Intercâmbio em Vancouver: tudo sobre como viver na cidade canadense

Intercâmbio em Vancouver: tudo sobre como viver na cidade canadense

Karina Moura

3 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Que tal fazer seu intercâmbio em Vancouver? Considerada, inúmeras vezes, como uma das melhores cidades para se viver no mundo, Vancouver ainda tem um cenário espetacular! Uma mistura entre oceano e montanhas, combinado com uma bela paisagem urbana.

Vancouver apresenta um visual de tirar o fôlego com praias, ilhas, parques — são mais de 180 deles — e inúmeras atrações outdoor! Com um cenário portuário, a cidade tem um clima que costuma agradar muito os brasileiros, onde, no inverno, o termômetro raramente desce abaixo de zero grau e neva muito pouco. Por isso, as estações bem-definidas fazem de Vancouver um excelente destino em qualquer época do ano.

Além do idioma, se optar pela cidade para fazer o seu intercâmbio, você vai ter contato com pessoas do mundo inteiro! Ficou interessado em saber mais? Listamos alguns pontos importantes para você começar a planejar o seu intercâmbio em Vancouver.

Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)

Intercâmbio em Vancouver: conheça a cidade

Quer um motivo para fazer seu intercâmbio em Vancouver? A cidade está na lista das cidades mais limpas do mundo. Foto: Brayden Law / Unsplash

Fazer um intercâmbio em Vancouver será uma experiência incrível na sua vida! A cidade conta com muita natureza ao seu redor, transporte público de qualidade, escolas públicas para crianças, boas universidades e muitas opções de programas culturais.

Além disso, ela é conhecida no Canadá por seus programas inovadores nas áreas de sustentabilidade ambiental, acessibilidade e inclusão.

Não é à toa que foi considerada uma das cidades mais limpas do mundo!

Vancouver está localizada na costa oeste do Canadá, na Província da Colúmbia Britânica. A incrível cidade litorânea tem cerca de 700 mil habitantes. Porém, sua região metropolitana conta com mais de 2 milhões de pessoas. A maioria de seus habitantes são etnicamente diversos, que chegam ao país para estudar e trabalhar.

A cidade é uma espécie de Rio de Janeiro da América do Norte e com um ritmo mais relax. A cidade tem apelido de “Raincouver” por ser uma cidade chuvosa e amplamente conhecida como a Hollywood canadense. Um importante polo utilizado na gravação de vários filmes e séries, abrigando um dos maiores sets a céu aberto bem ao norte do continente americano.

Se o seu objetivo é fazer um intercâmbio de idioma, vale ressaltar que, por lá, existem muitas escolas excelentes e com altos níveis educacionais. É o lugar perfeito para quem quer estudar inglês com auxílio da cultura local.

São alunos de todo o mundo que chegam a Vancouver para estudar por causa das grandes universidades, oportunidade de imigração e ambiente descontraído. Cada um trazendo sua cultura e gastronomia.

Leia também: Intercâmbio: Canadá ou Irlanda? Entenda as diferenças entre os países

Como é fazer intercâmbio em Vancouver

Entre os programas para intercâmbio em Vancouver estão high school, curso de idiomas e cursos técnicos ou universitários. Foto: Kyle Ryan /Unsplash

Vancouver é uma cidade extremamente acolhedora, justamente por ter grande parte de sua população formada por imigrantes. Em geral, os canadenses são muito educados e recebem bem os estrangeiros que vão ao país.

O intercambista pode optar por três tipos de programas: o high school, curso de idiomas (inglês e francês), estudo e trabalho (cursos técnicos e universitários).

Vamos explicar melhor cada um deles a seguir

  • Os high school são destinados aos jovens que optam por fazer um intercâmbio enquanto ainda estão no ensino médio. O tempo de duração do programa pode ser de 6 meses (de setembro a fevereiro ou de fevereiro a junho) ou por um ano. O principal requisito é ter o nível de inglês intermediário. O programa pode ser feito em escolas públicas e privadas, ambas pagas pelo intercambista.
  • Agora, os cursos de idiomas são os mais procurados no Canadá. É possível encontrar cursos tanto de inglês quanto de francês, pois o país é bilíngue. Os programas de inglês mais comuns são o geral, para negócios e o acadêmico, como também os de proficiência do idioma. Existem opções de cursos para iniciantes, intermediários e avançados. Importante destacar que o Canadá não permite que alunos de cursos de idiomas trabalhem enquanto estudam.
  • Para quem pretende fazer um intercâmbio com trabalho, o estudante internacional pode optar pelos cursos profissionalizantes, oferecidos em diversas áreas como Administração, Negócios, Turismo, Gestão de Projetos, TI, Marketing, entre outras. Também há os cursos acadêmicos de longa duração como graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Em todos, é exigida a comprovação do conhecimento prévio de inglês.

Independentemente do tipo de programa, seja para trabalho, seja para estudo, é imprescindível você levantar todas as informações sobre documentação para entrar no país.

Uma delas é a solicitação do visto canadense. O processo para obter o documento depende muito da finalidade da sua viagem. Se quiser saber mais informações sobre esse assunto, confira o nosso artigo sobre vistos no Canadá.

Leia também: Onde fazer intercâmbio no Canadá: principais cidades e regiões

Principais instituições de ensino para intercâmbio em Vancouver

Vancouver está entre as principais cidades de destino para intercambistas no Canadá. Foto: Tomas Williams / Unsplash

Agora que você já conhece a cidade de Vancouver e sabe os tipos de intercâmbio disponíveis no país, vamos falar um pouco sobre as escolas. Sem dúvida, uma das maiores vantagens da cidade é contar com as melhores escolas do Canadá.

Aqui, vamos falar as principais delas para curso de idioma.

Confira!

  • EC Vancouver
  • Kaplan International Vancouver
  • Tamwood Vancouver
  • Global Village Vancouver
  • ILAC Vancouver
  • ILSC Vancouver
  • LSI Vancouver
  • The Language Galerry (TLG)

A dica, aqui, para escolher a melhor escola é pesquisar o método de ensino e priorizar aquela que esteja alinhada mais ao seu objetivo. Leia sobre cada uma delas aqui.

Intercâmbio em Vancouver: dia a dia na cidade

O intercambista em Vancouver vai vivenciar climas do bem gelado, com mínimas de 5 graus, até temperaturas que chegam a 23 graus no verão. Foto: Aditya Chinchure / Unsplash

Conhecer bem o dia a dia da cidade, pontos turísticos, entretenimento, clima e custo de vida também devem estar na lista de pesquisas para o seu planejamento. Por isso, chegou a hora de você saber como é viver em Vancouver.

Clima

Vamos começar pelo clima, que pode ser considerado um dos principais motivos de muitos brasileiros optarem pela cidade. Para os padrões canadenses, Vancouver é uma cidade relativamente quente. Mesmo assim, as médias de temperatura no verão variam de 15°C a 23°C e, no inverno, fica em torno dos 5°C.

No verão, é importante destacar que os preços de acomodação ficam mais caros! Então, a primavera, entre março e maio, pode ser a melhor opção para aqueles que desejam economizar e aproveitar a temperatura para fazer turismo no país.

Já no inverno, a cidade também é bastante atraente, principalmente para os intercambistas que querem aproveitar as pistas de neve para esquiar em Whistler, uma das principais atrações do país.

Custo de vida

O custo de vida em Vancouver é um dos mais altos do Canadá. A cidade conta com excelente infraestrutura e, sem dúvida, os maiores gastos são com moradia. Porém, eles vão depender muito do seu estilo de vida. Uma boa opção para economizar é dividir quartos com outros estudantes ou considerar ficar em uma casa de família.

Abaixo, você confere os gastos mensais para um estilo de vida básico e sem luxos:

  • Acomodação: C$ 650 (aluguel de quarto)
  • Alimentação: C$ 250 (sem muitos jantares fora)
  • Transporte: C$ 100 (passe mensal com carteirinha de estudante)
  • Telefone e internet: C$ 50
  • Extras: C$ 150
  • Total: CA$ 1.200/mês = R$ 4.812*

(*) Cotação C$ 1 – Dólar Canadense (junho 2021): R$ 4,01.

No site Numbeo, que é um banco de dados global de contribuição colaborativa de preços relatados pelos consumidores locais, você consegue saber mais detalhes sobre o custo de vida em Vancouver.

Transporte público

Mesmo que você consiga fazer tudo relativamente a pé ou de bicicleta, Vancouver tem um dos melhores sistemas de transporte público do Canadá. Por lá, o sistema de transporte público é dividido em zonas e, quanto maior a distância percorrida, maior será o valor pago. As rotas de ônibus percorrem toda a cidade e funcionam tanto durante o dia quanto à noite.

O Sky Train é o metrô da cidade, com três linhas que interligam o centro da cidade e os subúrbios. O SeaBus é um serviço de balsa que faz travessia pelos rios da cidade, conectando a estação Waterfront e Lonsdale Quay.

Para aqueles intercambistas que vão ficar na cidade por mais de três semanas, vale a pena adquirir o BusPass, que é um passe de cartão para ser usado nos sistemas de transporte na província de British Columbia.

Passeios, pontos turísticos e vida noturna

Vancouver é uma cidade atraente para intercambistas que querem ir além de aprender um idioma. Foto: Gabriel / Unsplash

Vancouver tem a natureza como suas principais atrações turísticas. O Stanley Park, as praias de Kitsilano Beach e English Bay, Capilano Suspension Bridge e Lynn Canyon, ambos famosos pelas pontes suspensas entre árvores. Nos arredores da cidade, há destinos incríveis, como as montanhas nevadas de Whistler e a Grouse Mountain.

A cidade também oferece muitas opções de compras, gastronomia e festa. É uma cidade jovem do Canadá, ocupada por milhares de estudantes do mundo inteiro. Granville Street é um dos maiores points noturnos da cidade.

Trabalho

Os estudantes que querem fazer um intercâmbio em Vancouver, com trabalho, podem encontrar com facilidade empregos durante o período de estudos. Normalmente, os estudantes conseguem trabalho na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. O salário-mínimo fica em torno C$ 13,85 por hora e o intercambista pode trabalhar 20 horas semanais.

Nos cursos de career colleges ou das universidades, o estudante tem, ainda, as opções de trabalho Co-op (estágio) e Post Graduation Work Permit (PGWP). Cada um tem suas particularidades e nem sempre estão disponíveis para todos os programas de estudo e trabalho.

Se você tem pretensão de imigrar para o país posteriormente, temos uma dica: a área de tecnologia apresenta muitas oportunidades de trabalho e hospeda grandes indústrias de biotecnologia, combustíveis alternativos e TI. Além disso, o comércio internacional é a principal fonte de renda da cidade, seguido pelo turismo.

Leia também: Trabalhar no Canadá: tudo o que você precisa saber

Planeje o seu intercâmbio no Canadá

Agora que você sabe como fazer intercâmbio em Vancouver, já é meio caminho andado para realizar seu sonho de viver no Canadá.

Mas como fazer para fechar definitivamente a data de viagem? Vamos ajudar você no próximo passo.

Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá.

Faça seu cadastro no Intercâmbio Fácil do E-Dublin e encontre os melhores preços e oportunidades.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Karina Moura, Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email