Comidas típicas da Austrália: pratos, iguarias e bebidas australianos

Comidas típicas da Austrália: pratos, iguarias e bebidas australianos

Wéverton Rodrigues

1 semana atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você conhece a culinária australiana? Já provou alguma das comidas típicas da Austrália?

Buscando conhecer melhor esse universo gastronômico, eu pesquisei e reuni os principais pratos deste país da Oceania.

E a variedade é gigantesca, com tortas, peixes, tipos de carnes e vegetais, frutas e muito mais.

Se sua ideia é conhecer o país e provar as comidas típicas da Austrália ou prepará-las em casa, fique de olho neste artigo e faça sua lista dos pratos mais interessantes.

Vamos lá?

Quais são as comidas típicas da Austrália?

Variedade está presente entre as comidas típicas da Austrália. Foto: Aleksandar Mijatovic | Dreamstime.com

Que a Austrália é a terra dos cangurus, todo mundo sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é que o país possui uma variedade incrível de sabores, inclusive com muitas opções diferentes das nossas.

As carnes de animais silvestres ou o vegemite, uma pasta salgada e apimentada, por exemplo, são algumas das iguarias australianas que certamente vão causar estranhamento em nós brasileiros.

Molhos tradicionais no cardápio australiano

Por outro lado, se tem uma coisa que é tradicional na Austrália e que nós conhecemos muito bem são os molhos, muito usados como acompanhamento em vários tipos de pratos locais. O barbecue, por exemplo, é adorado por lá. Eles são muito usados nas comidas típicas da Austrália.

Influência aborígene e de outros países

Além de ter uma gastronomia bastante própria, baseada principalmente em como os aborígenes se alimentavam (fundamentalmente, de caça e da coleta), é nítida a influência de outros países na tradição alimentar local.

Além dos indígenas nativos e primeiros habitantes daquelas terras, a Ásia e países como Malásia, França e Grécia são alguns dos bons exemplos de culturas que exercem bastante influência aqui.

Toque de Reino Unido nas comidas típicas da Austrália

Mas claro que eu não poderia deixar de mencionar a influência britânica sobre a cozinha australiana, não é mesmo? Afinal, foi principalmente por este país que a Austrália foi colonizada.

Itens como carne de vaca e de carneiro, além do trigo, passaram a ser consumidos com muito mais frequência no país depois dos britânicos. Inclusive, o já citado molho é um costume inglês aderido no dia a dia alimentar australiano.

Leia também: Comidas típicas da Irlanda: conheça dez opções de pratos irlandeses

20 tipos de comidas típicas da Austrália e iguarias que você precisa experimentar

Agora, vamos enumerar cada um dos pratos principais entre as comidas típicas na Austrália e mostrar como eles são feitos, além de iguarias usadas na preparação dos alimentos.

Assim, você mesmo pode fazer uma listinha para experimentar quando viajar ao país ou buscar fazer você mesmo em casa.

Vamos lá?

Torta de carne

Torta de carne é tão famosa na Austrália quanto na Inglaterra. Foto: Pxhere

Para abrir a lista de comidas típicas da Austrália, eu resolvi destacar uma que é bastante querida pelos australianos. A torta de carne de massa folhada apresenta várias opções de recheio. Além da própria carne, o frango e o queijo são bastante pedidos pelos australianos.

A iguaria é bastante popular no país. É possível encontrá-la em diversos locais, como lojas, padarias e supermercados. Elas estão disponíveis em vários tamanhos e preços. Bem acessível!

Os australianos costumam comer a torta de carne no café da tarde, mas convenhamos que ela combina com qualquer refeição do dia, não é mesmo? Pelo menos, é o que eu acho!

Vegemite

Já ouviu falar no vegemite? Ele é usado nas principais comidas típicas da Austrália. Photo by Jay Wennington on Unsplash

Quem não curte aquela pasta que cai muito com uma torrada? Bom, na Austrália existe uma que faz um sucesso danado e que compõe a cultura alimentar do país há um bom tempo. O vegemite tem um gosto meio salgado e apimentado.

O aperitivo, que está presente na grande maioria das casas e é uma das comidas típicas da Austrália, é feito à base de levedo de cerveja. Pode ser que você não curta muito essa, principalmente se você provar na expectativa de ser uma nutella da vida.

Mas não custa tentar, não é mesmo? O dia a dia australiano não é o mesmo sem a iguaria no lanche da tarde ou, mesmo, no café da manhã.

Para encontrá-la, não deixe de ir a um supermercado próximo que, com certeza, será tranquilo achar.

Leia também: Conheça dez comidas típicas de Londres

Costelinha com molho barbecue

Costelinha ao molho barbecue está na lista das comidas típicas da Austrália. Foto: Andrés Medina / Unsplash

Como dito aqui, os molhos são alguns dos elementos mais populares da culinária australiana. E como a carne também é, nada como uma costelinha ao molho barbecue, não é mesmo? E a costela de porco pode ser assada ou cozida, é possível encontrar das suas formas.

Para o molho ficar do jeito que o australiano gosta, é preciso que em seu preparo haja coisas como vinagre de vinho branco e molho inglês, além de catchup e chili.

