Trinity College: conheça a universidade mais antiga da Irlanda

Trinity College: conheça a universidade mais antiga da Irlanda

E-Dublin Press

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Trinity College é uma das universidades de maior prestígio na Europa, com mais de 15 mil alunos de todos os continentes e está na lista das melhores universidades do mundo.

A faculdade mais antiga da Irlanda fica localizada no coração de Dublin, ocupando uma área de 190.000m², onde conta com vários edifícios históricos agradáveis para visitas turísticas.

A Trinity College foi também a universidade que formou algumas personalidades importantes, o que prova a qualidade de ensino dessa instituição. Entre eles, estão Samuel Beckett, Bram Stoker, Oscar Wilde, Edmund Burke, Wolfe Tone, Robert Emmet, Edward Carson e Douglas Hyde.

A entrada principal da universidade fica no College Green, um dos lugares com maior tráfego de pedestres e automóveis de toda a cidade. Quase todas as construções do local foram feitas entre os séculos XVIII e XIX. Hoje, além de universidade, a Trinity College é uma atração turística bastante popular em Dublin.

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

Trinity College atendia à elite protestante

Foto: Pixabay

Trinity College é uma das universidades mais prestigiadas de toda a Europa. Foto: Pixabay

Fundada no ano de 1592, pela Rainha Elizabeth I, a Trinity College surgiu com o objetivo de dar condições para que a elite protestante pudesse estudar sem se misturar com os católicos, além de enfatizar o poder inglês.

A história de discriminação religiosa durou cerca de 200 anos. Após esse período, os católicos começaram a ser aceitos na universidade. No entanto, até o ano de 1873, ainda havia relatos dessa prática. Atualmente, apesar de não existir restrição religiosa, a maior parte dos alunos da Trinity College são católicos.

Bolsas de estudo na Trinity College

Você sabia que existem bolsas de estudo para brasileiros estudarem na Trinity College? Sim! São vagas exclusivas nas áreas de história, teatro e literatura com os temas Literary Translation, Modern Irish History, Irish Writing, Playwriting, Stage Design, Theatre Directing, Theatre e Performance, Comparative Literature e Creative Writing.

O subsídio cobre um ano de pagamento da universidade, acomodação, despesas de viagem e despesas de manutenção (valor total de € 35.000). A bolsa é concedida pela Fundação Haddad e Associação Brasileira de Estudos Irlandeses.

Entre os requisitos, estão carta de interesse em inglês explicando por que o aluno escolheu o programa, seus interesses acadêmicos e como é seu projeto de pesquisa, artigo acadêmico recente escrito em inglês, certificado de proficiência em inglês como IELTS, TOEFL, iBT, University of Cambridge, entre outros.

Hospedagem na Trinity College: que tal descansar dentro do campus universitário?

Trinity College é uma das mais tradicionais universidades irlandesas. Foto: Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

A Trinity College oferece acomodação para turistas durante o verão. Você não leu errado. Já se imaginou hospedando-se em uma das universidades mais importantes da Europa e a mais antiga da Irlanda?

A Trinity College foi casa de alguns dos maiores pensadores irlandeses e europeus, tais quais Oscar Wilde, Samuel Beckett, Edmund Burke e William Rowan Hamilton.

Durante o verão, a Trinity College abre suas portas para turistas que querem ficar hospedados ali mesmo, no coração da educação irlandesa.

As acomodações de verão estão disponíveis entre o final de maio até o final de agosto, em dois pontos distintos: no centro da cidade, onde fica a sede da universidade, e em bairros de Dublin um pouco mais afastados do centro.

Leia mais aqui!

Book of Kells é a principal atração da Trinity College

Foto: Pixabay

Biblioteca da Trinity College é um dos pontos turísticos mais famosos de Dublin. Foto: Pixabay

As maiores atrações da Trinity College são a Old Library, biblioteca decorada com bustos e a harpa mais antiga da Irlanda, e o Book of Kells, manuscrito riquíssimo de centenas de anos. A biblioteca tem a maior coleção de manuscritos e livros impressos da Irlanda.

Desde 1801, a biblioteca recebe um exemplar de todas as obras publicadas na Irlanda e Inglaterra, formando atualmente uma coleção de aproximadamente três milhões de livros divididos em oito edifícios.

