Irlanda e seus costumes: hábitos que fazem parte do dia a dia no país

Irlanda e seus costumes: hábitos que fazem parte do dia a dia no país

Ana Carolina Brunelli

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Não é novidade que a Ilha Esmeralda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que sonham viver uma experiência de estudo e trabalho na Europa. No entanto, o que muitos nem imaginam é que a Irlanda e seus costumes surpreendem qualquer viajante que deseja explorar uma nova cultura.

Aliás, a Ilha é repleta de particularidades que merecem ser exploradas, viu? E assim como em todos os outros países, na Irlanda não é diferente: há tradições e costumes únicos. E quer saber por que é necessário saber sobre isso?

Bom, fazer um intercâmbio significa vivenciar, de fato, o dia a dia de um novo lugar e ter contato direto com os nativos, ou seja, é possível aprender o tempo todo um hábito e descobrir até uma nova maneira de enxergar o mundo. E uma coisa é garantida: conhecer a Irlanda e seus costumes só vai fazer você querer ainda mais se mudar para esse país.

Agora vamos lá! Chegou a hora de você finalmente descobrir a verdadeira Irlanda e seus costumes.

1- O café da manhã é praticamente um almoço

Comer um belo café da manhã é costume entre irlandeses. Foto: Melissa Walker Horn on Unsplash

Se esse é o seu primeiro contato com a Irlanda e seus costumes, pode ser que se assuste com essa curiosidade: o café da manhã irlandês (Irish Breakfast) é quase um almoço. Para você ter uma ideia, tem até feijão incluído no cardápio.

Isso porque os nativos consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia. Ou seja, capricham mesmo na escolha dos ingredientes.

Olha só tudo o que faz parte do banquete: fatias de pão, bacon, salsichas fritas ou grelhadas, ovos, morcela preta e branca, feijão com molho de tomate, batata e, até mesmo, cogumelos.

Para beber, o mais comum é chá ou café. Mas vale ressaltar que o feijão consumido na Irlanda é bem diferente do Brasil, sendo um pouquinho mais adocicado.

Mas não pense que, no dia a dia, é assim! Com a correria, não dá tempo de fazer um belo café da manhã. O tradicional Irish Breakfast acaba ficando para datas comemorativas ou fim de semana.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo (2022)

2- Máquina de lavar roupas na cozinha

É claro que há exceções! Porém, é muito comum entrar em uma casa na Irlanda e notar que a máquina de lavar roupas não está na lavanderia, mas sim, na cozinha. Para os brasileiros, isso é um costume estranho, mas em boa parte dos imóveis da Irlanda é assim, e a maioria não tem uma área com tanque, por exemplo, principalmente nos apartamentos menores.

Outra curiosidade é que muitas das máquinas de lavar roupas também são secadoras na Irlanda, o que facilita a vida de quem mora no país, visto que o clima é bastante úmido o ano inteiro e que é quase impossível esperar as roupas secarem em um varal, como é comum no Brasil.

3- Todo dia é dia de beber na Irlanda

Beber é bem comum entre irlandeses, que têm nos pubs uma tradição. Foto: Amie Johnson/Unsplash

Quando se pensa na Irlanda e seus costumes, logo vêm em mente os famosos pubs irlandeses, não é mesmo? E sim, frequentar os inúmeros pubs é um verdadeiro costume dos nativos.

Porém, mais do que isso, os irlandeses têm o costume de beber, literalmente, todos os dias.

O povo irlandês é festeiro, adora um motivo para comemorar e poder brindar com uma pint de Guinness, como costumam chamar o copo com a cerveja mais famosa do país.

Sem contar que eles são capazes de sair para beber até mesmo sozinhos, caso nenhum amigo aceite o convite.

Leia também: Temple Bar: conheça o bairro mais famoso de Dublin

4- Dizem ‘thank you’ por tudo e para todos

Não tem como falar da Irlanda e seus costumes sem citar a educação dos irlandeses. Chega até a ser fofo, sabia? Os nativos têm o costume de dizer “thank you” para as mais diferentes pessoas e nas mais inusitadas situações.

Seja para o caixa do supermercado, para o motorista do ônibus, o atendente de um pub ou restaurante, eles literalmente adoram agradecer o tempo inteiro.

Está aí um costume que poderia ser replicado pelo mundo inteiro, não é mesmo?

5- O que não faltam são superstições

Leprechaun é uma figura supersticiosa e faz parte dos costumes na Irlanda. Foto: Freepik

É verdade! A Irlanda é um país cheio de superstições que costumam ser passadas de geração para geração. Aliás, as superstições são tantas, que é até possível listá-las.

Veja só algumas delas:

  • O Leprechaun, um duende verde que conhece tesouros escondidos da Ilha Esmeralda, é uma das figuras mais conhecidas do folclore irlandês. Por isso, dizem que é possível esbarrar com diversas casas pequenininhas para os duendes ao redor do país, além de placas avisando sobre sua existência.
  • Segundo a tradição irlandesa, quem encontrar um trevo de quatro folhas na Irlanda terá muita sorte.
  • Colocar sapatos novos em cima da mesa pode trazer um azar irreversível.
  • Dizem que, ao avistar um pássaro Magpie (preto e branco), é preciso saudá-lo. Assim, você terá um dia de sorte.
  • Dizem que quem corta um galho de uma árvore na Irlanda será amaldiçoado pelos duendes e fadas da Ilha.

Essas são algumas das muitas superstições da Irlanda. E aí, acredita em alguma delas?

6- Banho diário não é costume na Irlanda

Apesar de a Irlanda e seus costumes surpreenderem, na maioria das vezes, o que você vai ler agora pode parecer estranho, mas é uma verdade. Na Irlanda, o costume é não tomar banho todos os dias. Mas calma, pois existe uma explicação: os irlandeses costumam evitar banhos diários por conta das baixas temperaturas. Se você realmente achou isso bem estranho, a dica é: não julgue!

Pense que um dia pode ser você fazendo um intercâmbio na Irlanda e fugindo de um banho por não estar suportando o frio. Além do clima congelante na maior parte do ano, não podemos esquecer que os chuveiros da Irlanda podem ser bem diferentes dos que existem no Brasil.

Por exemplo, lá é comum a existência de boiler, o que faz com que demore à beça para esquentar a água.

Leia também: Acomodação na Irlanda: os desafios para encontrar uma vaga

7- Portas que chamam atenção

Portas coloridas na Irlanda são parte do costume e tradição no país. Foto: Robert Anasch on Unsplash

Se você pesquisar pelos bairros da Irlanda no Google imagens, certamente, vai se surpreender com o tanto de portas coloridas que vai encontrar. E sim, esse é mais um costume da Irlanda que encanta qualquer um. Afinal, não há nada mais charmoso que caminhar por um bairro residencial cheio de portas coloridas, não é mesmo?

Porém, há algumas explicações para isso. A primeira é que as portas coloridas se devem ao fato de que, antigamente, os maridos chegavam bêbados em casa e as portas de cores diferentes e chamativas serviam para ajudá-los a identificarem suas residências.

A segunda é que esse costume surgiu durante a Grande Fome, período extremamente difícil na história da Irlanda, quando a Rainha Victoria ficou viúva e a população foi obrigada a hastear bandeiras pretas em todas as portas. A vida naquela época já era escura demais para exibir uma bandeira preta.

Foi aí que os irlandeses decidiram pintar as portas de diversas cores, buscando trazer mais alegria.

8- Não importa a ocasião, um cartão nunca pode faltar

Seja no Natal, Ano Novo, aniversário ou, até mesmo, um enterro, os irlandeses sempre enviam um cartão.

Enviar cartões faz parte dos costumes dos irlandeses, seja para celebrar um momento, seja para pedir desculpas por algum incidente ou para dar os pêsames a alguém conhecido que perdeu um ente querido.

Apesar de curioso, esse costume é bem interessante, visto que é uma forma diferente de estar presente na vida das pessoas, sem ser por meio de uma tela de celular.

9- Uma xícara de chá (ou várias) todos os dias

Chá é comum entre os irlandeses, que têm o costume de tomá-lo a qualquer hora do dia. Foto: Pixabay

Está gostando de descobrir a Irlanda e seus costumes? Então, veja só essa tradição herdada da época em que o país fazia parte do Reino Unido: os irlandeses amam beber uma xícara de chá e quase nunca abrem mão disso na rotina.

O costume é levado tão a sério que ir à casa de um irlandês e negar uma xícara de chá oferecida chega a ser falta de educação. Ah, e o chá mais consumido pelos nativos é o chá preto com uma pitada de leite.

10- Dança irlandesa faz parte do DNA

Nessa lista sobre a Irlanda e seus costumes, é claro que não poderia faltar a famosíssima dança irlandesa, que teve origem nos antigos povos celtas.

A dança irlandesa é parte da cultura e tradição do país e é bem difícil encontrar um irlandês que não saiba os passos e não se orgulhe dessa arte, viu?

O movimento é bem parecido com o sapateado, mas são mais rápidos e complexos, e o pé deve subir na altura do joelho.

Além disso, as danças costumam ser apresentadas de maneira solo ou por vários dançarinos.

Na Irlanda, uma excelente maneira de ver de perto uma dança irlandesa é assistindo ao famoso show “Riverdance”, ao som das contagiantes músicas celtas.

Realize seu sonho de fazer Intercâmbio na Irlanda

Agora que você entendeu bem como é a Irlanda e seus costumes, já está mais preparado para seguir viagem e vivenciar isso tudo de perto, não é mesmo?

Então, está na hora de se preparar e embarcar para o seu intercâmbio na Irlanda. E o edublin está aqui para ajudar.

Se a sua ideia é estudar inglês ou fazer uma faculdade no país, temos os ebooks perfeitos para ajudar você a realizar esse sonho.

Você também pode entrar em contato com os nossos parceiros e pesquisar os melhores preços de intercâmbio na Irlanda.

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar