Saiba como funciona a comprovação financeira para estudantes na Irlanda

Saiba como funciona a comprovação financeira para estudantes na Irlanda

edublin Press

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um visto de estudante ou permissão de residência no país.

A finalidade dessa exigência é garantir que os estudantes tenham recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas durante sua estadia na Irlanda, incluindo custos com moradia, alimentação, transporte, seguro saúde e despesas pessoais.

Geralmente, os estudantes internacionais são obrigados a comprovar que possuem uma quantia mínima de dinheiro disponível para sustentar-se durante seu período de estudo na Irlanda.

O valor exato necessário pode variar dependendo da duração do curso, da cidade onde o estudante irá residir e da política da instituição de ensino.

Vamos falar mais sobre a comprovação financeira a estrangeiros na Irlanda?

Fique por aí.

Quem precisa fazer a comprovação financeira na Irlanda?

O bank draft pode facilitar a sua vida. Crédito: RightFramePhotoVideo | Dreamstime.com

Existem várias formas de comprovar que você possui o valor necessário para sobreviver na Irlanda durante período de estudos. Crédito: RightFramePhotoVideo | Dreamstime.com

Na Irlanda, a declaração financeira é geralmente exigida dos estudantes internacionais que desejam obter um visto de estudante ou uma permissão de residência.

A finalidade da declaração financeira é comprovar que o estudante possui recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas durante sua estadia no país.

Se você pretende estudar na Irlanda por um período superior a três meses, vai precisar solicitar um visto de estudante. Nesse caso, é necessário apresentar uma declaração financeira que comprove que você possui fundos suficientes para cobrir as despesas de estudo, moradia, alimentação e demais custos durante sua permanência no país.

  • Intercambistas na Irlanda precisam fazer a comprovação financeira para obter o visto de estudante válido por 8 meses. A comprovação, atualmente, é de 4.500 mil euros para estudantes de inglês e 10 mil euros para estudantes universitários.
  • Caso o intercâmbio seja de 3 a 5 meses, o valor é de  700 euros a partir de 1º de julho.
  • Com visto de turista (até 90 dias) não é necessário comprovação financeira.

Os estudantes devem fornecer evidências financeiras, como extratos bancários, que demonstrem que eles possuem fundos suficientes para cobrir suas despesas.

Além disso, muitas vezes é necessário apresentar uma carta de um responsável financeiro, como um parente ou patrocinador, que se comprometa a fornecer suporte financeiro ao estudante durante sua estadia na Irlanda.

Como fazer a comprovação financeira?

De acordo com a Imigração, os seguintes documentos devem ser apresentados para provar a comprovação financeira.

Documentação comprobatória pessoal

  • extrato bancário atualizado, “mostrando o dinheiro que entrou e saiu da conta nos últimos seis meses”. “Você deve enviar isso se você está cobrindo os custos de seus estudos ou não”
  • extratos bancários devem estar em papel timbrado. “Quando os extratos bancários originais não estiverem disponíveis, serão aceitos impressos da Internet, uma vez que todas as páginas tenham sido autenticadas pelo banco e o extrato seja acompanhado por uma carta do banco confirmando sua autenticidade. Entradas manuscritas ou detalhes em extratos bancários não serão aceitos”
  • seu nome, endereço, número de conta e tipo de conta devem estar visíveis no extrato
  • quaisquer depósitos volumosos ou irregulares (por exemplo – empréstimos estudantis, depósitos de Certificados de Poupança, venda de um imóvel ou quaisquer fontes de tipo semelhante) devem ser devidamente explicados
  • se você estiver enviando um extrato bancário de uma conta de depósito/poupança, “também deverá incluir uma carta do seu banco confirmando que pode sacar dinheiro dessa conta”
  • cartões de crédito não são aceitos como prova de finanças.

Documentação comprobatória de patrocinador (sponsor)

Se um membro da família/amigo for responsável ou co-responsável por cobrir seus custos, você deve listar cada pessoa que o patrocina e fornecer detalhes claros de seu relacionamento com você.

  • você deve fornecer provas (por exemplo – certidões de nascimento/casamento, etc.) “de como você está ligado a essa pessoa”
  • detalhes claros do apoio financeiro que “cada patrocinador pretende dar a você durante a sua estadia na Irlanda, mostrando que o valor do apoio financeiro que pretendem dar está disponível e que eles têm fundos suficientes para manter a si mesmos e a outros membros da família”
  • evidências aceitas podem, por exemplo, incluir uma carta do empregador do seu patrocinador confirmando os detalhes do emprego, além de 3 holerites recentes
  • se o seu patrocinador estiver envolvido em negócios, deve ser fornecida evidência
  • extrato bancário atualizado de cada patrocinador, mostrando quanto dinheiro entrou e saiu da conta nos últimos seis meses (valem as mesmas regras de papel timbrado e autenticação do banco, entre outros já explicados acima)
  • se você estiver recebendo financiamento de um órgão governamental responsável por cobrir seus custos, forneça todos os detalhes do financiamento

É importante ressaltar que os requisitos de comprovação financeira podem ser atualizados ou alterados ao longo do tempo, portanto, é fundamental que os estudantes verifiquem as informações mais recentes no site oficial do Departamento de Assuntos Externos da Irlanda, no site da imigração irlandesa ou consultem o escritório responsável pela emissão do visto.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para atender aos requisitos financeiros, é aconselhável entrar em contato com a instituição de ensino na Irlanda ou buscar orientação junto a um consultor de imigração especializado para obter assistência personalizada e atualizada sobre o processo de comprovação financeira.

Vamos explicar mais sobre cada um deles.

Para trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes!

Comprovação alternativa para universitários

Está em operação um programa piloto que permite apenas aos “alunos do programa de graduação” fornecer uma alternativa aos extratos bancários como método de comprovação de finanças.

“A modalidade alternativa é uma caução escolar com um valor mínimo de € 10.000. A fiança deve ser apresentada a um serviço de pagamento de taxas estudantis aprovado”. O site da Imigração da Irlanda dá, como exemplo, o serviço eletrônico de pagamento de taxas oferecido pela Transfermate (anteriormente chamado de Pay to Study).

Todos os detalhes estão disponíveis no site da Imigração da Irlanda.

Quanto é preciso ter para a comprovação financeira na Irlanda?

Mas afinal, quanto é preciso comprovar financeiramente para tirar o visto de estudante na Irlanda? Isso vai depender do tempo e tipo de intercâmbio que o estudante estrangeiro vai fazer.

  • 4.500 mil euros – Para estudantes de inglês matriculados em cursos com duração de seis a oito meses.
  • 700 euros/mês – Para estudantes matriculados em cursos cujas aulas serão encerradas num período inferior a seis meses e superior a 90 dias.
  • 10 mil euros – Estudantes universitários com duração de um ano letivo.
  • isenção – Estudantes de inglês não europeus que permanecerão no país por um período inferior a 90 dias não precisam se registrar na imigração, permanecendo com o visto de turista.
  • bolsistas – Alunos beneficiados por bolsas de estudos devem apresentar uma carta da instituição, confirmando detalhadamente se as tarifas escolares e verbas destinadas ao custo de vida do estudante no país serão cobertas pela bolsa parcial ou integralmente.

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a comprovação financeira na Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?

Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email