O Book of Kells é um livro com mais de 340 páginas escritas e ilustradas a mão, datado do ano de 800 a.C. O livro tem os quatro evangelhos da Bíblia, escritos em latim. Suas ilustrações são fascinantes, extremamente detalhadas. Alguns acreditam que o livro pode ter sido escrito por três escribas na ilha escocesa de Lona.

Cheia de curiosidades, a Trinity College fica aberta para visitas todos os dias das 9h às 21h (o horário pode variar de acordo com a época do ano). Algumas atrações são pagas, mas vale a pena visitar a universidade mais antiga da Irlanda, que, por si só, tem muitas histórias para contar e desperta aquele desejo incrível de estudar nela.

Como estudar na Trinity College?

Trinity College conta com vários tipos de cursos para estrangeiros. Foto: Simon Jeacle | Dreamstime

Como todo o processo de seleção é online, realizado por meio de um sistema da própria universidade, o primeiro passo é visitar o site da instituição e verificar se eles oferecem algum curso do seu interesse, seja de graduação, seja de mestrado ou doutorado.

Outra dica importante: durante a pesquisa pelo curso que deseja, fique atento ao período de inscrição. Como na Europa o ano letivo começa em setembro, geralmente as universidades aceitam inscrições entre fevereiro e junho. Eles são muito rígidos com relação a essas datas e não costumam abrir exceções.

Após encontrar o curso do seu interesse, o próximo passo é pagar uma taxa de inscrição de 55 euros. O pagamento pode ser realizado pela internet. Caso você desista de participar do processo seletivo, o valor não é reembolsável.

Documentos necessários para estudar na Trinity College

Para dar andamento ao processo de aplicação, você terá que encaminhar para a universidade uma série de documentos.

No caso de curso de graduação, por exemplo, é exigido o certificado de conclusão do ensino médio, duas cartas de recomendação, que podem ser escritas por seus professores ou, até mesmo, seu empregador, uma carta de motivação explicando por que você quer estudar na Trinity, e uma cópia do seu passaporte.

Em caso de mestrado ou doutorado, deve ser encaminhado também o histórico escolar de cada ano da graduação.

Não esqueça que, para realizar o ensino superior na Irlanda, é necessário comprovar proficiência em inglês no momento da inscrição.

A Trinity aceita certificados do IELTS, TOEFL ou Cambridge, sendo que há uma nota mínima exigida para cada um desses exames. Muitas escolas de idiomas no país oferecem cursos preparatórios para eles, mas também podem ser realizados no Brasil.

Após realizar sua inscrição, você terá um nome de usuário e senha pelo qual poderá acompanhar, a qualquer momento, o andamento do seu pedido em todas as fases do processo de admissão na Trinity. Você também poderá atualizar suas informações pessoais, esclarecer dúvidas e aguardar pela aprovação.

Leia mais aqui!

Locais secretos dentro da Trinity College Dublin

Trinity é reconhecida como uma das melhores universidades do mundo Imagem: Elizabeth Gonçalves

Trinity é reconhecida como uma das melhores universidades do mundo. Imagem: Elizabeth Gonçalves

Você sabia que existem vários locais secretos para visitar na Trinity College?

A Biblioteca Lecky, no bloco de artes da universidade, está supostamente ligada à Biblioteca Berkeley, também dentro da universidade, por um túnel subterrâneo. Embora essa passagem tenha sido aberta em 1995, poucos conseguem encontrar sua entrada ou obter acesso.

O Prédio do Museu da Trinity College, ao lado da Biblioteca Berkeley, é uma joia escondida.

O primeiro edifício de estilo gótico veneziano da Irlanda tem uma arquitetura deslumbrante, que lembra os palácios venezianos e o estilo bizantino. Construído entre 1853 e 1857, o edifício é coberto de belas esculturas de flora e fauna — o que é bem apropriado, visto que o local abriga o departamento de Geologia.

A biblioteca da universidade também é praticamente um cofre literário. Por lei, ela abriga uma cópia de todos os livros publicados na Irlanda e no Reino Unido desde 1801, quando foi estabelecido o depósito legal. A coleção é composta por mais de cinco milhões de livros até o momento.

De acordo com rumores populares, há uma adega subterrânea na universidade, com uma suposta entrada ao lado do refeitório Buttery.

Quer saber mais? Leia nosso artigo completo sobre os locais secretos da Trinity College.

E-Dublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do E-Dublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Imagens via Pixabay
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar