorias da ciência se cruzam com as nossas vidas diariamente, mas também exposições internacionais, em um intercâmbio artístico-científico com outras galerias de ciência pelo mundo.

Desde 2008, ano de inauguração do local, já foram mais de três milhões de visitantes.

Dublin Bay

O que fazer em Dublin: Dun Laoghaire, na Baía de Dublin, uma oportunidade de passeio gratuito pela costa da capital irlandesa. Foto: divulgação

Quer algo mais gratuito que uma caminhada ao ar livre? Dublin tem a vantagem de estar na costa da Irlanda, assim como quase todos os condados da Ilha. A Baía de Dublin é extensa e um belo cenário para uma caminhada ou andar de bicicleta.

Um bom passeio é percorrer o South Wall, chegando até o Lighthouse Poolbeg. Mas são vários os passeios possíveis. Caminhar pelos elegantes piers victorianos de Dun Laoghaire, visitar a Bull Island ou a costa de Dollymount, visitar o Killiney Hill, fazer uma caminhada de Malahide até a praia de Portmarnock estão entre eles.

Leia também: Mapa de Dublin: mas que raios são Dublin 1, 2, 3 ou 24?

Prédios do governo irlandês

Créditos: Aras an Uachtaráin.

Residência oficial do presidente irlandês é aberta para visitas gratuitas agendadas. Foto: Divulgação

Quer conhecer como vive o presidente da Irlanda? Bom, marque em sua agenda o tour na residência oficial do presidente, localizada no Phoenix Park. É por lá que o presidente irlandês também recebe Chefes de Estado como o papa e tantos presidentes. Os tours acontecem todo sábado, às 10h30, no departamento Aras an Uachtaráin, no Phoenix Park Visitor Centre.

É possível visitar outros prédios do governo e do parlamento irlandês. A Leinster House tem visitas guiadas gratuitas. O prédio é a antiga residência do Duque de Leinster. Hoje, é local de reunião dos TDs (deputados) e os senadores irlandeses.

Outro local de visitação possível é o imponente prédio da prefeitura de Dublin, a City Hall. Tudo gratuito.

Cantinhos românticos para namorar em Dublin

intercâmbio em Dublin

Botanic Gardens está entre os cantinhos para namorar. Coloque na sua lista sobre o que fazer em Dublin. Foto: Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

Viajou com a namorada ou o namorado e não sabe o que fazer em Dublin? A capital irlandesa tem cantinhos que são ótimos para passar um tempão junto do seu amor, e o melhor, sem gastar quase nada.

Um deles é o  maravilhoso National Botanic Gardens é uma das mais populares e românticas paisagens da flora irlandesa. Vale uma caminhada e muitas pausas para fotos com seu love.

O roteiro romântico também passa por um dos locais mais charmosos de Dublin, o Temple Bar. É por lá que o casal vai encontrar a Love Lane, uma ruazinha perdida entre a principal rua de pubs do bairro e o Teatro Olympia.

Localizado perto do St. Stephen’s Green Park, em meio a prédios de escritórios e comércios em Dublin, o Iveagh Gardens foi inaugurado em 1865, mas sua história data de 300 anos antes.

Os melhores cafés de Dublin

Two Pups é um dos cafés mais charmosos da capital irlandesa. Coloque ele na sua listinha sobre o que fazer em Dublin. Foto: Divulgação

Você sabia que os “dubliners” estão entre os maiores consumidores de café da Europa? Afinal, Dublin é a segunda capital mais obcecada por café no mundo.

São muitas opções sobre onde ir para tomar uma café na capital da Irlanda.

Localizado em Dublin 8, o Two Pups é um daqueles espaços que você não tem vontade de ir embora. Aconchegante e moderno, mas com ar rústico, o café possui um cardápio variado para breakfast ou brunch — sanduíches, panquecas, omeletes, etc.

Encontrar uma mesa no Queen of Tarts durante a manhã ou no horário de almoço pode ser uma missão meio complicada, já que é um dos cafés em Dublin mais badalados. Mas a experiência é compensadora, já que o charmoso espaço, que possui duas unidades em Dublin, oferece opções bem saborosas.

Uma das pérolas do Temple Bar, este café está localizado dentro do Irish Film Institute, um dos principais cinemas de arte de Dublin.

O café é também uma ótima opção para se fugir do agito e barulho do Temple Bar e relaxar lendo um livro ou conversar com os amigos.

Encontre mais cafés em Dublin. Clique aqui!

Esporte e aventuras: o que fazer em Dublin no verão?

Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa, com 7 milhões de metros quadrados. © Aleksandr Kalinin | Dreamstime.com 

Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa, com 7 milhões de metros quadrados. © Aleksandr Kalinin | Dreamstime.com

Saiu sol, as temperaturas estão altas e você quer aproveitar o verão da capital irlandesa? Existem muitas opções sobre o que fazer em Dublin no verão.

Que tal passear de caiaque pelo Grand Canal? São várias empresas que disponibilizam material e treinamento para quem quiser se aventurar pelas águas canal que atravessa a cidade. Muitas delas não exigem experiência, já que o local é tranquilo, sem correntezas ou agitação.

Caminhadas em dias de sol são um dos programas favoritos dos irlandeses e em Dublin não é diferente. No próprio Grand Canal é possível ver diariamente pessoas caminhando.

Dalkey e Killiney, duas regiões bem nobres da capital irlandesa, tem uma ótima trilha de caminhada. O Hellfire Club, nas montanhas de Dublin, é outra opção.

Andar de patins? Em Dublin é super possível. A prática já foi coisa de quem nasceu nos anos 80 ou 90. Agora, a moda de circular por aí com rodinhas nos pés voltou com tudo e muita gente vem praticando o esporte, inclusive na Irlanda. Mas a pergunta é: “Onde andar de patins em Dublin?”.

A cidade tem muitas ciclovias, mas os patineiros também são bem-vindos nos parques como Phoenix Park, St. Anne’s Park e outros.

St. Patrick’s Cathedral: o verdadeiro cartão-postal de Dublin

Vista do jardim da Catedral de Saint Patrick. Local deve constar na lista sobre o que fazer em Dublin. Crédito: rodrigobellizzi/depositphotos

A religião é um dos temas centrais na hora de pensar sobre o que fazer em Dublin. Que São Patrício é o padroeiro da Irlanda, todos nós já sabemos, não é mesmo? Por isso mesmo, não é difícil identificar a St. Patrick’s Cathedral — Catedral de São Patrício — como sendo o cartão-postal da cidade de Dublin.

A imponente catedral foi construída entre 1220 e 1260 como forma de homenagear St. Patrick (ou São Patrício). Ou seja, está há mais de 800 anos fazendo parte da história de Dublin e da Irlanda. Por isso, tornou-se um dos pontos turísticos principais e mais visitados da capital irlandesa e da Ilha.

O que fazer em Dublin: ouça mais no Edublincast

Gostou das nossas dicas? Quer conhecer ainda mais opções sobre o que fazer em Dublin? Gravamos o Edublincast totalmente dedicado a esse assunto! Confira só:

Você também pode ouvir o podcast do E-Dublin:
No Spotify
No iTunes
No Deezer
No seu app favorito, por meio do RSS Feed

Foto de capa: David Mitchell/Unsplash

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

E-Dublin, E-Dublin - Todos os direitos reservados.

Revisado por Irene Canadinhas
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar