10 videoclipes famosos gravados na Irlanda

10 videoclipes famosos gravados na Irlanda

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você é da geração do Fantástico, da MTV ou YouTube? Não importa, independente da idade, todo mundo sabe a importância que os videoclipes tinham e ainda têm para alavancar um hit.

Não apenas artistas famosos, mas também os independentes, vêem na gravação de um filme curto que acompanha sua canção uma forma de dar brilho ao trabalho final. Talvez o que você ainda não saiba é que muitos desses artistas escolheram gravar seus videoclipes na Irlanda.

De Spice Girls a Depeche Mode, passando por artistas irlandeses como The Cranberries e U2, são vários os cartões-postais do país que foram cenário para seus “music videos”.

Além disso, vale ressaltar que alguns desses vídeos foram shows que aconteceram na Irlanda — em Dublin principalmente — e que foram tão legais e importantes que viraram registros oficiais.

O edublin listou alguns desses videoclipes na Irlanda e também os locais onde eles foram gravados para você visitar.

Que tal?

Spice Girls – Stop

“Stop right now thank you very much/ I need somebody with a human touch”. Quem nunca cantou esses versinhos imitando os gestos de Melanie B, Melanie C, Emma Bunton, Geri Halliwell e Victoria Beckham realmente não sabe o que foi o pop dos anos 1990.

Stop foi gravada em uma rua tipicamente irlandesa, a Carnew Street, em Dublin, além de cenas gravadas em Rathdrum (Wicklow), no ano de 1998.

U2 – Sweetest Thing

Se você já mora em Dublin ou morou vai se identificar de cara as ruas por onde a carruagem de Bonno Vox passa no clipe de Sweetest Thing, do U2.

São elas: Fitzwilliam Place, Upper and Lower Fitzwilliam Street, Leeson Street e Holles Street, todas na área central da cidade.

O vídeo é famosíssimo mundo afora e ficou muito tempo nas primeiras posições dos programas da MTV em 1998 e 1999.

Leia também: 10 músicos ou bandas irlandesas para você criar uma playlist

Depeche Mode – A Question of Lust

O grupo Depeche Mode aproveitou as imagens de um show ao vivo na RDS, em Dublin, para a gravação do clipe de A Question of Lust.

Além disso, os músicos foram até o Killiney Obelisk, o obelisco fica no topo do parque Killiney Hill, em Killiney. Isso lá em 1986. Assistindo ao clipe, no entanto, as imagens não denotam de cara que foi feito na Irlanda.

Ed Sheeran – Galway Girl

Claaaaaaaaaaaro que Galway Girl seria gravado na cidade de Galway, na Irlanda. Ed Sheeran, um dos hitmakers mais bem compensados do mundo, lançou a canção, em que a personagem central é uma garota de Galway, justamente no St. Patrick’s Day de 2017.

Além do vídeo ter sido rodado no famoso pub O’Connors da cidadezinha irlandesa, Sheeran estava acompanhado pela Beoga, uma banda de música folclórica irlandesa.

Leia também: 9 mulheres irlandesas para você se inspirar

David Bowie – A Reality Tour

Não é um videoclipe, mas um show inteiro! Sim, senhores, a última turnê de David Bowie, do álbum Reality, de 2003, teve sua gravação oficial feita no extinto Point Theatre, hoje conhecido como 3Arena.

No DVD, que pode ser visto quase que completo no YouTube, o camaleão do rock canta clássicos como Rebel Rebel, Heroes, Under Pressure, entre outros, recriados para o show.

Hozier – Take Me To Church

Um dos artistas recentes mais aclamados da indústria musical irlandesa, Hozier gravou Take Me To Church, seu primeiro grande sucesso, no Inniscarra Dam, em Cork. As cenas mostram a violência contra um casal homossexual e a ideia era protestar sobre o assunto.

O vídeo foi lançado em 2013 e tem quase 470 milhões de visualizações no YouTube.

Zombie – The Cranberries

Sucesso do grupo irlandês The Cranberries, o vídeo da música Zombie foi rodado em Belfast, na Irlanda do Norte, e em Dublin, em 1994. As locações foram propositais, já que a temática da canção está ligada aos The Troubles, época de conflitos na Irlanda do Norte.

Os personagens no vídeo, que mostra crianças e jovens de bairros periféricos, além de militares, são reais.

E você? Também conhece outros artistas que gravaram seus videoclipes na Irlanda? Mande para nós: [email protected].

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar