Canadá: temperatura e clima nas estações do ano

Canadá: temperatura e clima nas estações do ano

Ana Carolina Brunelli

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Analisar a temperatura no Canadá é essencial para garantir uma viagem mais tranquila e sem muitas surpresas.

Isso porque, dependendo da região que você escolher passear ou fazer um intercâmbio no país, é possível se deparar com temperaturas baixíssimas, que chegam até -35 graus.

Mas não se assuste!

No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a temperatura no Canadá nas diferentes estações do ano.

Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)

Temperatura no Canadá: estações do ano

É fundamental saber que a parte norte do país, por conta da proximidade ao pólo, é bem mais fria, enquanto a região sul apresenta verões bem agradáveis. E tirando as cidades com maior influência polar, os outros lugares do país contam com estações bem definidas, ou seja, isso nos permite escolher o mês da viagem de acordo com o clima que desejamos aproveitar.

Aliás, uma dica para quem vai para lá é ficar de olho no The Weather Networks para chegar ao destino já sabendo como estará a temperatura, viu?

Veja quando são as estações do ano no Canadá:

  • Primavera: março a junho
  • Verão: junho a agosto
  • Outono: setembro a novembro
  • Inverno: dezembro a março.

Agora, vamos descobrir como é a temperatura no Canadá em cada uma das estações citadas acima!

Temperatura no Canadá no inverno

Temperatura no Canadá durante o inverno pode chegar a -40ºC. Foto: NOAA on Unsplash

A época mais congelante do ano começa a mostrar as caras em meados de dezembro e segue firme até o mês de março. Nesse período, as temperaturas no Canadá variam entre -40°C e -10°C, podendo, claro, haver dias com temperaturas não negativas, mas bem próximas de 0.

O inverno é realmente rigoroso no país, mas isso é bom para quem gosta do frio e espera o ano todo para curtir atrações como pistas de esqui, snowboard e patinação.

No entanto, quem vai para o Canadá nesse período, precisa saber que é necessário levar uma mala com roupas reforçadas, incluindo: roupas térmicas, casacos próprios para o inverno de lá e peças de lã. Sem contar itens básicos como luvas, gorros, óculos escuros e botas impermeáveis, que não podem ficar de fora da bagagem.

Temperatura no Canadá na Primavera

Quando as geleiras começam a derreter, é sinal de que a primavera está para chegar. Após o dia 20 de março, a temperatura no Canadá começa a esquentar e isso se deve ao início da temporada mais florida do ano. Como consequência, o verde e as mais diferentes cores tomam conta do país, o que deixa as cidades ainda mais encantadoras, principalmente para quem ama se deparar com as belíssimas cerejeiras e tulipas espalhadas pelas ruas.

Nessa época do ano, as temperaturas no Canadá variam entre 12°C e 20°C.

Leia também: Trabalhar no Canadá: tudo o que você precisa saber

Temperatura no Canadá no Verão

Dependendo da região, a temperatura no Canadá durante o verão chega a 35ºC. Foto: Bruno Mauricio on Unsplash

Quando a primavera começa a chegar ao fim, as pessoas ficam cada vez mais ansiosas pela chegada do verão. Afinal, após meses de frio e pouco sol, a maioria dos moradores espera muito pelos dias mais quentes do ano para poder aproveitar as atividades ao ar livre.

Além disso, por conta dos dias ensolarados, as praias canadenses atraem uma grande movimentação, e as cidades próximas do mar são as mais procuradas pelos intercambistas nessa época do ano.

Sem contar que, no verão, acontecem vários festivais de música em grandes cidades como Toronto, Vancouver, Ottawa e Montreal, que deixam esses destinos ainda mais vibrantes e especiais. Em relação às temperaturas, nesse período, ficam em torno de 15° C e 35° C, dependendo da região.

Temperatura no Canadá no Outono

Outono é a estação mais popular no Canadá. As folhas são, até mesmo, parte da bandeira do país. Foto: Guillaume Jaillet on Unsplash

Em setembro, é hora de dizer adeus ao verão e dar as boas-vindas ao outono, uma das estações mais charmosas do ano, quando as folhas caídas no chão dão um ar completamente mágico às cidades.

Sem contar a coloração das folhas, que deixa tudo ainda mais incrível, né? Os tons de amarelo, marrom, vermelho e laranja se misturam e oferecem um clima bem romântico às cidades canadenses. Nessa época do ano, as temperaturas ficam entre 10°C e 17°C, mas pode haver dias bem mais gelados.

Leia também: Emprego no Canadá: saiba quais são as áreas em alta para estrangeiros

Cidades mais quentes e mais frias do Canadá

Primeiramente, vamos deixar claro que o Canadá é um país grande e as temperaturas podem mudar muito de um lugar para outro.

No verão de 2021, a pequena cidade montanhosa Lytoon, na Colúmbia Britânica, tornou-se um dos lugares mais quentes do mundo, registrando 49,5°C.

Mas vamos entender melhor sobre algumas das principais cidades do Canadá e suas temperaturas.

Toronto

Toronto é a cidade mais populosa e quente do Canadá, localizada na província de Ontário. No entanto, não pense que por ser quente é possível compará-la ao Brasil. Muito pelo contrário!

Mesmo no verão, a temperatura em Toronto não ultrapassa os 30°C. O que é ótimo, pois o clima fica bem agradável e as pessoas aproveitam para curtir os parques, praias e fazer caminhadas pela cidade. Sem contar a vida noturna, que ganha vida e fica cheia de atrações turísticas e musicais.

No entanto, é importante ter em mente que o verão em Toronto é bastante chuvoso e úmido e que o inverno é muito rigoroso.

Mesmo não sendo a cidade mais fria do Canadá, as temperaturas por lá chegam a -25°C no inverno.

Montreal

Montreal é a maior cidade da província de Québec e a segunda cidade mais quente do Canadá. Para se ter uma ideia, no verão, as temperaturas podem variar entre 21°C e 35°C e chove bastante. Já no inverno, a temperatura média é de -30°C, com muita neve e frio. Ou seja, é bom ir preparado!

Montreal é belíssima e cheia de influências francesa e inglesa, que se apresentam na arquitetura da cidade. O ponto alto desse destino é o Mont Royal, um morro localizado no parque do centro de Montreal que oferece uma vista maravilhosa. Vale ressaltar que a cidade está cheia de lugares incríveis para curtir, tanto no verão quanto no inverno.

Winnipeg

Winnipeg é considerada a cidade mais fria do Canadá. Foto: Brydon McCluskey on Unsplash

Essa, sim, é a cidade mais fria do Canadá! Em Winnipeg, a sensação térmica é de -35ºC no inverno, e o que não falta por lá é neve e muito vento. Para se ter uma ideia, todos os rios da cidade ficam literalmente congelados, o que chama a atenção de quem gosta de aproveitar essa época para patinar no gelo.

Winnipeg está acima das Grandes Planícies do Canadá e recebe as frentes frias do Ártico. Por isso, é o lugar certo para quem está em busca de sentir na pele o inverno rigoroso do país. Mas, mesmo com todo esse frio, a cidade oferece excelente estrutura durante qualquer estação e é possível curtir os lugares abertos e fechados durante o ano inteiro.

Como é possível notar, as temperaturas no Canadá variam bastante de acordo com a época do ano. Além disso, o clima no país é algo que deve ser levado em consideração por quem está com data marcada para embarcar para algum dos incríveis destinos canadenses. Afinal, as condições climáticas interferem diretamente na organização das bagagens e roteiros.

Próximo passo para seu intercâmbio no Canadá

Temperatura no Canadá é uma das questões mais importantes de entender antes de fazer intercâmbio no país. Foto: Mark Koch on Unsplash

E você, tem vontade de passar um tempo no Canadá para curtir as diferentes temperaturas? Solicitando um Orçamento Fácil aqui no edublin, nossas agências parceiras podem apresentar todas as possibilidades de programas de intercâmbio para fazer no país.

Veja também

Roteiro de Intercâmbio na Irlanda por quem o viveu

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar