Primeiro-ministro irlandês se posiciona sobre o ataque da Rússia à Ucrânia

Primeiro-ministro irlandês se posiciona sobre o ataque da Rússia à Ucrânia

Rubinho Vitti

4 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Micheál Martin, primeiro-ministro irlandês, disse que a Irlanda faz parte do regime de sanções da União Europeia e que as ações russas à Ucrânia são “unilaterais e sem qualquer justificativa, ameaçando e minando a integridade de um Estado democrático independente”.

Ele publicou uma carta aberta com detalhes sobre a posição do governo.

“A invasão de hoje pela Rússia do território soberano da Ucrânia e seu ataque ao seu povo é uma violação ultrajante e imoral dos princípios mais fundamentais e básicos do direito internacional. Nossos pensamentos devem estar com o povo inocente da Ucrânia em sua hora mais difícil. Estamos com eles.”, disse.

Entre outros pontos, Martin destacou que essa é a situação de segurança mais grave que a Europa enfrenta em décadas, com repercussões na segurança global e na economia mundial.

Seguro Viagem Menor Preço

“Não pode e não ficará sem resposta. O presidente Putin e aqueles que o apoiam serão responsabilizados.”, disse.

UE reúne líderes em Bruxelas

Primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, publicou carta aberta sobre situação da Rússia e Ucrânia. Foto: Divulgação

Martin está a caminho de Bruxelas para discutir o assunto com outros estadistas da União Europeia e “adotar o pacote de sanções mais severo que alguma vez consideramos”, com o objetivo de atingir Putin “onde mais dói”.

Segundo Martin, as sanções da UE terão como alvo setores estratégicos da economia russa, bloqueando o acesso aos mercados e às tecnologias.

Martin concorda que as sanções terão impactos na UE, inclusive na Irlanda, e que trabalhará com outros líderes para apoiar os mais atingidos.

“Essa agressão da Rússia causará dificuldades e tragédias incalculáveis ​​para o governo e o povo da Ucrânia, que demonstraram notável resiliência e determinação. Não nos faltará oferecer-lhes o apoio humanitário de que necessitarão.”

Martin ainda prometeu manter contato próximo com cidadãos irlandeses na Ucrânia, “cuja segurança é primordial”, incluindo os dois diplomatas irlandeses na Embaixada da Irlanda em Kiev, “que estão em um local seguro com colegas da UE”. “Presto homenagem ao seu empenho e ao trabalho que estão a realizar.”

Leia também: Euro chega a R$ 5,60, menor valor em dois anos

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email