Varíola do macaco na Irlanda: 14 casos confirmados no país
2 semanas atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
A Irlanda registrou 14 casos de pessoas contaminadas com a varíola do macaco na Irlanda, conhecida em inglês como Monkeypox.
O primeiro caso foi confirmado no dia 27 de maio e o país passou a soltar boletins informativos sobre a situação da doença.
De acordo com relatório publicado pelo HPSC (Health Protection Surveillance Centre), Centro de Vigilância de Proteção à Saúde, todos os casos são do sexo masculino e com idade entre 30 e 50 anos (idade média é de 37 anos). Esses casos não são inesperados após a presença de casos de varíola no Reino Unido e em muitos países europeus.
O HSE (Health Service Executive), serviço de saúde pública da Irlanda, montou uma equipe responsável por gerenciar a situação no país.
A Irlanda também classificou a varíola do macaco como “doença de notificação obrigatória”, ou seja, médicos e laboratórios são obrigados a notificar as autoridades caso identifiquem a doença em pacientes.
Mais de 700 casos confirmados fora da África
Além da confirmação da varíola do macaco na Irlanda, centenas já foram identificados pelo mundo, fora da África. Foto: CDC on Unsplash
Já são mais de 700 casos da varíola do macaco identificados fora da África, local onde a contaminação é comum. Isso inclui Europa, América do Norte, além Emirados Árabes e Austrália.
A varíola do macaco é uma doença rara que é causada pela infecção com o vírus monkeypox, encontrado em algumas populações de animais em partes remotas da África Central e Ocidental e, no passado, causou surtos ocasionais limitados em comunidades locais e viajantes.
De acordo com o HPSC, os casos relatados em vários países agora são incomuns porque a maioria não tem conexão de viagem a essas partes da África.
Como a varíola do macaco se espalha e quais são os sintomas
Varíola do macaco na Irlanda: sintomas incluem erupções cutâneas. Fonte: HPSC
Os sintomas da varíola do macaco são parecidos com os de uma gripe, porém com o adicional da erupção cutânea.
A erupção começa com manchas vermelhas que rapidamente se transformam em pequenas bolhas. Geralmente, desenvolvem-se dentro de 1 a 3 dias após o início da febre ou outros sintomas. Outras pessoas podem ter apenas uma erupção cutânea.
A erupção passa por diferentes estágios antes de finalmente formar crostas que depois caem.
Sintomas da varíola do macaco
- erupção cutânea (com coceira)
- febre acima dos 38 graus
- dor de cabeça
- dores musculares
- dor lombar
- gânglios linfáticos inchados
- arrepios
- exaustão
A varíola do macaco se espalha através de contato próximo, incluindo contato com a erupção cutânea de alguém com monkeypox.
As pessoas que interagem de perto com alguém que é infeccioso correm maior risco de infecção: isso inclui membros da família, parceiros sexuais e profissionais de saúde. O risco de propagação dentro da comunidade em geral é muito baixo.
Tratamento da varíola do macaco
A infecção por varíola geralmente é uma doença autolimitada e a maioria das pessoas se recupera em semanas, embora uma variação mais grave possa ocorrer em pessoas com sistema imunológico muito fraco, mulheres grávidas e bebês muito pequenos.
Não há remédio que cure a varíola dos macacos. Por isso, o tratamento é principalmente de suporte para aliviar os sintomas.
Veja também
Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Irlanda cria estratégia de tolerância zero à violência doméstica, sexual e de gênero
O governo irlandês lançou uma estratégia de combate à violência contra a...
53 minutos atrás
-
Notícias
Maioria das irlandesas tira licença médica devido a dores menstruais
As dores durante o período menstrual são um dilema para mulheres no mundo...
1 hora atrás