Não deixe de provar essa que é uma das comidas típicas da Austrália.

Carneiro assado

Carne de carneiro é muito comum na Austrália. Foto: Jez Timms / Unsplash

Uma das carnes mais consumidas na Austrália é a de carneiro. Muitos lugares no mundo a consomem também, mas é na culinária australiana que ela leva mente e vinagre no preparo, tornando o sabor único.

O gravy sauce, por exemplo, que é um molho criado com o próprio suco da carne, é muito utilizado também. O prato fica ainda melhor quando servido com batatas, ervilhas e cenouras.

Portanto, quando você visitar a Austrália, não deixe de experimentar a carne de carneiro assada que só os australianos têm.

Leia também: 24 curiosidades sobre a Nova Zelândia

Filé de atum grelhado

Outra carne amplamente consumida é o atum. O peixe, em geral, mas o filé de atum grelhado é, com certeza, uma das principais iguarias do país.

Temperado com molho de anchovas e alcaparras ou com molho à base de tomates, cebola e manjericão, o prato é uma figurinha carimbada na cultura alimentar australiana.

Já pode adicionar o prato na sua lista de comidas típicas da Austrália.

“Barbie”

Você sabia que os australianos chamam o churrasco deles de “barbie”? Estranho, né?

Além de saber isso, é importante saber também que ele é muito tradicional na gastronomia do país. Você deve pensar: ah, mas é churrasco como qualquer outro!

Bom, sim e não, principalmente porque cada lugar tem o seu preparo! Eu recomendo que você prove o modo australiano de fazer churrasco.

Curioso, não? O “barbie” é composto essencialmente por carne de cordeiro, além de salsichas bovinas e suínas. Peixes e camarões podem fazer parte também.

Mais curioso ainda é que, no país, existem lugares públicos com grelhas para assar carne junto à galera. Obviamente, é preciso levar as carnes e o carvão. Maneiro, né?

Ouça o edublincast: Comidas típicas na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 41)

Damper

Feito com fermento, farinha, manteiga, leite, água e sal, o pão Damper é outra opção bastante encontrada entre as comidas típicas da Austrália.

Leve como o nosso pão francês, ele também parece com um bolinho. Ele apresenta um formato mais redondinho e sua casca chega a ter uma crocância.

Purê australiano

O purê de batatas australiano está muito presente nas casas como acompanhamento de muitos alimentos.

O alho, frito na manteiga, é um dos segredos que tornam essa iguaria especial. A noz-moscada é mais um elemento adicionado na batata amassada.

Brownie australiano

Brownie está entre as sobremesas tradicionais na Austrália. Foto: Honey Yanibel Minaya Cruz / Unsplash

Outra iguaria imprescindível na culinária australiana é o brownie.

Portanto, não deixe de provar este doce tipicamente australiano feito com chocolate em pó e chocolate ao leite, além de baunilha e macadâmias picadas.

Pavlova

Entre as comidas típicas da Austrália, a avlova se destaca pelo sabor. Foto: Toa Heftiba / Unsplash

Apesar de existir uma rivalidade sobre a autoria da pavlova, a Austrália é um país onde a sobremesa é muito, mas muito popular.

Eu adoro uma sobremesa assim, e essa torta de merengue coberta com suspiros, chantilly e frutas é realmente incrível. Um dos recheios mais pedidos é o de morango.

Se ao ouvir pavlova você pensou na lendária bailarina russa, sim, você tem razão, o nome da sobremesa é uma homenagem à Anna Pavlova.

Leia também: Irish Breakfast: história, onde encontrar e como preparar o prato

Balmain Bug

O bem esquisito balmain bug é considerado uma das comidas típicas da Austrália. Foto: Dr. Victor Wong | Dreamstime.com

Gosta de lagosta? A balmain bug é muito consumida na Austrália. Há vários pratos que podem ser criados com essa espécie de águas rasas.

Nos supermercados, é possível encontrá-la até com uma certa facilidade.

Fish and chips

Presente no prato de ingleses e irlandeses, o fish and chips também é destaque na gastronomia australiana. Reprodução: Pixabay

Claro que a fish and chips não poderia ficar de fora. Sim, os australianos gostam muito do peixe com batata frita.

Além de fazer parte das comidas típicas da Austrália, o prato é muito consumido em países como Inglaterra e Irlanda.

Se quiser uma dica, não deixe de visitar um bar local e pedir o prato para degustar junto a uma boa cerveja local.

Scone de abóbora

Scones feitos de abóbora são encontrados em chás da tarde na Austrália. Foto: rawkkim / Unsplash

Eu particularmente não conheço o scone de abóbora nem o “Quick Bread”, prato britânico do qual o primeiro é derivado. Pode não ter origem lá, mas o scone é um prato bastante típico da culinária australiana.

De qualquer forma, a abóbora é um elemento muito querido pelos australianos.

Em uma cafeteria australiana qualquer é possível encontrar o pãozinho. Deguste-o com um delicioso café, de preferência com pouco açúcar, já que o pão é um pouco adocicado.

​​Biscoitos Anzac

De composição simples, o Anzac é um biscoito tradicional na Austrália. Foto: Pxhere

ANZAC, uma sigla que quer dizer “Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia”, é também o nome de um biscoito muito tradicional da Austrália.

Sua composição é simples: aveia, flocos, açúcar, manteiga, xarope dourado, bicarbonato de sódio e coco desidratado.

Parecido com os cookies americanos, ​​os biscoitos Anzac são bem fáceis de serem feitos e, claro, de serem achados, já que fazem parte das comidas típicas da Austrália.

Lamingtons

Entre as comidas típicas da Austrália, não podem faltar os lamingtons. Foto: Tamara Bauer | Dreamstime.com

Já ouviu falar no Bolo de Esponja? Bem, na verdade este é o lamington, mais uma sobremesa típica da Austrália.

O bolo de coco e cobertura de chocolate e coco ralado tem um formato quadrado. É muito comum encontrá-lo com recheio de creme ou geleia.

O legal é que ele pode ser servido como um sanduíche, com duas fatias. É fácil vê-lo em um café australiano qualquer.

Bush food

Você já deve ter pensado a respeito de comidas exóticas na Austrália! E claro que a Bush Food não poderia ficar de fora dessa lista.

E aqui estão inclusas as carnes e as frutas. O canguru, a ema e o crocodilo são algumas delas. As amoras, as ​​kutjera e os quandong também.

Obviamente que encontrá-los não é tão fácil assim: eles são mais comuns em regiões aborígenes, mas não deixam de fazer parte das comidas típicas da Austrália.

Vale muito a pena provar para conhecer a excentricidade de parte da cultura alimentar do país.

Tim Tam

A lista de comidas típicas da Austrália conta, ainda, com mais uma opção de biscoito. O Tim Tam, produzido pela empresa Arnott, é um biscoito australiano de malte e chocolate.

O biscoito é um verdadeiro clássico e, como clássico, faz parte de um roteiro gastronômico obrigatório pelo país.

E se você provar o Tim Tam à companhia de um leite quente, olha… É uma maravilha! Se você não é muito chegado à doce, eu recomendo, pelo menos, experimentar, vale muito a pena.

Weet-bix

Crocantes e farelados, os biscoitos weet-bix podem ser devorados com frutas secas. Foto: Vicki Vale | Dreamstime.com

A opção da vez é uma bolacha. Daquele tipo crocante que, quando você morde, ele esfarela na boca. Eu, particularmente, adoro.

O mais interessante do weet-bix é que ele não tem muito açúcar e, até mesmo, fibras. E eles podem ser encontrados em caixinhas nos supermercados.

O biscoito weet-bix é muito consumido no café da manhã australiano.

Iced VoVo

A próxima iguaria também é um biscoito e faz parte das comidas típicas da Austrália.

O Iced VoVo é basicamente feito de farinha de trigo, simples assim. O diferencial são as tiras de geleia de framboesa no meio, além do coco ralado por cima de todo o biscoito.

O Iced VoVo, assim como o TIM TAM, é um biscoito da empresa Arnott’s.

Fairy Bread

Na lista das comidas típicas da Austrália está o pão chamado Fairy Bread.

Também conhecido por Rainbow Cookies, eles são cobertos de manteiga e de granulados coloridos, por isso o nome. Além disso, ele apresenta um formato triangular, bastante específico.

Bebidas típicas na Austrália

Já falamos das comidas típicas da Austrália, mas que tal fazermos uma pequena lista das bebidas também?

Temos opções de chá, cidra, cerveja e do vinho australiano.

Bubble Tea

Bubble Tea é febre em muitos lugares do mundo, inclusive na Austrália. Foto: Rosalind Chang on Unsplash

Apesar de ter origem no Taiwan, esse é um daqueles casos de coisas que se popularizaram na culinária da Austrália. Feito de leite ou chá, o Bubble Tea leva, ainda, xarope, frutas e bolinhas de tapioca.

Também chamada de Chá de Bolhas ou Chá Perolado no bom português, a bebida apresenta uma consistência cremosa e um pouco densa e precisa estar no seu roteiro gastronômico.

Mango and Ginger Cider

A primeira bebida alcoólica da lista não poderia ser diferente.

A cerveja australiana Mango and Ginger Cider é feita basicamente de manga, gengibre e cidra e, apesar de não ter um sabor tradicional, é uma ótima opção para provar na Austrália.

Vale a pena combinar o sabor da bebida com comidas típicas da Austrália.

Cider

Cider de maçã é bem popular na Austrália. Foto: Olivia Bauso / Unsplash

A próxima opção é um fermentado de maçã chamado Cider, uma bebida adocicada bastante popular na Austrália. Há, inclusive, vários sabores da bebida.

Goon Wine

A opção de vinho que eu separei aqui é o goon wine, bebida australiana que vem em uma caixinha de papelão.

Intercâmbio na Austrália

Já pensou em fazer intercâmbio na Austrália? Conheça nosso artigo especial que fala sobre detalhes do processo.

Além disso, você pode consultar nosso Orçamento Fácil.

Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio. Faça seu cadastro e encontre os melhores preços e oportunidades.

Wéverton Rodrigues,

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar